Entenda o cenário do mercado de eventos no Brasil

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe como anda o mercado de eventos no Brasil? Para abrir qualquer novo negócio e ser bem-sucedido é preciso primeiro entender bastante sobre o segmento e as tendências atuais e futuras. Só assim o investimento terá embasamento e as decisões serão tomadas de forma coerente.

Nos últimos anos, seja pelo desejo de ter o próprio negócio, seja pela crise econômica que obrigou os diversos profissionais que perderam seus empregos, a buscar um meio de custeio da vida, novos negócios foram abertos e muitos que já eram bem-sucedidos ganharam maior impulso de expansão.

Este post tem o objetivo de mostrar a você qual é a situação do mercado de eventos no Brasil atualmente e por que você deve considerar investir em uma franquia no segmento e explorar diversos nichos para proporcionar bons momentos a muitos clientes!

Estatísticas e tendências para o mercado de eventos brasileiro

O sucesso de um negócio depende de diversos fatores que não estão apenas atrelados aos números, mas é fundamental entender a escala e a perspectiva de crescimento de um segmento para investir de forma segura e equilibrada.

O que queremos dizer com isso? Que é preciso ter cautela na hora de investir e que o planejamento é fundamental para analisar cada passo dado, pois o prazo de retorno do investimento depende de como você vai conduzir a gestão do montante injetado.

Em 2013, o mercado brasileiro de eventos movimentou mais de R$ 200 milhões, teve PIB de 4,3% e o crescimento vem se mantendo em cerca de 10% ao ano. As informações são extraídas da pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa (SEBRAE) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC BRASIL).

Mesmo diante de uma crise avassaladora, as pessoas continuaram gostando de festas bem organizadas, o que manteve não só as empresas de eventos ativas, mas todas as agregadas, pois é um segmento que depende de boas parcerias para fazer um grande evento dar certo, desde aluguel de espaços a buffet e segurança.

Ainda segundo pesquisas da ABEOC e da Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA), desde 2015, as festas de casamento, debutantes, as cerimônias e bailes de formatura é que representam grande fatia de destaque no cenário nacional de eventos.

Além de serem nichos altamente exploráveis pelo aspecto essencial de realização — as pessoas que sonham com o momento — se você está disposto a oferecer um trabalho diferenciado com boa carga de paixão pelo negócio, saiba que há uma carência grande no mercado de empresas que se preocupam em transformar o sonho em realidade.

Vantagens de entrar no mercado de eventos

Você ainda deve estar se perguntando se é vantajoso investir no segmento, não é mesmo? Podemos afirmar que sim e pelos diversos motivos que vamos destacar agora.

Mercado em expansão

Esse é o primeiro motivo para você considerar o investimento no mercado de eventos no Brasil. A expansão se dá pela necessidade de novidades e diferenciais para atender a um público cada vez mais exigente.

Quem atua nesse mercado deve se preocupar em oferecer uma experiência única a todos os clientes e convidados. A criatividade e a inovação são necessárias como elemento surpresa e são as novas e jovens empresas quem vêm proporcionado esse novo formato, por isso, acreditamos na força de expansão.

Nichos com prioridade de exploração

Em diversos segmentos é importante escolher um nicho e se especializar nele para oferecer melhores serviços. Alguns deles estão aquecidos no mercado e aproveitar a oportunidade com engajamento e disposição contribui para o sucesso. Veja a seguir os mais promissores.

Eventos corporativos

As áreas de marketing das empresas sempre apostaram nos eventos como um meio de chamar a atenção de clientes para o negócio. Nos últimos anos, cada vez mais, a aposta se solidifica.

Dentro do próprio nicho há diferentes tipos de abordagem que exigem, da empresa contratada, os cuidados com detalhes para que a marca seja bem explorada. Por exemplo:

  • congressos;
  • seminários;
  • conferências;
  • simpósios;
  • feiras;
  • palestras;
  • convenções.

Cerimônias de casamento

Esse é o tipo de evento que acontece todos os anos, o ano inteiro e lida com o sonho de muita gente. As datas são variadas para adequar as agendas dos casais, padrinhos e parentes distantes. É um evento totalmente personalizado e pode contar a história do casal em pequenos detalhes da organização.

Bailes de debutantes

Os bailes de debutantes, mesmo conservando a característica tradicional que remete às festas de princesas, com direito a príncipe e valsa, muitas vezes se modernizam e têm ambientes diferentes, com discoteca, DJs e música pop e eletrônica.

Formaturas

Você percebeu o número de instituições de ensino surgidas nos últimos anos? O mercado cresceu muito e junto com ele o volume de alunos e consequentemente a quantidade de formaturas. Seja para celebrar a conquista do diploma do Ensino Médio ou da Faculdade, as turmas não abrem mão das comemorações.

As turmas costumam contratar uma empresa de formatura para organizar a colação de grau e os bailes já no início do curso para garantir o compromisso e os melhores preços junto aos fornecedores.

Tecnologia em desenvolvimento

A tecnologia está chegando também no mercado de eventos para facilitar a comunicação, a organização, o planejamento e o acompanhamento. A divulgação nas redes sociais requer um amparo digital, mas é no próprio evento que a tecnologia tem apresentado bons resultados.

O uso de aplicativos, drones e telões touch screen amplia os diferenciais, possibilitando um atendimento inovador. Acompanhar as atividades da empresa ou ter filmagens por ângulos completamente inusitados e visualização em tempo real dentro do evento são novidades que ainda podem ser bastante exploradas.

Já deu para perceber o quanto o mercado de eventos no Brasil pode ser uma excelente opção para você que está em busca de um negócio para investir?

Aproveite o momento de inovação e oportunidades e se prepare para ser um empreendedor visionário e entrar em um mercado que vai proporcionar muito trabalho, mas também muitas alegrias e uma enorme satisfação em realizar os sonhos de tanta gente.

Quer ser franqueado da VIVA? Entre em contato conosco e saiba como!

Se você gostou deste post, siga a VIVA nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de eventos, pois temos muito a compartilhar. Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *