Investir em franquia: descubra se é vantajoso para você!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que investir em franquia pode ser um bom negócio? O mercado é bom e está aquecido, cheio de possibilidades e grandes oportunidades de aprendizado para início de uma bem-sucedida carreira como empreendedor.

O cenário é de expansão, com perspectivas amplas, mas requer cuidado, pois, uma escolha errada pode fazer você perder tempo e dinheiro. As franquias viraram febre e se espalharam por todo o país ganhando um merecido destaque.

Neste post queremos mostrar como investir em franquia pode se tornar um empreendimento dos sonhos. Falaremos sobre a expansão no Brasil e apresentaremos alguns bons motivos para você investir nesse modelo de negócio!

A expansão do mercado de franquias no Brasil

Quer saber se o mercado de franquias é mesmo bom? É só pesquisar os diversos segmentos que ampliaram seus negócios depois de abrirem oportunidades para franqueados. De produtos a serviços são muitas as opções — produtos de beleza, fast food, eventos, educação, beleza, turismo, pet. São diversos estilos de negócio!

Embora sejam múltiplas as opções, nem todas têm de fato aquele potencial de crescimento. Vai depender da capacidade da cidade, do local de instalação, do público-alvo e do mercado local. Não adianta abrir um negócio se não tiver clientes para atender.

Se você está considerando tornar-se um franqueado, é fundamental dar total atenção aos aspectos essenciais do negócio, como, segmento da franquia, média de risco do investimento, força da marca no mercado, estrutura e suporte do franqueador.

Motivos para investir em franquia

Uma franquia pode ser dinâmica, divertida e interativa, mas será sempre um negócio que para ser lucrativo exige de seus sócios características como engajamento, comprometimento e acima de tudo vontade de fazer dar certo. Muito da sua vida pessoal vai ficar para depois que o negócio já estiver consolidado.

Aqui vão algumas razões para você analisar e atestar que ao investir em uma franquia, muitas serão as vantagens, mas é importante também ter a certeza de que estará injetando dinheiro e dedicação em algo que tem a ver com seu estilo de vida, personalidade e aptidão.

Menor risco

Começar uma empresa do zero é como tatear uma parede no escuro — você até sabe que pode ter alguma estrutura, mas não sabe ao certo aonde vai dar — isso torna o negócio arriscado, gerando uma insegurança natural para investir uma quantia de média a alta.

Já na franquia tudo é bem diferente, afinal, a empresa já existe, a marca está consolidada e toda a estrutura obedece a um padrão que você não terá que pensar ou programar, só seguir — o risco é menor e pode, inclusive, ser calculado com antecipação.

Inserção no mercado com uma marca já estabelecida

Por falar em marca, quando ela está no mercado e soa bem aos olhos e ouvidos de quem consome é sinal de que exerce uma boa influência e você poderá aproveitar a oportunidade para se inserir no mercado explorando tudo que a marca tem de potencial. É só atentar para as tendências do mercado.

Já apresenta boa aceitação do público

Uma boa marca somada com um bom serviço só tem um resultado: o público realmente aprecia! Quem não quer comprar bons produtos ou contar com um serviço de qualidade? Uma franquia que todo mundo gosta e procura é exatamente a que deve interessar a você para escolha da marca a defender.

Variedade de segmentos

Como dissemos lá no início, o negócio de franquias está em alta e a variedade de segmentos vai permitir que você escolha de forma tranquila e acertada. Com uma vitrine repleta faça a opção de uma franquia com a qual você tenha maior afinidade.

Fazendo isso, você vai colocar a alma e o coração no negócio, mesmo sabendo que tem uma série de burocracias a cumprir. Se você for contar com um sócio, escolha uma versão contrária de você.

É isso mesmo! Dependendo da franquia, dois sócios serão suficientes — um com perfil comercial e outro com perfil administrativo. Um para fechar e outro para gerenciar contratos, complementando com um bom diálogo e tarefas divididas.

Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo e se você tiver o perfil mais marqueteiro e sociável da dupla cuidar de muita papelada vai deixar você naturalmente entediado. O mesmo vai acontecer com o sócio se tiver que encontrar clientes para apresentar proposta ou participar de eventos promocionais.

Suporte do franqueador

A empresa proprietária da franquia normalmente vai disponibilizar uma equipe com expertise para acompanhar o processo de implantação da franquia, além de um direcionamento sistemático depois de tudo pronto, para oferecer suporte em caso de imprevistos.

Franqueadores sérios têm total interesse em ver seu investimento duplicar, pois, como detentor da marca vai colher frutos de cada semente que você plantar. Isso se traduz em mais visibilidade e, consequentemente, lucro de toda franquia.

Plano de negócio já estruturado

Sabe aquele período longo de elaboração do plano de negócio? Em que você teria que planejar cada item, passo a passo? Pois é, não se preocupe com ele. Ao decidir ser um franqueado o plano já vai pronto para as suas mãos.

Como é um modelo de negócio padronizado — layout, cores, estrutura, investimentos — você terá que seguir à risca o que estiver descrito no plano. Veja como algo bom, já que você não vai mais precisar virar a noite quebrando a cabeça com o plano de negócio.

Maior possibilidade de ter sucesso com o negócio

Nenhum negócio vem com receita pronta ou é garantia de sucesso absoluto, mas investir em franquia dará a real dimensão do que está por vir. Tirando as diferenças regionais, o restante será igual em qualquer lugar que você instalar o seu novo negócio.

Opte por franquias que ofereçam um serviço diferenciado, que tenha um objetivo positivo, que todos gostem e conte com apoio total da franqueadora. É claro que como bom empreendedor você vai querer colocar a mão na massa e imprimir um pouco de personalidade ao negócio.

Uma franquia bem-sucedida vai referenciar você como empreendedor de sucesso e aquelas pessoas que acreditaram no seu potencial para ter a sua própria empresa, passarão a ter ainda mais admiração e orgulho do seu trabalho no mundo dos negócios!

Você gostou deste post que traz informações de como investir em franquia? Descobriu que vale a pena ter o próprio negócio? Entre em contato com a gente para saber como funciona a nossa franquia e as vantagens de trabalhar com eventos de formaturas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *