Franquia no mercado de eventos: por que é uma boa opção?

Tempo de leitura: 7 minutos

Já pensou em abrir uma franquia no mercado de eventos? Se você é do tipo que gosta de festas e de ver pessoas amigas reunidas em total sintonia, essa é uma ótima oportunidade para unir o útil ao agradável, montar um negócio e ganhar dinheiro.

Organizar eventos é conhecer gente nova todos os dias e materializar o sonho das pessoas. É um mercado que está em crescimento, pois tem sempre uma turma celebrando a conquista do diploma ou de um projeto e deseja fechar em grande estilo.

Quer saber mais como funciona o universo bem-sucedido do mercado de eventos? Continue a leitura deste post, pois temos informações preciosas para você: sobre os benefícios do investimento e de como escolher a melhor franquia.

O que é uma franquia?

Antes de tudo vamos entender o conceito da franquia. Quem compra de uma marca em diferentes lugares, muitas vezes, nem percebe que os proprietários são também diferentes. Isso acontece com marcas como McDonalds, Subway, O Boticário, VIVA Eventos, entre outras.

Isso quer dizer que, embora a “cara” do lugar seja sempre igual, quem está por trás é alguém que decidiu investir em uma marca já consolidada no mercado e que tem grande procura de clientes, ou seja, aquele lugar de respeito e sucesso.

Nesse modelo de negócios, o franqueado investe em algo já pronto, o que é bom, já que não vai precisar montar plano de negócio, trabalhar a estruturação da marca, etc. Vai mesmo é se dedicar ao novo negócio com a certeza de retorno do investimento.

Quais os benefícios em investir em uma franquia no mercado de eventos?

Não tem como pensar em eventos sem a alegria de saber que está contribuindo com os momentos de descontração de um grupo de pessoas. Nunca um evento de formatura vai parecer algo fúnebre, muito pelo contrário, o momento é de agradecimento e comemoração pelo dever cumprido.

Deixando de lado a parte somente social e divertida, o que são bons motivos para se investir em uma franquia no mercado de eventos, confira os motivos que vão fazer você decidir de vez ser um empreendedor do ramo de eventos!

Mercado em expansão

No início deste post dissemos que o mercado está em franca expansão, e está mesmo. Depois de passar muito tempo atarefada, entre uma disciplina e outra, correndo atrás de nota, passando horas estudando, tudo que uma turma quer é cair na pista e se acabar até o sol raiar.

Tanto a colação de grau quanto a festa de formatura, são eventos que a turma inteira quer guardar na memória. São momentos únicos, de encerramento de uma etapa da vida — só quem chega ao final sabe a importância que tem pegar um diploma. Todos desejam comemorar em grande estilo.

O aumento do número de instituições de ensino em todo o país aumentou também o número de alunos e isso favorece o mercado de eventos. Tem sempre muitas turmas se formando todos os anos. Em raríssimas exceções uma turma deixa de fazer a festa.

Risco reduzido

Se o mercado é bom e o franqueador é sério e comprometido, o risco de dar errado é reduzido substancialmente. Uma marca forte, bem estrutura e preparada para dar suporte ao franqueado tem tudo para ganhar ainda mais destaque depois de uma nova unidade de franquia.

Maior possibilidade de retorno

Com um risco reduzido, um grande negócio nas mãos e dedicação ao trabalho não tem como perder investimento. Esse é o lado bom de investir em franquias — você vai poder avaliar melhor o que há de disponível no mercado e investir naquela que domina melhor o segmento.

Inserção em um mercado já estabelecido

Lembra que falamos do plano de negócio? Então, quando se elabora um, tem toda uma preocupação sobre o negócio dar certo. Sair dos planos e cair na prática não é nada fácil e até adquirir expertise leva um tempo grande.

Escolhendo o franqueador certo, essas preocupações passam longe de você. O mercado já está conquistado e, sabendo administrar, cabe a você usar o talento para organizar belos eventos e dar continuidade ao sucesso da marca — lucro certo!

Como escolher a melhor franquia de eventos?

Falamos do quanto o mercado é bom e potencialmente rentável, mas, preste muito atenção no que vamos dizer: saiba escolher bem a empresa franqueadora ou você terá sérios problemas. Se o lema é alcançar um bom patamar de mercado esteja atento a essas dicas!

Pesquisar as empresas do setor

Tudo bem que você pode estar super animado para começar, que esteja aí com o investimento disponível na mão, mas não dê passos largos sem fazer muitas pesquisas antes. Deseje conhecer bem o franqueador com quem dividirá a jornada de negócios.

Abrir uma franquia parece um casamento, mas só que um pouco diferente — primeiramente acontece o interesse, depois o flerte seguido do um primeiro encontro. Se a conversa foi boa e você descobriu que pode evoluir é provável que se inicie um namoro — que é todo o processo burocrático da abertura da franquia — e marcar a data do casamento logo.

Viu porque dissemos que é diferente? Ao contrário de um relacionamento em que se pode levar longos anos até à decisão do casamento, no segmento das franquias é rápido e depois da união oficializadas os resultados chegam como num passe de mágica.

No segmento de eventos, uma das maiores empresas da atualidade é a VIVA Eventos. Temos o orgulho de uma bem-sucedida trajetória de grandes eventos, proporcionando a realização do sonho de milhares de formandos.

Somos especializados em promover eventos e festas tanto para o nível universitário, quanto para o nível médio. A paixão é o carro-chefe do nosso negócio e produzimos eventos incríveis para deixar marcas grandiosas no coração de cada cliente.

A empresa é descolada, sob o comando de gente jovem para jovens realizando seus sonhos. Abrimos espaço para franqueados com alma empreendedora e vontade de fazer um trabalho encantador.

Para contabilizar um pouco da nossa história, são mais de 500 eventos por ano realizados por nossa sede, nossas 20 franquias e 3 postos avançados com presença em mais de 110 cidades do sudeste, que incluem 5 capitais — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Porto Alegre. Bacana, né!? É que o nosso time não entra no ringue se não for para levar o cinturão.

Observar a forma de atuação das franquias

Esse é um quesito essencial — eventos têm horário, data, programação — e não dá para falhar. Tudo tem que ocorrer na mais perfeita ordem e em sincronia. Se algo falhar, compromete todo o desempenho do evento.

 Verificar como ocorre o suporte por parte do franqueador

O franqueador tem equipe para treinar o seu time? Tem assessoria contínua até o negócio alçar voo? Se sim, não perca tempo e faça logo o investimento. Um franqueador comprometido com a marca fará questão de acompanhar os primeiros passos da sua franquia e ficar de olho para manter o padrão de excelência.

Como a gente deixou claro neste post, a franquia no mercado de eventos está mesmo se expandindo e não tem a menor intenção de parar. O objetivo é alcançar as melhores posições de ranqueamento e se manter lá, por muitos anos. Vem fazer parte dessa história!

Você curtiu este post está bem animado para começar a investir em franquia no mercado de eventos? Que tal entrar em contato com a gente para conhecer nosso trabalho? Quem sabe não somos aquele empreendimento que você tanto desejava!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *