Franquia como primeiro negócio: quais as vantagens?

Tempo de leitura: 6 minutos

Vai abrir o primeiro negócio da vida e já está pensando em uma franquia? Pois, saiba que você está diante de um dos melhores e mais vantajosos empreendimentos da atualidade. São mais de 3000 franqueadoras espalhadas por todo o território brasileiro.

O modelo de franquias conquistou o Brasil e já figura como um dos segmentos mais rentáveis para a economia nacional. Podemos assegurar que o ramo de franquias ainda tem muito a ser explorado, logo, você está começando com o pé direito.

Abriremos este post analisando os maiores desafios que um empreendedor enfrenta diante de um novo negócio e apontaremos as principais vantagens de considerar abrir uma franquia já no primeiro investimento. Boa leitura!

Quais são os maiores desafios de um primeiro negócio?

A primeira vez do que quer que seja na vida causa uma ansiedade que precisa ser administrada para manter a expectativa em alta, mas não o suficiente para interferir no sucesso da empreitada.

É assim com o primeiro dia de aula, uma prova de vestibular, a formatura, o primeiro dia como profissional e não seria diferente no primeiro e grande desafio da carreira: tornar-se um empreendedor e gerir o próprio negócio.

Por mais que se estude o mercado, a economia e todas as teorias indicadas, quando as pessoas descobrem o objetivo de abrir um negócio, ainda assim, na prática, tudo será diferente e é fundamental estar preparado para isso.

Diversos são os motivos que levam alguém a desejar abrir um negócio e trabalhar por conta própria, como:

  • interesse em se tornar seu próprio chefe;
  • necessidade de fazer os próprios horários;
  • dificuldade de receber ordens;
  • visualização de oportunidade mercadológica;
  • desejo de investimento;
  • afinidade com um segmento;
  • talento nato para o empreendedorismo.

O motivo pode variar, mas os desafios são os mesmos — abrir o negócio e cuidar para que tenha rentabilidade e lucro requer conhecimentos múltiplos, dedicação, sintonia com o negócio e, principalmente, vontade de acertar, o que fará você buscar respostas para as mais variadas perguntas.

O que é uma franquia?

Uma franquia é um modelo de negócio que ganha o direito de abrir uma unidade e comercializar os produtos ou serviços de uma marca específica, mediante contrato firmado entre o franqueador e o franqueado.

Nesse formato de negócio, o franqueador se compromete a dar o suporte necessário para o franqueado durante a vigência do contrato e, em contrapartida, ao franqueado cabe a obrigação de seguir as regras preestabelecidas e efetuar o pagamento referente à taxa de franquia.

Toda a estrutura da nova unidade deve seguir o layout do franqueador para não descaracterizar a marca. O empreendedor interessado na abertura de uma franquia será primeiro submetido a uma avaliação de perfil para verificar se está em sintonia com o que a marca propõe.

Depois de aprovado, estará apto a dar início às operações de instalação da nova unidade de franquia. A lei de franquias 8.955/94 é que regulamenta todas as diretrizes do segmento e para que tudo seja transparente na relação entre franqueador e franqueado, a Circular de Oferta de Franquia (COF) traz orientações normativas.

Quais são as vantagens de optar pela franquia como primeiro negócio?

Se os desafios são praticamente os mesmos em relação ao que leva alguém a abrir um negócio, por que não optar por uma franquia? São muitas as vantagens nesse tipo de negócio e você vai conhecer agora algumas delas.

Baixo investimento

O investimento inicial de uma franquia é menor se comparado com um negócio tradicional. Há uma variação por conta do segmento mas, em geral, investir em uma franquia vai eliminar alguns custos com estrutura, marketing e aquisição ou desenvolvimento de produtos.

No investimento em uma franquia está previsto que o franqueador dará suporte de implementação, desenvolvimento e consolidação do negócio, enquanto o contrato estiver vigente e cuidará das ações de marketing baseado no perfil da marca e no comportamento de compras de um consumidor já conhecido, além de treinamento para toda a equipe.

Suporte de experiência

A taxa de franquia que você pagará para o franqueador contempla o suporte operacional em todo o tempo de estabelecimento da nova unidade e durante o período de adaptação a essa nova realidade, até a renovação do contrato.

Também, o franqueador se compromete a lançar a campanha de marketing e treinar toda a equipe para atuar de forma padronizada seguindo o modus operandi da marca franqueada. Mas, é na experiência de quem abriu o primeiro negócio um dia e enxergou oportunidade de uma rede de franquias que reside a sua maior riqueza.

Como empreendedor de primeira viagem, pode apostar que nenhum livro ou cadeira de escola dará o know-how que você precisa mais do que ouvir atentamente os responsáveis pela franquia e todo o detalhamento que envolve o sucesso da marca.

Compreendendo os valores e a razão de existência da marca, você estará pronto para elaborar, com o auxílio da franqueadora, um planejamento de instalação, inauguração, manutenção e expansão. Muitos franqueados abrem a primeira unidade, tomam gosto, dominam o negócio e quando menos esperam, já estão abrindo a segunda unidade.

Reputação da marca no mercado

Uma franquia bem-sucedida dificilmente dará errado na abertura de uma nova unidade. É raro não se obter bons resultados como as outras franqueadas, além disso, se o franqueador perceber um indício de má gestão, dará um jeito de fazer interferências para não comprometer a reputação da marca.

Aliás, esse é um dos maiores motivos para você desejar investir em uma franquia como primeiro negócio. A marca já existe, é conhecida e respeitada no mercado — o que cria uma conexão natural com a nova clientela da unidade que você abrir.

O trabalho sério de uma franquia é reconhecido a quilômetros de distância e você deve aproveitar ao máximo e explorar o potencial de uma marca para promover e divulgar a sua unidade recém-inaugurada.

Se você tinha alguma dúvida de que está diante de um excelente empreendimento para abrir o primeiro negócio, esperamos que com este conteúdo o próximo passo seja de buscar o segmento com o qual mais se identifica para iniciar o projeto empreendedor. Estamos torcendo pelo seu sucesso!

Se você curtiu este post sobre as vantagens de ter uma franquia como primeiro negócio, que tal assinar a nossa newsletter e receber na sua caixa de entrada as nossas atualizações sobre esses e diversos conteúdos interessantes?

Você também pode entrar em contato com a gente para saber sobre o mercado de eventos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *