6 oportunidades de empreender que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 6 minutos

O desejo de investir em um negócio próprio ocupa os pensamentos de muitos brasileiros que sonham em tirar as ideias que têm do papel e transformá-las em algo rentável. Se você está nesse grupo, é importante ficar de olho nas oportunidades de empreender.

Mesmo dispondo de recursos financeiros, o futuro empreendedor deve ter cuidado na hora de escolher um segmento para investir. É fundamental estudar antes o mercado e compreender quais são as tendências presentes e futuras, além de algumas características que ele deve ter para entrar no mercado.

Se você se identificou com o que dissemos até aqui, precisa continuar a leitura deste post e conhecer 6 oportunidades fantásticas de empreendimentos que estão em alta no mercado. Veja, também, as vantagens e os desafios de abrir o próprio negócio no Brasil!

Saiba sobre o empreendedorismo no Brasil

Antes de falar sobre as oportunidades de empreender, você precisa entender como funciona o empreendedorismo brasileiro e quais são as expectativas para os próximos anos. Para começar, saiba que aqui é um dos países mais desafiadores para investimentos.

Isso porque, além da alta carga tributária, o empreendedor que trata o novo negócio como tentativa corre o risco de ter que fechar a empresa com menos de dois anos de funcionamento, e essa é uma característica forte no Brasil.

Resumidamente, o conceito de empreendedorismo é investir em uma nova ideia ou oportunidade e transformá-la em um negócio rentável. Porém, para isso, é fundamental traçar uma estratégia para alcançar os objetivos: isso se chama planejamento.

Sabemos que, em muitas situações, a abertura de um empreendimento nasce da necessidade de gerar renda rapidamente — a crise dos últimos anos e o desemprego aceleraram esse tipo de empreendedorismo. Se esse não é o seu caso, não abra mão de um plano de negócios cuidadoso, ainda que isso demande mais tempo de elaboração.

O potencial de crescimento e desenvolvimento em muitos segmentos tem sido bastante promissor. Analise cada um deles, inclusive enfatizando as parcerias e o suporte em caso de dificuldades técnicas ou operacionais.

Conheça 6 excelentes oportunidades de empreender

Há grandes oportunidades de empreender espalhadas por todo o país, mas escolhemos 6 com forte apelo popular e facilidade de implantação em qualquer região do país.

Temos a certeza de que o sangue empreendedor que pulsa em suas veias vai levar a melhor decisão ao seu coração!

1. Alimentos de consumo rápido

Hoje, é difícil ouvirmos das pessoas que passam muito tempo fora de casa relatos de que elas mesmas produzem pratos e cardápios variados para levarem consigo. A falta de tempo e a rotina acelerada fizeram com que muitas delas optassem pelo consumo rápido de alimentos.

Quem se beneficia desse novo comportamento são os empreendimentos como food trucks, lanchonetes convencionais e drive-thrus. O grande volume de consumidores passando continuamente ajuda a identificar os cardápios de maior giro, o que favorece a previsão de vendas e o gerenciamento do estoque.

O desafio ficará por conta de oferecer algo diferente do já praticado no mercado. Mas com criatividade, boa mão para a cozinha e gestão atenta é possível obter sucesso, mesmo em um mercado que sugere certa saturação.

2. Cosmético

Esse é um negócio que nunca cai de moda e que atende a ramificados outros mercados. Os cuidados com a beleza — pele, cabelo, imagem — existem desde os primórdios e não há crise que elimine determinados produtos da vida de alguns consumidores.

O interessante e instigante é que não apenas as mulheres sentem a necessidade de estarem bonitas no dia a dia. De um tempo para cá, os homens estão investindo pesado na sua imagem pessoal. Prova disso é que o mercado de produtos para barbas está em ascensão.

3. Franquia

Talvez você tenha preferência por uma marca e nem saiba que se trata de uma franquia. Exemplos como McDonald’s, O Boticário, VIVA Eventos, Cacau Show, Jet Oil, BR Mania, entre outros, são negócios que se destacam no cenário brasileiro e contam com franqueados em diversas regiões do Brasil.

A vantagem de uma franquia é que você não precisa sofrer para montar um plano de negócios. O formato já é pronto e a sua missão é manter o padrão de excelência de serviços e atendimento, bem como prover o fortalecimento da marca.

É responsabilidade do franqueador disponibilizar todos os recursos e a estrutura para o franqueado dar início ao negócio com segurança e depois oferecer suporte adequado sempre que o franqueado precisar.

4. Coworking

Se você pensar no número de profissionais não vinculados ao regime CLT ou a uma empresa vai compreender porque o coworking tem sido tão difundido, surgindo com tendência forte de crescimento para os próximos anos.

Muitos profissionais autônomos estão recorrendo ao coworking para cumprir suas horas de trabalho, já que nem sempre o ambiente de casa permite a concentração necessária.

Outro ponto importante é o fator financeiro, pois o uso de um coworking sairá mais em conta do que o aluguel de um escritório para uso individual, por exemplo.

Um bom espaço coworking deve oferecer boas condições de trabalho aos profissionais de diversos segmentos, como ambiente arejado e confortável, internet com boa velocidade, sala de descanso e impressoras.

5 . E-commerce

As compras realizadas por meio online são cada vez mais comuns: o consumidor da atualidade deseja conforto e praticidade, e isso envolve o fato de poder realizar suas compras sem sair de casa. O e-commerce oferece, além dessas facilidades, preços de produtos bem mais acessíveis do que nas lojas físicas.

6. Negócio pet

As pessoas que amam os animais de estimação, principalmente cães e gatos, tratam os bichinhos como membros da família e a eles dedicam boa parte do tempo e do orçamento, requisitando os melhores serviços do mercado.

Desde os banhos cheios de cuidados com o pelo, passando pelo veterinário e até chegar nos passeios, a demanda por esses tipos de serviços aumentou nos últimos anos. Casais que não têm filhos, por exemplo, podem adotar peludos e oferecer uma vida digna de rei e rainha a eles — e você pode explorar muito bem esse mercado!

Seja um empreendedor inovador e preparado

Antes de escolher entre as diversas oportunidades de empreender, mesmo que você esteja cheio de disposição e com orçamento disponível, o melhor é adotar algumas medidas de prevenção para aumentar suas chances de acertar de primeira e colher bons frutos bem mais cedo do que imagina.

Veja algumas ações que você precisa considerar:

  • analise e estude o mercado;
  • monte um plano de negócios detalhado;
  • faça contatos e pesquise sobre o negócio que deseja empreender;
  • avalie quais serão os métodos de divulgação do seu novo negócio;
  • procure por orientações de quem já empreendeu;
  • atue diretamente até que seu negócio se consolide e você possa terceirizar a gestão.

Você curtiu este conteúdo com as 6 oportunidades de empreender? Conseguiu imaginar onde se encaixa melhor o seu perfil empreendedor? Que tal deixar um comentário neste post e compartilhar com a gente e com os nossos leitores a sua opinião sobre o assunto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *