Aprenda agora como ser um franqueado de sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

O que se sabe sobre franquias é que se trata de um negócio pronto, com marca consolidada no mercado e que se vende praticamente sozinho, certo? Em partes, pois a boa gestão do franqueado é fundamental para o sucesso de qualquer unidade.

Como ser um franqueado bem-sucedido e tornar a marca ainda mais forte no mercado depois da abertura de uma nova franquia? Mesmo para um negócio consolidado e que esteja contribuindo efetivamente para a economia, o franqueado e seu modo de empreender têm grande relevância.

Neste post, vamos dar o passo a passo de como ser um franqueado de sucesso e contribuir para a formação do melhor perfil de gestão. Crie maior identificação do público-alvo com a sua unidade na rede e garanta reflexos positivos no faturamento!

Um franqueado de sucesso deve ser visionário    

Um bom empreendedor está sempre um passo à frente nos negócios para identificar oportunidades não percebidas por pessoas não empreendedoras. É por isso que muitos investidores aprendem rápido como ser um franqueado de sucesso.

É sempre importante cuidar da capacidade de gerir um negócio e da aptidão para a tomada de decisões quando surgir alguma demanda específica que não tiver conexão ou participação direta do franqueador.

Veja estes passos para ser um franqueado de sucesso

Encontre o seu perfil de franqueado

O sucesso é alcançado por um perfil bem preparado para estar à frente do negócio. Nesse contexto, é fundamental ter um perfil adequado à franquia, pois, quanto mais ideal for o negócio para o seu perfil empreender, maiores as chances de acertos e bons resultados.

Um perfil conservador em um negócio nada convencional ou um perfil extravagante para negócios que exigem uma postura mais discreta tendem a ter choque e desencontro de valores que podem impactar a gestão e o resultado da franquia.

Faça o cadastro

O franqueador tem o direito de avaliar o perfil do candidato à abertura de uma franquia para identificar traços de sintonia e minimizar o risco de não adaptação. Perguntas são realizadas e você saberá em seguida se tem um perfil apto e coerente com o que se espera do franqueado.

Impressione no primeiro encontro com a franquia

Depois de aprovado, você será convidado para um primeiro encontro com a franquia. Nesse momento, além das apresentações formais, você receberá a Circular de Oferta de Franquia ou, simplesmente, COF — um documento com as informações detalhadas sobre a empresa e as condições para franquia.

Talvez você se pergunte o que deve levar para essa reunião. Muitas perguntas — anote todas as dúvidas e questionamentos que tiver sobre o negócio e não se permita sair de lá com dúvidas.

Procure saber sobre:

  • estrutura;
  • suporte dado pela franqueadora;
  • treinamento da equipe;
  • ações de marketing;
  • rentabilidade;
  • faturamento médio;
  • taxas de franquia;
  • possibilidades de desistência do negócio ou transferência para terceiros.

Fale sobre o contrato

Se o contrato é o documento que dispõe todas as cláusulas e regras gerais sobre a franquia e formaliza as obrigações e os direitos entre as partes, incluindo prazos e vencimentos, precisa ser amplamente discutido e entendido antes de ser assinado.

Não se esqueça de que, embora esteja abrindo uma franquia, você está prestes a se tornar um empresário de um determinado segmento e, como tal, deve ter total domínio do negócio e da legislação correspondente, além de estar ciente de tudo o que poderá ser realizado enquanto franqueado sem ferir a imagem da marca.

Pesquise sobre a atuação da franquia

Queira saber como anda a franquia no mercado e todo o desempenho enquanto negócio. Além disso, pergunte sobre a abrangência de atuação, para identificar possíveis regiões de interesse e o alcance da franquia em termos geográficos.

Conheça todas as etapas de abertura da franquia

Participe ativamente de cada etapa do processo de abertura da franquia, desde a assinatura do contrato até a operação de implantação do layout na estrutura física. Assim, como empreendedor, não haverá um item sobre o seu negócio que você desconhecerá.

Analise o investimento

Pode ser que, dependendo da franquia que você tiver em mente, você disponha da quantia necessária para investimento, mas é preciso se perguntar se é válido e justo em relação ao que o franqueador oferecer como suporte, ações de marketing e preparação de equipe.

Certifique-se de que o tempo de retorno previsto está mesmo de acordo com a média de faturamento para não amargar um investimento sem qualquer chance de recuperação. Esse é um cenário mais comum no mercado do que você pode imaginar.

Converse com os franqueados da rede

Conhecer os franqueados da rede a que você pretende se juntar é uma excelente estratégia para conhecer o funcionamento do negócio na prática, assegura que seu perfil é mesmo adequado e possibilita trocar ideias sobre a percepção de futuro e faturamento dos colegas franqueados.

Prepare-se para fazer gestão

Ter o dinheiro para investir é apenas um ponto favorável para você que deseja abrir o próprio negócio e ser um empreendedor de sucesso. Cuidar de uma franquia e manter a trajetória de sucesso da marca vai muito além.

Você vai precisar entender de gestão de processo e pessoas, finanças, compras, estoque, contabilidade, tributação, logística e tantas outras atividades que, dependendo da franquia, exigirão maior conhecimento e entendimento de acompanhamento e execução.

Mesmo que a prestação de contas mensal não seja elaborada por você, saber interpretar e identificar algum tipo de erro é essencial para demonstrar que você aprendeu como se tornar um franqueado de sucesso e colocou em prática todas as competências e habilidades necessárias.

Entendeu que não basta saber como ser um franqueado de sucesso, mas trabalhar ativamente na preparação para assumir um papel de destaque dentro do cenário de franquias? Você cada vez mais se tornará o personagem principal e não apenas um mero coadjuvante do seu próprio negócio — seja então o responsável por uma brilhante atuação.

Se você gostou deste post e deseja ser um franqueado de sucesso, quem sabe você será o mais novo franqueado da VIVA Eventos? Entre em contato, saiba mais detalhes sobre o nosso negócio e analise se essa é uma boa franquia para o seu perfil empreendedor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *