Mercado de franquia em Natal: entenda o mercado e os benefícios de abrir uma.

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe como anda o mercado de franquia em Natal? Não só as belas praias e paisagens de perder o fôlego fazem da capital do Rio Grande do Norte, um bom motivo para investir e ter o próprio negócio.

A cidade inteira tem uma atmosfera favorável ao turismo, à gastronomia, aos eventos e às artes — o grande número de turistas que passam por lá durante o ano inteiro e se encantam pelas belezas da cidade com um bom volume de consumo, estimula a abertura de novos empreendimentos.

O objetivo deste post é ajudar você a entender como se desenvolve o mercado de franquias em Natal, chamando a atenção para alguns setores ainda inexplorados e trazendo informações relevantes para você avaliar enquanto se decide por um formato de negócio que agrade!

Por que investir no mercado potiguar?

Natal é uma cidade turística, o que quer dizer que naturalmente tem um forte apelo comercial, por isso, chama a atenção de diversos empreendedores em busca de um mercado interessante para abrir seu negócio.

O investimento em franquia garante que o franqueado tenha acesso a um negócio já pronto, estruturado e na maioria das vezes, referenciado no mercado. Essas características tornam a inserção mercadológica mais prática, rápida e fácil.

O modelo de franquias está crescente em todo o país, mas em Natal — 2ª menor capital brasileira em extensão territorial, mas uma das campeãs em população — parece haver uma disponibilidade maior para a aceitação das novidades que os franqueados instalam na cidade.

Uma rede de franquias recém-chegada a um local beneficia não só aos turistas, mas também os nativos, com produtos e serviços de qualidade que até então só eram disponibilizados em outros países ou estados.

Como analisar o cenário atual da região para franquias?

O potencial de negócio do Nordeste é estimulante, pois, o turismo que fomenta a economia gera emprego para diversas pessoas e possibilidade de empreendimento para outras tantas. O fato é que o dinheiro gira na cidade e favorece a produtividade.

Para quem vai de fora a passeio há muito que se fazer e visitar em Natal, o que potencializa os comércios. Com praias, espaços culturais, mercados e restaurantes em um ambiente propício, é quase impossível não encontrar um nicho interessante de mercado a explorar.

Mas, antes de se aventurar pelo mercado de franquia em Natal é fundamental analisar alguns aspectos importantes que embasem a sua tomada de decisão para correr menos riscos de perder dinheiro no negócio.

Embora esteja em franca expansão, nem todo segmento de negócio está preparado para uma franquia ou tem peso mercadológico para se adequar a um novo espaço com cultura e hábitos diferentes do local de origem.

Veja exemplos do que você pode considerar ao cogitar abrir uma franquia no Rio Grande do Norte!

Crescimento do setor de franquias

Já sabemos que as franquias estão crescendo, mas quanto? Saiba desde já o quanto é importante trabalhar com a análise numérica. Os números dão resultados precisos para ajudar a entender o crescimento em escalas percentuais e dimensionar o poder comercial do segmento.

O setor se desenvolve exponencialmente, mas o quão representativo é para atender à estrutura e à expectativa de uma cidade? Esse é um cálculo que você precisa fazer para determinar qual segmento tem mais chances de engajamento em menor tempo de resposta.

Não escolha uma franquia apenas com o coração. Embora seja importante ter afinidade com o negócio, tente equilibrar a balança, afinal, estamos falando de um negócio que vai garantir a sua renda e de quem mais estiver trabalhando com você.

Mesmo que o franqueado não precise montar um plano de negócios (o franqueador já tem tudo isso pronto para fornecer no processo de abertura da franquia) procure prospectar em uma planilha o que você deseja produzir para reaver seu capital investido e em quanto tempo deseja esse retorno.

Saiba quais os tipos de franquias que mais crescem

Por isso é essencial identificar — dentro desse crescimento acelerado — quais são os tipos de franquias mais vantajosas e necessárias. O ramo de alimentação em Natal, por exemplo, tem cadeira cativa, mas, como a concorrência é acirrada, nem todos terão a mesma lucratividade almejada.

A área da saúde e do bem-estar é outra possibilidade viável. Parece que em uma cidade praiana com clima tropical, as pessoas sentem maior necessidade de cuidados com o corpo e com a pele para manter-se sempre com aspecto saudável e feliz.

Escolas de idiomas, agências de viagens, academias e lojas de roupas são alguns dos mercados que dão certo em Natal pela diversidade de perfis de moradores, turistas, passantes ou residentes temporários.

Mas, se você quiser investir mesmo em uma nova oportunidade cogite abrir uma franquia de eventos. É um negócio promissor, em ascensão na região e que atende a todos os tipos de gostos reunindo as pessoas que desejam celebrar algo e que precisam de profissionais especializados para garantir que tudo saia conforme esperado.

Pesquise sobre os benefícios de abrir uma franquia na cidade de Natal

Mesmo uma marca respeitada no mercado corre o risco de não ser bem aceita em outra localidade. Tenha o cuidado de analisar não apenas o sucesso que uma marca faz, mas as reais possibilidades de boa aceitação e os benefícios de abrir uma nova franquia.

Estude a região, preferências, carências quantitativas e qualitativas. Pode ser que você até encontre em Natal alguém prestando os serviços ou vendendo os produtos que você deseja comercializar, mas há diferenciais que só uma marca com expertise pode oferecer.

É, como dissemos, o caso do mercado de eventos em toda a região Nordeste, que mesmo conhecida pelas deliciosas festas regionais, anda carente de uma empresa que preste um serviço completo de cerimonial, assessoria e acompanhamento de festas, eventos, bailes e formatura.

O mesmo acontece com a gastronomia local que pode até estar saturada, mas tem sempre um empreendedor criativo que reinventa um prato, um modo de servir e ganha adeptos entre as milhares de pessoas que circulam pela cidade no dia a dia.

Se você tem uma mente empreendedora, disposição e um capital médio para investir, faça pesquisas sobre as oportunidades no mercado de franquia em Natal para abrir o próprio negócio e se tornar um franqueado de peso no cenário nordestino.

Você gostou deste post? Achou as informações relevantes e deseja encontrar uma franquia interessante para conquistar Natal e demais cidades? Que tal entrar em contato com a gente para saber sobre o mercado de eventos e como levar nossa marca e nossos excelentes serviços para o Nordeste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *