Como é o mercado de franquia em Campo Grande?

Tempo de leitura: 6 minutos

A expansão das franquias em território brasileiro já alcança as principais cidades do país. A franquia em Campo Grande vem ganhando destaque no cenário nacional e figura em boa posição no ranking de melhor cidade para se abrir uma unidade franqueada.

A capital sul-mato-grossense tem um potencial imenso e a forte herança do sertanejo — um dos maiores ritmos musicais do Brasil — torna a cidade propícia a novos negócios, incluindo as franquias, com uma população animada que consome o que o mercado oferece e fomenta a economia local.

Nosso objetivo neste post é abordar o mercado de franquias em Campo Grande, o cenário atual e quais os benefícios de abrir uma franquia de eventos na cidade. Ao final, vamos saber se vale a pena o investimento!

Campo Grande: a cidade morena

Dizem que quando o sol bate na terra em Campo Grande produz um efeito maravilhoso e um colorido espetacular. O apelido foi dado pelo arcebispo dom Francisco de Aquino Correia, que tinha o hábito de relacionar as cidades com algum aspecto da natureza — a Campo Grande coube então a alcunha de morena.

Campo Grande é jovem (119 anos), se comparada a outras capitais brasileiras. Mesmo com pouca idade, tem presença e relevância nacional, pois as principais atividades econômicas — agropecuária, indústria, comércio, serviços, finanças, franquias e turismo — são pilares do município.

Como é o cenário de franquias na região?

As franquias são destaque desde 2017, quando Campo Grande ocupou a 30ª posição no ranking nacional de franquias. A cultura empreendedora na capital abre espaço cada vez maior para segmentos que desejam estabelecer unidades no município e se mantém consolidada.

São muitos os segmentos que alcançaram bons resultados e se mantêm na ativa fortalecendo a economia, por exemplo, alimentação, vestuário, entretenimento, turismo, saúde, educação, serviços. Mas, a julgar pelo potencial geográfico e demográfico dentro de cada segmento, há espaço para mais.

Muitos nichos podem ser mais explorados para ampliar o leque de opções e criar uma competitividade saudável entre as empresas e assim incentivar a melhorias da prestação de serviços, beneficiando o público consumidor.

Quais são os benefícios de abrir uma franquia em Campo Grande?

Como o turismo ecológico desperta o interesse em diversas regiões do Estado, a cidade de Campo Grande, com infraestrutura maior, pode ser uma opção de residência temporária ou definitiva de muitos viajantes que se encantam pela região, favorecendo a instalação de novos negócios.

Um dos ramos da franquia que apresenta boas oportunidades é o de eventos e um empreendedor visionário pode identificar os serviços diferenciados carentes na cidade. Com o aumento do número de instituições de ensino em todo o país e, consequentemente, de formação de turmas, há uma forte tendência aos eventos de formatura.

No comportamento tradicional, muitas turmas realizam festas pré-formatura para aumentar o caixa e ter verba suficiente para a grande festa ao final do curso. Por isso, uma empresa que dê suporte a esses eventos e orientação às turmas sobre as melhores práticas de negociação com fornecedores, por exemplo, pode ser um investimento visionário.

Veja alguns benefícios de abrir uma franquia de eventos em Campo Grande.

Segmento em expansão

Todo segmento que não tem ampla concorrência em uma determinada região deve ser visto como oportunidade de investimento. Podemos dizer que para uma franquia de eventos há chances de expansão, exatamente, pelo perfil da cidade e pela tendência de mercado.

Embora exista na cidade, empresas que realizam eventos e disponibilizam espaço, uma franquia bem estruturada e repleta de novidades poderá ter boa aceitação em um mercado com alto potencial de consumo.

Negócio pronto

Não só o ramo deve favorecer a abertura de um novo negócio, mas a própria estruturação em si — e nisso, uma franquia é o melhor tipo de investimento. Com um modelo pronto, o seu foco de atenção será voltado para a captação de clientes e fortalecimento da marca no mercado.

O tempo destinado à elaboração do plano de negócio, pesquisa de campo, layout, preparação de equipe ou peças de divulgação será atribuído a outras estratégias, como visitas às instituições de ensino.

Apoio do franqueador

Mesmo quando a ideia é boa e o negócio promissor, dá trabalho montar e cuidar de todos os detalhes. Por isso, a franquia tem uma das características mais animadoras — poder contar com o suporte e consultoria do franqueador, afinal, ninguém entenderá melhor do negócio que o próprio dono.

Ao franqueador cabe a responsabilidade de avaliar, selecionar e acompanhar o franqueado durante os primeiros tempos de existência, desde a ideia, concepção, ações de marketing, preparação da equipe de atendimento e vendas, consultoria comportamental.

Vale dizer que ao escolher uma franquia para investimento você estará escolhendo não enfrentar sozinho os desafios e as particularidades do negócio. Haverá sempre um parceiro, um suporte a quem recorrer e tomar como base de operação.

Em uma franquia, mesmo que a realidade seja diferente, há sempre alguns aspectos de outras unidades que podem ser considerados para nortear e auxiliar na tomada de decisão sobre o atendimento ou mesmo a decoração.

Como no caso de eventos o bem-estar e a satisfação dos participantes são essenciais para o sucesso do evento, a troca de informações pode gerar grandes ideias e em muitos casos reduzir um montante expressivo com os custos.

Investimento médio

Iniciar um negócio do zero é mais oneroso que abrir uma franquia. Muitas despesas atribuídas ao processo de abertura de um negócio são eliminadas pelo fato de a franquia já existir e você adquirir o direito de utilizar e representar a marca como sua.

A taxa de franquia é um investimento direcionado, sem desperdício — além de permissão do uso da marca, você terá direito a consultoria contínua, preparação de toda a equipe de atendimento nos padrões estabelecidos pelo franqueador, definição das ações de divulgação e propaganda, layout personalizado.

Para você que está em busca de um bom negócio para investir é o momento de analisar o cenário, aproveitar as oportunidades e disponibilizar em Campo Grande os serviços diferenciados da melhor empresa de eventos do Brasil, na atualidade.

Com a VIVA Eventos você contará com tudo isso e muito mais para abrir uma franquia em Campo Grande. Além de ter uma equipe especializada que entende muito do negócio, a empresa também oferece soluções de gestão — geração de boletos, documentação, suporte operacional, procedimentos internos, know-how avançado — centralizando a gestão de recursos para dar maior segurança na arrecadação.

Se você gostou deste post e deseja ser um franqueado da VIVA em Campo Grande, que tal entrar em contato com a gente e conhecer todos os nossos serviços em totalidade? Podemos fazer ótimos negócios na cidade morena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *