Descubra porque investir em uma franquia em João Pessoa

Tempo de leitura: 7 minutos

Você conhece a capital da Paraíba? Sabia que é a cidade mais verde no Brasil e segunda no mundo, perdendo apenas para Paris? Só por aí já dá para ver que há motivos nobres para investir em uma franquia em João Pessoa.

Conhecida mundialmente pela natureza exuberante com um magnífico litoral e orla bem estruturada, a metrópole é motivo de orgulho dos pessoenses que prestigiam todos os eventos e empreendimentos funcionando em lojas ou quiosques espalhados por todas as praias.

O objetivo deste post é falar sobre o mercado de franquias e como anda o crescimento desse tipo de negócio no Brasil. Além disso, vamos mostrar porque pode ser vantajoso abrir uma franquia em João Pessoa!

O que é uma franquia?

Um negócio já estruturado no mercado, que deseje ampliar o empreendimento e abra concessão a um terceiro empreendedor para usar o nome da marca, o padrão de layout e comercializar os produtos ou serviços nos mesmos moldes que o da ideia original é chamado de franquia.

A relação se estabelece como franqueador e franqueado, com direitos e obrigações para ambas as partes e cumprimentos de regras específicas inerentes ao negócio. O padrão da marca deve ser mantido para ser reconhecido em qualquer local onde for instalado.

Para ter direito do uso da marca, o franqueado pagará a taxa de franquia e cumprirá algumas diretrizes previstas na Circular de Oferta de Franquia — COF. Em contrapartida, o franqueador se compromete a dar o suporte necessário nos primeiros tempos de vida da franquia.

Quais são os benefícios de abrir uma franquia em João Pessoa?

As características de uma franquia são as mesmas em qualquer parte do país. É um negócio regido pela lei da franquia nº 8955/94 e está crescendo vertiginosamente nos mais diversos segmentos e nichos de mercado.

Mas, o que faz valer a pena um investimento de franquia em João Pessoa? Além de muitas franquias estarem atuando ativamente na expansão, a capital tem espaço para receber vários segmentos — alimentação, turismo, eventos, serviços — por se tratar de uma cidade turística que está sempre repleta de pessoas durante o ano inteiro.

Veja alguns motivos pelos quais as franquias podem ser consideradas como uma das melhores opções de investimento.

Marca já estabelecida

Já pensou em não ter que ficar se perguntando a todo o momento se o negócio vai dar certo? Ou ter crises de ansiedade e perder noites de sono por isso? Aquele processo desgastante de harmonização entre o nome, a arte gráfica e o slogan de uma marca é uma etapa que você pode saltar para focar exclusivamente no desafio de um novo negócio.

Optando por uma franquia você não terá que pensar em uma marca e se ela será aceita no mercado, pois, esse trabalho já foi realizado pelos franqueadores, muito antes, quando a marca ainda era apenas uma promessa do sucesso que a tornou capaz de expansão.

Menor risco de fracasso

Dificilmente uma franquia já consolidada no mercado verá o fracasso de uma unidade franqueada. Nenhum empreendedor estará imune ao risco de não dar certo, mas para uma marca já consolidada e com expertise no mercado, o risco é bem menor.

Estrutura completa

Você não vai precisar se preocupar com o plano de negócios e o desenho da estrutura ou criação do layout, pois, tudo isso já vem pronto na contratação da franquia. Tudo que você vai precisar é de um espaço com medidas determinadas pela franqueadora para comportar toda a estrutura que precisa ser montada de acordo com o projeto original.

Suporte

Quando falamos de um risco menor é porque a franqueadora se compromete a dar todo o suporte que o franqueado precisar. Desde a consultoria do projeto, definição do local, cuidados com a estrutura física, ações de marketing e propaganda, até a preparação da equipe para atender de acordo com o padrão de todas as unidades.

Padronização

E por falar em padrão e dos aspectos relevantes da franquia. A padronização permite que a marca seja reconhecida em qualquer cidade dentro ou fora do país. Esse é um fator interessante, pois, uma marca bem referenciada no mercado torna tudo mais fácil em relação à fidelização do cliente.

Treinamento

Toda franqueadora deve se comprometer a preparar a equipe da nova unidade franqueada para oferecer o mesmo atendimento realizado em outras unidades. Essa é uma forma de identificação e referência da marca.

Independentemente de quem seja o franqueado, o importante é que o cliente tenha em mente a marca franqueada todas as vezes que precisar de um produto ou serviço do segmento, o que fará com que ele busque por unidades do seu negócio e não o da concorrência.

Marketing personalizado

As ações de marketing são contempladas pela taxa de franquia que você deve pagar ao franqueador. A missão do franqueador é criar campanhas personalizadas levando em conta a localização geográfica, o perfil da população, o volume de procura de um período, o clima, entre aspectos que serão identificados na fase de planejamento.

Quais as áreas com maior potencial para abertura de uma franquia?

Atualmente, com o crescimento vertiginoso das franquias, muitos segmentos aderiram ao formato e estão colhendo bons frutos e êxito sobre o investimento. A melhor forma de você encontrar uma boa franquia para investir é buscar por áreas com as quais identifique ser um bom negócio para o seu perfil empreendedor.

Veja alguns segmentos que você pode considerar, inclusive para instalar a qualquer momento em João Pessoa.

Alimentação

Esse é um ramo que dificilmente perde faturamento, mesmo quando há crise global. As pessoas gostam de se alimentar e buscam por variedades para fugir da alimentação tradicional do dia a dia.

Em João Pessoa, seja nas lojas da cidade ou nos quiosques das praias, há uma variedade infinita de iguarias para todos os gostos e você pode pensar em algo diferenciado para fugir da mesmice e o cliente não ter a sensação de “mais do mesmo”.

Eventos

O brasileiro é festeiro por natureza e não será diferente em João Pessoa, uma cidade alto astral, com muitos jovens, casais em noivados e instituições de ensino, logo, devemos pensar nos bailes de debutantes, nas festas de casamentos e nas celebrações de formaturas.

A organização de uma festa grande, certamente, requer uma empresa que tenha o controle nas mãos e seja capaz de se comunicar e negociar com diversos fornecedores ao mesmo tempo. A relação de confiança é fundamental para não comprometer o sonho das pessoas.

Saúde e bem-estar

Principalmente em cidades litorâneas como a capital paraibana, a população local gosta de cuidar da saúde e se proteger da exposição prolongada ao sol. A pele precisa de cuidados e muitas franquias têm aproveitado as oportunidades.

Seja com tratamentos realizados com cosméticos ou serviços de massagens, a procura pode ser grande e o negócio promissor se o seu perfil for adequado para um trabalho mais concentrado e em espaço reservado.

Como vimos, a abertura de uma franquia em João Pessoa é um desafio possível, pois, o formato em si já dá mostras de que vale a pena e mantém as boas chances de expansão iniciada nos anos 2000. Analise todas as oportunidades e invista naquela que faz o seu coração vibrar mais forte.

Se você gostou deste post sobre o investimento em uma franquia em João Pessoa, assine a nossa newsletter e fique por dentro de muitos assuntos sobre franquias. E, se você quiser ser franqueado de eventos da VIVA, entre em contato conosco e saiba como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *