O que faz o presidente da comissão de formatura? Saiba mais!

6 minutos para ler

Se uma pequena reunião entre amigos em casa já dá trabalho para organizar, imagine um baile de formatura, em que a turma é grande e cheia de vontades. Alguém precisa chamar a responsa para si ou nada vai sair do planejamento.

A comissão de formatura, que existe para cuidar dos preparativos, é formada por um grupo de poucas pessoas e o maior cargo é o do presidente da comissão de formatura. Aquele que responde e toma diversas decisões em nome da turma.

Essa é uma função de grande responsa, por isso, dedicamos um post inteiro para explicar por que esse cargo é tão importante, suas funções, o perfil necessário, como contribuir para que tudo dê certo se destacar à frente da organização!

O que é ser um presidente da comissão de formatura?

Quem chega à faculdade sabe que a celebração de conquista do diploma no final se dará com aquela grande festa. O tradicional baile de formatura é um sonho, em que todos os formandos convidarão amigos e parentes para dizer: formeeeei galera, vamos festejar!

O clima é de pura descontração e alegria depois de muitos perrengues, entre noites mal dormidas e correria para arrecadar a grana de custeio da festa. Para que tudo ocorra sem os transtornos previsíveis, é criada a comissão — uma tropa de elite da balada.

Esse grupo é formado com o objetivo de concentrar todas as decisões sobre a festa e tocar o barco por mares mais calmos. O maior cargo é o do presidente, que será o responsável por resolver e dar um basta nas tretas, além de decidir com os fornecedores e a empresa de formatura o que será melhor para o grande dia.

Principais funções

Quem pensa que a tarefa do presidente da comissão de formatura é só delegar funções está bem enganado. Mesmo com o poder de decisão, o presidente também põe a mão na massa e corre atrás de tudo que seja bom para juntar uma grana para a festa.

Além de convocar para as reuniões com a galera e ser o porta-voz de notícias e decisões, cabe a ele a missão de exercer a liderança no mais alto nível para convencer e mostrar aos indecisos o quanto a festa de formatura é importante.

O presidente, junto com os outros coleguinhas da comissão, representará legalmente a turma, de acordo com o estatuto. Sem ele, qualquer ação ficará sem norte e turma no meio do caminho se pergunta “e agora, o que a gente faz”?

Por que esse é um cargo importante para o sucesso dos eventos?

Nenhum evento desse porte será bem organizado sem alguém no comando, pois é preciso analisar as possibilidades, negociar com fornecedores, visitar os locais possíveis da festa. Imagine se tudo isso for realizado por uma turma de trinta, quarenta pessoas ao mesmo tempo?

É treta na certa e o risco de dar errado é bem grande. Todos os eventos — das pequenas festas ao grande baile — exigem um planejamento e organização mínimos para garantir que vai dar tudo certo.

Quais são as parcerias da presidência dentro da comissão?

A presidência, mesmo com o poder de decisão, não atua sozinha, por isso os outros cargos — vice-presidência, secretaria, tesouraria, marketing, um ou dois suplentes — serão seus parceiros de jornada, na missão de organizar a festa de formatura. Que time, Braseeel!

Powered by Rock Convert

Qual é o perfil ideal do presidente da comissão de formatura?

Um bom presidente da comissão de formatura deve ter acima de tudo jogo de cintura para lidar com as diferenças, com as exigências e, por vezes, caprichos de alguns coleguinhas. Não é fácil, mas alguém com o dom da oratória e da liderança vai tirar de letra.

Outra característica importante no perfil de um presidente da comissão é a capacidade analítica, com raciocínio lógico, para avaliar se um evento vai gerar lucro e se vale a pena — um conhecimento aprofundamento em orçamento e finanças será óteeemo.

Ser comunicativo, lidar bem com a pressão, ter proatividade e passar confiança são atributos que vão deixar a turma mais segura em relação ao progresso do planejamento e também ao investimento da grana para o fundo de formatura.

De que forma ele pode contribuir para o sucesso da festança?

Quem se candidata e é eleito para o cargo de presidente da comissão de formatura deve estar ciente das responsabilidades e do que a turma precisa e espera da sua liderança. Não adianta querer o maior cargo e não se dedicar de acordo.

O cargo é de liderança, de carro-chefe, de puxa-bonde, sendo assim, a turma vai sempre esperar a palavra do presidente para tomar qualquer medida. Para tudo dar certo, o presidente precisa arregaçar as mangas, dar o exemplo e puxar a galera.

Isso vale, sobretudo, para os membros da comissão que estarão sempre a postos, mas precisarão de direcionamento. Como é um projeto de investimento alto, não dá para deixar para depois o que puder ser resolvido agora, e o presidente é quem vai pilhar geral.

Como se destacar no cargo?

Dedicação e responsabilidade — dois elementos essenciais para quem deseja se destacar como presidente da comissão de formatura. Se a turma espera por decisões, o presidente deve apresentar todas elas.

Se a turma deseja contribuir para arrecadação da grana, o presidente deve estar lá para distribuir atividade para todo mundo e cobrar resultados. Um bom presidente terá problemas, mas encontrará sempre soluções rápidas.

Quanto mais diálogo e envolvimento da turma, mais chances de êxito na organização do baile. O maior destaque ficará por conta da capacidade do presidente em envolver as pessoas e conseguir que elas se dediquem ao máximo.

São princípios da liderança que valerão para a vida inteira como aprendizado de toda a turma. Pode apostar que, quando a festa estiver linda e cheia de novidades, geral vai ter orgulho de dizer “eu votei nesse presidente”.

Nada encherá mais o coração de alegria de um presidente da comissão de formatura do que ver formandos e convidados se esbaldando em uma festa destruidora — sinal de que cada minuto de “ninguém tá fazendo nada”, “precisamos de mais verba” e bora geeeente” valeu a pena.

Curtiu o post? Segue a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as tendências em festas de formatura, para organizar aquele baile sensacional no fim do curso. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube com novidades e dicas incríveis!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário