Coisas a se pensar ao aderir a um fundo de formatura

9 minutos para ler

Existe uma série de motivos que fazem uma turma universitária aderir a um fundo de formatura. Algumas turmas já começam logo de cara, nos primeiros períodos. Outras contratam a empresa faltando um ano para formar.

São muitas perguntas na caixola, né non? Dá para fazer o planejamento financeiro de médio prazo? Será que eu vou mesmo continuar nesse curso até o fim da graduação? Se eu perder a minha turma no meio do caminho, como fica? E se a turma não for dahora?

Fizemos este post, pois sabemos que é normal ter dúvidas sobre a participação no fundo de formatura. Nele deixamos alguns motivos para você refletir e decidir se vale a pena participar para não perder esse momento de celebração na vida de um universitário!

Por que é importante aderir a um fundo de formatura?

Tudo bem que não está fácil para ninguém e que a vida universitária é cheia de perrengues e nada barata. A festa de formatura, por ser grandiosa, envolve muitos custos e diferentes fornecedores.

Não vale a pena desembolsar o valor no primeiro semestre, por exemplo. Por isso existe o fundo de formatura, que é uma espécie de parcelamento para facilitar a vida financeira de todo mundo.

Outro motivo muito importante é que para garantir a prestação de serviços, a maioria dos fornecedores faz um contrato e pede um pagamento como sinal. Como a demanda é grande, com muitas turmas formando no mesmo período, os melhores são selecionados exatamente com garantias de pagamento.

Imagine que para fazer uma festa à altura da celebração de formatura é preciso reunir o trabalho de buffet, fotografia, música, aluguel de espaço, segurança, empresa especializada em organização — deixar para última hora é correr o risco de não ter condições de fazer uma boa festa.

Além dessa questão de compromisso com os profissionais envolvidos, vale refletir que a turma toda merece aquele momento de descontração depois de muitas provas, trabalhos, BOs do tipo “pode separar esse grupinho aí do fundo” e muitos dinheiros investidos.

Tirar um tempo para se divertir, celebrar e desestressar é fundamental para a saúde física e mental. Talvez você não seja amigo de toda a galera, mas vai ser bem top guardar as lembranças nas fotos com aqueles que seguraram a onda junto com você.

Percebe que o fundo de formatura não está ligado apenas à grana que você tem que desembolsar? Tem também a ver com planejamento e com reunir com a turma para fechar um belo ciclo e iniciar outro em grande estilo.

Quais são as vantagens de participar do fundo de formatura?

Existem formas alternativas de arrecadação para o fundo de formatura para aliviar a barra dos formandos. Vamos combinar que qualquer ajuda para abater no montante será muito bem-vinda.

Ao longo do curso a comissão de formatura costuma organizar alguns eventos para arrecadar grana e minimizar o valor que cada formando deve pagar. Rolam muitos churrascos, festas de meio de curso, contagem de dias, que são abertos a outras pessoas.

São oportunidades de conhecer novas pessoas e até mesmo fazer networking profissional já de olho em estágios ou até mesmo uma vaga de emprego. Muitos universitários já trabalham ou têm contatos que podem ajudar nesse processo.

Planejamento é vida

Não, não temos bola de cristal! Mas sabemos que para projetos de médio prazo o melhor a fazer é se planejar. Por isso, não basta querer muito ter a festa dos sonhos. É preciso colocar no papel e se preparar para fazer acontecer de verdade.

Recomendamos que você faça um balanço, veja as suas possibilidades e a viabilidade do projeto de formatura, pois isso vai empreender esforços seus e de muitas outras pessoas para que se torne realidade. Não é somente querer, mas tem que fazer acontecer.

Porém não é preciso desespero. Hoje em dia é possível discutir muitas formas viáveis de pagamento para seu fundo de formatura, como política de parcelas e o fato de que não é obrigatório o aumento do número de parcelas ao longo do curso.

Anote tudo, cada centavo, incluindo o chicletinho nosso de todo dia ou o pastel da lanchonete. Analise o que pode ser cortado por um tempo e até mesmo se existe algum trabalho temporário para ganhar uns trocados por um período.

Lembre-se de que é uma situação que não vai durar a vida toda, ou seja, pode apertar por um tempo e depois respirar tranquilamente. Sabia que você pode aprender muito sobre investimento, poupança e renda extra por conta da festa e formatura? É isso mesmo, as anotações e registros dão dimensão total do que você pode ou não gastar.

Powered by Rock Convert

Amigos da faculdade, amigos para sempre

Muitas pessoas acreditam que a faculdade é o melhor período para fazer amigos para a vida toda. De certa forma é verdade! Quando entramos, tudo é novidade. Logo no trote, já começamos a trocar ideias com algumas pessoas e rapidamente nos tornamos inseparáveis. Também pudera, são tantos perrengues juntos, festas, as primeiras viagens… É claro que isso tudo fica marcado.

Por isso, acreditamos no fundo de formatura como um grande quebra-gelo. Ele une a turma em prol de um objetivo comum, mais uma missão a ser levada ao longo desses anos de graduação. Por isso, churrascos, festas, eventos… tudo ganha um gostinho especial em saber que caminha para o mesmo ponto em comum: o baile de formatura.

O curso em si pode reunir os coleguinhas, mas normalmente para discussões sobre disciplinas, trabalhos, provas e afins. A festa de formatura, as atrações e os comes e bebes são assuntos leves e divertidos — você vai se pegar dando risada de muitas ideias bizarras.

Muitos estudantes tiram diversas fotos ao longo do curso, mas nada se compara às da festa de formatura. Luz, brilho, cenário e um povo impecavelmente bem-vestido vai reproduzir fotos fantásticas, dignas de capa de revista.

Motivação extra

Além dos motivos já listados, o sentimento de turma que o fundo de formatura cria pode ser usado no seu sucesso acadêmico. Afinal, todos estão lutando pelo mesmo objetivo: vencer todas as etapas da graduação e formar juntos. Por isso, ninguém quer perder a sua turma.

Entrar no fundo de formatura pode dar aquele empurrãozinho extra que faltava para tirar de letra os períodos finais do curso, quando já estamos cansados ou até pensando em desistir.

Saber que está investindo em algo que vai proporcionar um bem-estar para a turma é um estímulo muito importante. Imagine a sua família toda feliz e reunida, celebrando a vida do mais novo graduado do pedaço.

A graduação é por vezes um sonho coletivo de dentro de casa — a família torce junto, vibra junto e passa perrengue na mesma proporção. Saber que pode oferecer uma boa festa em agradecimento aos seus convidados vai fazer você ter orgulho dessa conquista.

A festa de formatura é aquele fechamento que vai fazer você e a galera relembrar de tudo que passaram durante o curso. Passa um filme na cabeça e, certamente, a turma nem precisará de muitas palavras para entender a hora do brinde.

Pré-evento — o esquenta da formatura

Os pré-eventos do baile de formatura estão entre as melhores partes ao participar do fundo de formatura. Festa de meio profissão, 500 dias, 100 dias, festa junina… São tantas opções e mil formas de fazer memórias lendárias que vão durar por toda a vida.

Voltamos a falar dos pré-eventos pois realmente eles fazem diferença. Seja como forma de ajudar no levantamento de grana, seja para criar uns rolês interessantes no final de semana, o fato é que festa é mesmo tudo de bom.

Mesmo que você não tenha um relacionamento muito próximo com vários coleguinhas, na hora da diversão, pode ser que você descubra umas afinidades que nem dá tempo de perceber em sala de aula.

Mas você pode se perguntar: e quem é que vai cuidar de tudo isso? Uma pergunta muito pertinente para quem não tem tempo para quase nada. Siiiiiiiimmm, sabemos que vida de universitário é um caos. Quando não está debatendo matérias, está debruçado sobre os livros no final de semana.

Por isso, sugerimos a contratação de uma empresa especializada em festas de formatura. A equipe que atua à frente da organização está mais do que acostumada com as situações que podem dar problemas e trabalha bem de perto para reduzir os riscos e evitar prejuízos para a galera.

E tem mais! A empresa especializada conhece todos os fornecedores e prestadores de serviço para esse tipo de evento, portanto, tem expertise para negociar descontos exclusivos para os clientes, promoções — tudo que pode gerar economia e fazer a turma pagar mais barato.

Para negociar bem os preços de produtos e serviços é preciso tempo, conhecimento da tabela praticada no mercado e também a qualidade do que estiver sendo oferecido. Como a maioria não tem disponibilidade, contar com uma empresa para isso é um custo-benefício que vai dar um resultado excelente.

Recapitulando, aderir a um fundo de formatura tem diversos benefícios, como:

  • garantia de festa bem organizada;
  • parcelamento do valor de cada formando;
  • Possibilidade de networking;
  • rolês extras;
  • comemoração com a família;
  • fotos maravilhosas;
  • recordações para sempre.

Gostou deste post? As informações e dicas serviram para você refletir e considerar a adesão ao fundo de formatura? Aproveite então para compartilhar em suas redes sociais para que os coleguinhas tenham também oportunidade de analisar os prós e contras!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário