Quais são as experiências ao participar da comissão de formatura? Confira!

10 minutos para ler

Se você acredita que participar da comissão de formatura é só festa, degustação de salgados e doces e o poder de decidir alguns detalhes da festa, você está enganado — é possível ir além e aprender muito.

Ser membro da comissão é aproveitar uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Isso porque os participantes precisam lidar com grandes responsabilidades, reuniões, compromissos e, é claro, com o sonho de vários colegas.

Pensando nisso, vamos mostrar a você as maiores habilidades desenvolvidas por um membro da comissão de formatura e como cada uma delas pode ser muito útil no futuro e exercício da profissão escolhida. Confira!

Por que participar da comissão de formatura

Essa é uma pergunta que pode ser difícil de responder se você pensar que dá trabalho, tem perrengues, vai tomar o seu tempo, você vai ter discussões tretosas com os colegas e ainda por cima talvez não tenha tempo para aquele crush dando sopa na turma ao lado.

Por outro lado, fácil ao considerar que você fará parte da organização de um dos melhores momentos da vida de qualquer formando e terá condições de fazer um networking sensacional.

Talvez tenha um crush pra chamar de seu também fazendo parte da comissão e desenvolverá muitas habilidades que serão usadas em um futuro breve. Bora conhecer algumas delas?

Organização

A comissão precisa agendar datas de reuniões (buffet, atrações, gestão de contas, convite e mais), cuidar do talão de cheques, solicitar boletos, liderar ações de arrecadação e arquivar documentos.

São muitas as responsabilidades, por isso, é essencial que o membro organize sua agenda, crie uma pasta de documentos e tenha todos os saldos e boletos elencados. Durante a carreira, muitos passarão pelo mesmo processo — e saber como funciona é um passo à frente daqueles que ainda vão aprender sobre isso.

Resiliência e paciência

Resiliência é a capacidade de se adaptar à má sorte ou às mudanças. A comissão de formatura não pode se deixar abater por qualquer problema. Mesmo nas adversidades, é preciso seguir em frente e encontrar soluções o quanto antes.

Se o buffet dos sonhos saiu mais caro que o planejado ou a atração não tem disponibilidade na data do baile, o jeito é continuar buscando soluções. Como nos contos de fadas, há sempre um pezinho de princesa para sapato perdido, ou seja, cedo ou tarde aparece aquele super buffet.

“A paciência é amarga, mas seu fruto é doce!”. Os membros precisam lidar com inadimplências, prazo de entrega de propostas e muito mais. Não dá para se abalar diante dos perrengues, afinal, o que é uma dificuldade diante de no mínimo quatro anos de luta na facu, né não?

Responsabilidade e maturidade

É a comissão que assina os cheques, cuida da conta bancária com o dinheiro de várias pessoas, contrata artistas e escolhe a comida. Todas as decisões influenciam diretamente o sonho e o dinheiro de todos.

Por isso, a responsabilidade e a maturidade precisam ser enormes, o que faz com que cada membro da comissão tenha a chance de exercitar um lado que será de extrema importância na fase adulta — não dá para ser Peter Pan a vida toda!

Gestão de pessoas

Cerca de cinco pessoas precisam lidar com as expectativas de dezenas de coleguinhas. Cada uma tem uma personalidade, um gosto e uma perspectiva das coisas, portanto, conciliar os sonhos, vontades e fazer com que toda a galera compreenda as decisões da comissão é um grande desafio.

Tem gente que vai aceitar na boa, mas tem aqueles que vão surtar, querer desistir, querer o dinheiro de volta e nessa hora o grupo deve estar mais unido do que nunca para lidar com as diferenças e passar confiança para a turma.

Gestão de conflitos

Todo fundo de formatura tem o membro mais “esquentadinho”, pronto para questionar qualquer decisão! Além disso, até mesmo dentro da comissão pode haver discordância sobre o buffet, as atrações e o salão a serem escolhidos, por exemplo.

Por isso, um membro da comissão de formatura desenvolve naturalmente o perfil conciliador ao tentar harmonizar a vontade de todos. É muito natural rolarem tretas e ser necessária uma intervenção apaziguadora, mas firme, para voltar a reinar a paz no mundo de Oz.

Gestão do tempo

Os membros da comissão de formatura também têm provas, trabalhos, estágios, academia… por isso, conciliar todos esses compromissos diários com as reuniões e decisões do fundo ensina a organizar melhor o tempo e, assim, aproveitar mais os dias.

Outro aspecto que precisa ser considerado é que, mesmo que o curso seja longo e a turma pense que ainda falta muito para o grande baile, convém manter o planejamento em dia e arrecadar grana o quanto antes. Vai que acontece imprevisto atrás de imprevisto e um enorme buraco de tempo. Tá formado o desespero e a correria!

Criatividade na comissão de formatura

Na hora de escolher a decoração, as atrações e a temática do convite, por exemplo, é preciso ter muita criatividade, considerando, inclusive, as tendências do momento, já que a modernidade favoreceu também os bailes de formatura.

empresa-de-formatura

Todo fundo de formatura quer surpreender os convidados e inovar em relação aos formandos anteriores, né? Por isso, os membros da comissão precisam sempre pensar em possibilidades diferentes e exclusivas.

Competência em eventos

Você sabia que a habilidade para organizar eventos se tornou um diferencial buscado por muitas empresas na hora de contratar um funcionário? Você pode ter essa capacidade no seu currículo se integrar a comissão de formatura.

É bacana, porque a galera da comissão pode usar essas habilidades como empregado ou até mesmo se decidir abrir a própria empresa. Nunca se sabe quando será necessário oferecer um coquetel de boas-vindas ou planejar a inauguração de uma filial, hein?

Na organização de um evento, muita coisa pode dar errado — parece até Lei de Murphy —, comprometendo seriamente o resultado. Estamos falando algo do tipo: não ter uma tomada 220V onde só dá para ligar 110V, a caixa d’água que alimenta os banheiros estar com vazamento etc.

Parece surreal, mas não é. Muitos eventos podem se tornar um verdadeiro desastre se os organizadores não se preocuparem em checar todas as instalações e o que será necessário para todos que vão trabalhar no dia — azinimigas piram de alegria se algo der errado!

Papel motivador no engajamento de pessoas

Se alguns coleguinhas da turma estiverem resistentes a participar dos eventos, alguém precisa se munir com todas as armas motivacionais para convencer a galera de que eles não são apenas importantes para arrecadar fundos, mas uma oportunidade legal de interagir as pessoas.

O poder de argumentação pode ser bem eficaz para engajar as pessoas a participar do que a comissão estiver planejando. Motivar pessoas é um dom que pode e dever ser desenvolvido, pois será muito utilizado ao longo da vida.

Maior conhecimento das questões jurídicas

A comissão terá que fechar pelo menos uns cinco contratos de prestação de serviços, incluindo o da empresa de formatura. Isso quer dizer que em cada um deles haverá cláusulas que determinam os direitos e as obrigações de ambas as partes.

Quer ocasião melhor para entender melhor as questões jurídicas e aprender sobre o que pode ou não dentro da lei? Assim, quem tiver a oportunidade de participar da elaboração de um documento desses terá uma base bem profunda para seus contratos profissionais.

A turma da comissão vai aprender sobre prazos, cancelamentos e cobrança por inadimplência. Quando alguém disser termos e nomenclaturas jurídicas, ninguém que tenha tido contato com alguns deles se sentirá mais perdido que a Alice no País das Maravilhas.

Negociação com diferentes fornecedores

A negociação permite pagar valores justos ou conseguir descontos favoráveis para a turma. São tantos fornecedores — salão, buffet, segurança, limpeza, fotografia, decoração, música, atrações — que será bem dinâmico e abrangente aprender a negociar com vários segmentos.

Para negociar bem, a comissão deve saber sobre os serviços, os preços cobrados, formas de pagamento e, sobretudo, como anda o caixa de formatura, para dialogar com o fornecedor e se manter firme no posicionamento, caso ele queira dar aquele contragolpe de xeque-mate.

Já pensou, um dia, você lá, com sua empresa precisando de alguns serviços e estar bem preparado para uma boa negociação. O fornecedor do momento ficará surpreso em encontrar alguém que sabe lutar um bom combate. Ele que lute!

Desenvolvimento das habilidades estratégicas

Vamos pensar a comissão de formatura como uma empresa, com seus departamentos, funcionários e atividades. Vamos imaginar que a festa de formatura seja um grande projeto e que a empresa precisa captar recursos para seus experimentos.

Então os gestores reúnem os funcionários, comunicam a eles a importância do projeto e o quanto eles são fundamentais para o alcance e o sucesso do objetivo. Até aí, os gestores (formandos da comissão de formatura) já exercitaram habilidades estratégicas de envolvimento.

Depois disso, será a hora de distribuir tarefas de acordo com o perfil e a disponibilidade e dizer a todos que cada um deve se dedicar ao máximo para corresponder da melhor forma possível. Olha a liderança aí, dando o ar da graça e direcionando as potencialidades.

A cada etapa vencida, cada pré-formatura bem organizada, cada centavo contabilizado no caixa será um ganho estratégico, possível de se ver por meio da execução e conclusão daquilo que foi planejado.

Grandes líderes e gestores à frente de empresas de sucesso começaram ainda na facu a desenvolver seu talento para transformar pessoas, lugares e projetos em algo grande, digno de palmas — quando ao final do baile tudo mundo vier abraçar a galera da comissão agradecendo pela realização do sonho, vocês vão entender porque vale tanto participar como membro.

Viu como são muitas as vantagens de participar da comissão de formatura? O melhor de tudo é que essas habilidades são muito cotadas pelas empresas na hora de contratar um estagiário e/ou um funcionário. Já pensou sair da comissão direto para um processo trainee?

Como é a sua experiência ao participar da comissão de formatura? Conta pra gente como tem sido a sua jornada e o que você tem aprendido depois de abraçar essa baita responsa. Compartilhe conosco, estamos mega interessados!

Posts relacionados

Deixe um comentário