Aprenda como conseguir um estágio ideal para você

Tempo de leitura: 7 minutos

Conseguir um estágio enquanto ainda está na faculdade é a melhor forma de aplicar, na prática, toda a teoria vista em sala de aula. Além de cumprir a carga horária obrigatória, se você tiver um bom desempenho estará a um passo de ser efetivado na empresa.

Já pensou? Mal pegar o diploma e já conquistar o primeiro emprego? Acontece que, como você, vários dos coleguinhas da sua e de outras turmas estão desejando o mesmo.

Neste post, além de contar com dicas preciosas de como se dar bem na hora de procurar uma vaga de estágio, você vai também saber sobre a lei que rege a categoria e compreender as atribuições da função dentro de uma empresa. Boa leitura!

Como funciona a lei do estágio?

Datada de 25 de setembro de 2008, a lei de nº 11.788 é a que rege todas as normas para que o estágio seja cumprido direitinho. O programa é definido de acordo com a necessidade do curso para desenvolver as habilidades e os conhecimentos que se deve ter para exercer uma determinada profissão.

O estágio precisa ser supervisionado para que você não se sinta perdido dentro da empresa ou executando tarefas nada a ver — sim, algumas empresas, infelizmente, usam os estagiários para cumprir tarefas de funcionários.

O estágio pode ser obrigatório ou não e o que determina é a grade curricular do curso, como uma exigência para a formatura. Se você achar válido ganhar uma experiência antes de encarar o mercado de trabalho, mesmo que em seu curso não seja obrigatório, mergulhe de cabeça nessa vibe.

A empresa criará um vínculo com você que não é igual ao de CLT dos funcionários, mas há um termo de compromisso triangular com o estudante, que no caso será você, e a faculdade em que você estuda.

Dentro desse termo você terá direito a um seguro de acidentes pessoais, um orientador ou supervisor (um mentor para chamar de seu) pelo prazo máximo de dois anos. Depois disso, só a contratação meixxxmo.

Quais são as atribuições do estagiário dentro da empresa?

Antes de tudo, você precisa compreender que o estágio é importante na transição entre a faculdade e o emprego. Vamos combinar que você não tem aqueeele conhecimento para aceitar uma vaga de alta complexidade logo de cara, né?

Você precisa dar uma turbinada antes nas habilidades para assumir responsabilidades dentro de uma empresa. O estágio vai criar a oportunidade de a empresa observar tudo que você pode oferecer, mas, esse é um processo que pode ser calmo e transparente usando o período do estágio para isso.

No programa de estágio a empresa vai designar você para funções que tenham a ver com seu curso e sua formação. O intuito é verificar a adequação do perfil — se você for um estagiário com dificuldades de concentração, por exemplo, dificilmente conseguirá executar uma tarefa que exija essa característica.

É por isso que a supervisão do estágio realiza um acompanhamento de perto e auxilia melhor no seu desempenho. No entanto, você também precisa fazer a sua parte e empenhar-se para aprender tudo que for ensinado.

Como conseguir um estágio ideal?

Se houvesse uma receitinha mágica, todos os universitários achariam fácil o caminho do estágio. É fato que poucos prestam atenção aos detalhes e se jogam na oportunidade sem o mínimo preparo.

Como você parece muito a fim de se destacar e conseguir o estágio dos sonhos em uma empresa top das galáxias, fique de olho nas dicas que trouxemos a seguir. É só dar uma atenção especial a cada uma delas e suas chances são beeem bacanas. Saca só!

Foco

Para conseguir um estágio interessante, primeiro você precisa traçar um plano com objetivos e foco no que deseja aprender ao longo da estadia. Isso vale para determinar em que área ou atividade você deseja se tornar mais especialista dentro do curso.

Mesmo em um universo corporativo com tendências generalistas, você precisa ser melhor em algo, sabe? O estágio permite desenvolver determinadas capacidades e você só precisa desse norte e saber escolher bem o estágio que vai fazer.

Escolha a empresa

Quando você for participar da entrevista para uma vaga de estágio, a empresa poderá ou não escolher você, certo? Sim. Mas é certo que você também selecionará a empresa antes de partir para a entrevista.

Como já dissemos, o estágio é a principal oportunidade de desenvolvimento profissional e se não há na empresa um programa legal que possibilite seu crescimento, você concorda que não faz muito sentindo o programa?

Busque por empresas que tenham a política de estágio bem estabelecida e que tenham o costume, inclusive, de aproveitar os perfis que mais bem se adequam ao formato do negócio.

E quando chegar o dia da entrevista, não deixe de conferir algumas informações gerais previamente. Não vá pagar o mico de ficar sem responder ao recrutador que perguntar “o que você sabe sobre a nossa empresa”? Cara de paisagem não ajuda a ser contratado.

Mande bem no português

O processo seletivo para estágio é diferente do que é realizado para emprego, pois, o recrutador sabe que o candidato ao estágio não é um especialista ainda. Logo, as dinâmicas e testes são mais teóricos.

Pode ser que você tenha que produzir uma redação e textos explicativos, ou, ainda, tenha que organizar as ideias e apresentar aos demais candidatos, por exemplo. A dica da vez é: cuidado com as escorregadas no português.

Nada mais triste que encontrar um candidato promissor que comete deslizes como “mais em vez de mas”, “por causa que em vez de porque”, entre outros. Sem contar os erros básicos de concordância e fluência verbal que são difíceis de digerir.

Segredinho para falar e escrever bem: leia muiiiiiito. A leitura aumenta o vocabulário, deixa você com aquele ar de intelectual e promove uma melhora genuína no modo de agir e falar, o que encanta o coração de qualquer recrutador.

Não minta no currículo

Uma coisa que você precisa saber é que recrutadores são meio bruxos e captam no ar quando um candidato está mentindo ou tentando vender um peixe mais graúdo do que pescou, por isso, jamais minta no currículo.

Se você está em um X período da faculdade, não passou ainda pelo primeiro emprego e está em busca de um estágio, não há necessidade de mentir sobre o que quer que seja. O recrutador e a empresa que ele representa sabem que você é um talento em formação.

Para finalizar, lembre-se de que estágios devem ser entendidos como o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso e que você pode se beneficiar de diversas maneiras. Veja!

  • é uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades e competências;
  • seu talento será percebido;
  • você vai aprender o que é relacionamento interpessoal;
  • em determinadas empresas a chance de ser contratado depois do estágio são bem grandes;
  • o estágio possibilita a efetivação, mais do que se você enviasse o currículo, aleatoriamente, para uma vaga.

E aí, preparado para iniciar as pesquisas e conseguir uma vaga de estágio ideal para as suas expectativas?

Se você curtiu conhecer sobre as atribuições de um estagiário e todas as dicas para conseguir um estágio ideal, vai gostar de acompanhar as nossas atualizações, pois, sempre postamos conteúdos maravigolds: estamos no Facebook, no Instagram e também no YouTube!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *