5 dicas imperdíveis de como se preparar para a semana de provas

Tempo de leitura: 6 minutos

Já vai começar a semana de provas e você sente que não sabe quase nada? Calmaê, pois a maioria dos estudantes se sente da mesma forma. Tá todo mundo junto nessa! Parece que o mundo vai desabar e o coração fugir em disparada para outro canto do planeta saindo pela boca, né non? Quem nunca…

O estado de ansiedade é normal, mas você precisa ficar relax para não dar aquele branco na hora das provas. Muitas vezes o aluno manja muito dos paranauê, se prepara por horas a fio e acaba levando a pior por conta desse desespero que invade a alma.

O objetivo deste post é ajudar as suas unhas. Sério! Imaginando que as coitadas nem existam mais e precisam de uma chance de vida é que trouxemos 5 dicas imperdíveis de como você pode se preparar bem e de boas para as provas da semana!

Saiba sobre a importância de criar uma rotina de estudos

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente aonde quer chegar e os resultados que deseja alcançar. Fala sério! Ter que ir todos os dias para a escola, passar horas sentado, ouvindo o professor ou participando de atividades e depois tirar nota ruim na prova? Nem rola.

Para começo de conversa, a prova deve ser encarada apenas como um complemento de tudo que você viu em sala de aula ao longo de um período. Se está batendo essa bad de insegurança vale a pergunta — será que você se preparou direito?

Fica a dica para as próximas provas, mas, por ora, vamos resolver as questões que afligem o agora. Você estará bem encrencado se não conseguir pelo menos um terço do equilíbrio mental do mestre Yoda.

5 dicas simples e imperdíveis de como se organizar para a semana de provas

Calmaê porque é só uma semaninha e você não vai morrer por isso. Parece que sim, só que não. Existem diversas maneiras de você superar esse momento de expectativa que antecede a semana de provas sem entrar em pânico.

Você pode até ser aquela pessoinha rolezeira e bem ativa nas redes sociais, mas abrir mão disso por um tempinho para estudar é essencial para quem deseja uma carreira bem-sucedida.

Quer ficar de boa com os professores, com as suas notas e também com a sua consciência (é ela quem será sua dupla na prova)? Então se liga nessas 5 dias de como se preparar para a semana de provas sem dor e sem fadiga.

1. Organize-se

Lembra quando sua mãe entrava no quarto e dava aquele ataque dizendo que estava tudo uma bagunça — será que ela ainda faz isso? — e que precisava de organização? Então, você tinha que guardar todos os brinquedos, esticar o lençol para dar aquela sensação de tudo direitinho no lugar, certo?

É a mesma coisa na hora de estudar para a prova. A diferença é que seus brinquedos agora são fórmulas, vírgulas, cronologias etc. A organização é mental e é preciso ordenar na mente as etapas do que vai ser estudado para só depois montar uma estrutura pra estudos.

2. Montar um cronograma de estudos

Na sequência da organização, engate logo um cronograma que é para não perder tempo e ficar o tempo todo se perguntando por onde começar. Já sabe a data das provas? Você tem dois caminhos: ou estuda de acordo com cada prova, ou de acordo com a dificuldade das disciplinas.

Por exemplo, se o conteúdo de uma matéria estiver dominado, dedique parte do cronograma apenas para a revisão e separe um tempo maior para aquelas mais difíceis ou que você está sofrendo para absorver. Tem sempre uma que é mais complexa e a gente fica pistola por não aprender.

3. Anote dados à mão

Não, por favor, não faça essa cara de preguiça! A gente sabe que você quase não sabe mais o que é um lápis ou uma caneta. A geração da tecnologia gosta mesmo é de digitar no celular, a gente sabe, mas escrever à mão ainda é a velha e boa técnica da memorização.

Além de dar aquela resgatada nos tempos em que você usava caderno de caligrafia para melhorar a letra, cada palavra escrita faz conexão dentro do cérebro e ajuda a fixar melhor as matérias.

4. Escolha bem o ambiente de estudos

Utilizar o celular ou o computador para estudar é muito válido, mas tome cuidado com as armadilhas da internet e as cutucadas dazamigas para você ir correndo no Instagram ver a nova postagem do crush.

Cai nessa não! Seu futuro bate à porta por meio dos estudos e você deve se sentir privilegiado por ter a oportunidade de vislumbrar uma carreira. Abrir mão por algumas horas do contatinho e com o mundo lá fora faz toda a diferença na hora de resolver uma questão da prova.

Escolha um ambiente tranquilo, sem interferências e de preferência deixe o celular em outro cômodo que é para você vencer a tentação de dar uma espiada no que tá acontecendo na web — força, foco e fé, mon amour!

5. Faça revisões das matérias

Se a dica de escrever à mão não funcionar para memorizar o conteúdo das matérias, chega junto na revisão. Faça um resumão de cada disciplina e repasse cada uma delas lembrando da fala aqui e outra ali do professor.

Uma dica bacana que talvez sirva para você é revisar as disciplinas, os elementos chave, tipo, se estiver estudando sobre a Guerra dos Emboabas tente estabelecer o ponto focal do contexto e gire em torno dele para sempre fixar a maior quantidade de informações possível.

Outra possibilidade bacana é estudar com gravação se sua memória auditiva foi mais acentuada. Narre os fatos para si mesmo e reproduza mais tarde voltando sempre que necessário a um trecho de dúvidas. Vai que você descobre que tem voz de locutor e ganha uma grana extra em uns freelas por aí?

Uma técnica legal e interativa é escolher as músicas do core e criar paródias em cima delas com o conteúdo das matérias. Mantenha a melodia e que tal uns versos harmonizando o seno, o cosseno, a tangente e a hipotenusa? Talvez role até de shippar os casaizinhos!

A vida de universitário não é fácil e os perrengues vão acontecer sempre. O bacana disso é saber que existem infinitas oportunidades no mercado de trabalho e tudo vai depender de como você se prepara para elas — que seja então com a responsabilidade de quem não deseja menos do que a lacração para a vida inteira.

E se você gostou deste post com as 5 dicas imperdíveis de como se preparar para a semana de provas, saiba que existe vida além facu e que é possível conciliar lazer e vida acadêmica. Dá um confere nesse conteúdo para saber mais sobre essa notícia bafo!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *