Primeiro dia de aula: saiba o que levar e como se sair bem

Tempo de leitura: 6 minutos

O primeiro dia de aula na faculdade está causando em você a sensação de que tem borboletas no seu estômago? Caaaaalma! É cabuloso mesmo, mas quem sempre nunca? Parece simples: chegar, ocupar uma cadeira, dar um sorrisinho amarelo e abrir o livro na página que o professor mandar. Só que não é bem assim que funciona.

O primeiro dia de aula geralmente é um momento de ansiedade, adrenalina cortando na alta e reconhecimento de um novo terreno. Levará um tempo até cair a ficha da galera de que essa será a rotina de longo tempo.

Você está chegando agora e é beeem normal não fazer amizades forever na simples troca de um olhar. Mas relaxa: entendemos você e vamos dar umas dicas federais neste post de como você pode se sair bem logo de cara! Continue acompanhando para conferir!

Como causar uma boa impressão já no primeiro dia de aula?

Você vai perceber que o universo da faculdade é um pouco diferente do que você está acostumado na escola. Digo isso porque a independência é mais explorada na facu, sabe? É como um preparo para a fase adulta e profissional, tempo em que cada um tem que se esforçar para ganhar as estrelinhas.

A primeira coisa que você tem que pensar é: estou prestes a vivenciar uma das melhores fases da vida. Sério! A faculdade tem uma vibe diferente. Assim que passar a fase inicial das apresentações, vão rolar contatinhos, rolês mega interessantes e ótimos momentos de lazer.

É comum os professores logo de cara quererem conhecer um pouco dos seus alunos: nome, idade, motivo de escolha do curso e planejamento de carreira são algumas das perguntas que rolam.

Já no primeiro dia, apresente-se com firmeza — mesmo que dos pés até o último fio de cabelo você sinta o contrário: tremendo feito gelatina. Tome isso como uma preparação para as várias apresentações de trabalhos ao longo dos próximos anos. É perrengue atrás de perrengue, colega!

Ninguém precisa saber disso, e seu posicionamento deve causar uma boa impressão e ganhar o respeito da turma toda. Se você decidir, por exemplo, participar da comissão de formatura, já vai ter conquistado uma certa autoridade para assumir o cargo.

O que vestir?

Vale dizer que, antes mesmo de entrar para a sala de aula, você vai percorrer os corredores do campus e se deparar com os mais diversos tipos de pessoas, entre calouros e veteranos. Dependendo dos cursos que a instituição oferecer, você certamente verá o pessoal trajando modelitos bem diferentes.

Por que estou dizendo isso? Para você desencanar e vestir-se de uma forma que seja confortável e represente a sua essência. Há uma personalidade que você precisa explorar e seu look vai dizer muito a que veio.

Por exemplo: se escolheu cursar Direito, pode não ser muito legal ir para a faculdade de chinelo Havaianas sabendo que, ao formar, as roupas e os calçados sociais serão amigos inseparáveis. Mas se for estudar Arte, por exemplo, você poderá sentir mais liberdade para usar um figurino mais despojado e colorido.

Logo, o que vestir vai ao encontro dos seus objetivos de carreira e como deseja ser visto dentro da faculdade e dos grupos de estudos — por colegas e professores, inclusive.

É normal ter essa preocupação com o que vestir, afinal, foram tantos anos usando uniforme escolar que você nem vai saber direito o que é sentar em uma sala de aula com roupas “normais”, não é mesmo? Então, por favor, não seja poser: vai dar ruim quando você não souber nem como sentar na cadeira.

O que levar?

Tudo bem que você provavelmente já teve acesso ao conteúdo programático de, pelo menos, o primeiro semestre. Só que não conhece ainda os professores e suas metodologias. Então, leve apenas um pedaço de papel bloquinho e uma caneta para fazer anotações relevantes.

Você terá tempo de sobra para leitura, pesquisas e anotações ao longo do curso inteiro. Tanto que em algum momento pedirá, ainda que em pensamento, “morto com farofa”, para voltar ao momento relax do primeiro dia.

O material vai depender do seu curso, e isso você pode deixar para depois. Na faculdade, é normal fazer muitos trabalhos em grupo e alguns materiais serem compartilhados entre a galera. Leve, essencialmente, disposição e muita vontade de aprender.

Como é o primeiro dia de aula, por precaução, leve lanchinho. Até você saber, de fato, como funcionam os intervalos e o que tem para comer dentro das dependências da faculdade, é importante ter na bolsa uma fruta ou uma barrinha de cereal.

Ninguém merece passar no mínimo 4 horas com o estômago roncando. Não há borboleta que dê jeito!

Com o que você deve de fato se preocupar?

Antes de iniciar na faculdade, geralmente, há uma expectativa bacana de passar por situações inusitadas, como as que vemos nos filmes, mas, hellooo, a faculdade de verdade é punk, tá? Se ninguém te contou, dependendo do curso escolhido, você pode passar muiiitas horas sobre livros ou tubos de ensaios tentado descobrir enigmas para as tretas apresentadas pelos professores.

Ao chegar ao campus, passeie pela estrutura e se certifique de que a instituição tem recursos disponíveis para auxiliar na sua formação. Laboratórios, salas de aulas e auditórios são estruturas que fazer muita diferença.

Outro ponto fundamental de atenção: cola nos professores, afinal, eles são os mestres, poxa! Ninguém melhor do que eles para conduzir você pelos caminhos de um bom conhecimento. Ter contato com as pessoas e fazer amigos é bom. Dar uns rolezinhos cazamigas da facu é ótimo, mas lembre-se de que seu objetivo é se formar com gabarito para fazer jus ao diploma que vai receber.

Por último, uma dica essencial: divirta-se! A faculdade é coisa séria, claro, mas pegue leve para desfrutar de cada momento como se fosse único, porque realmente é. Os grupinhos universitários se formam de uma maneira natural e instintiva. Sinta a vibe da galera e se joga. Você, com certeza, encontrará um ninho quentinho para se aconchegar.

Você gostou deste texto sobre o primeiro dia de aula na faculdade? Percebeu que nem tem tanta treta assim? Para ajudar mais um pouco a fortalecer o que falamos por aqui, não deixe de ler nosso guia de sobrevivência para o calouro e continuar firme no propósito de se preparar para ser um profissional top das galáxias no futuro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *