Entenda agora mesmo como lidar com o primeiro ano de faculdade

Tempo de leitura: 5 minutos

Ano novo, vida nova! Não estamos falando do Réveillon, mas do tão esperado primeiro ano de faculdade que traz junto um universo completamente diferente e muitas perguntas ainda sem respostas.

Como será? Quem são os professores? Será que os novos coleguinhas são legais? Onde tem lanche? (sim, universitários estão sempre com fome) — as descobertas vão acontecendo de forma gradativa, mas o importante mesmo é pensar em ter sucesso no curso escolhido.

Neste post vamos falar das novas experiências e histórias que o período de curso vai proporcionar. O primeiro ano de faculdade é de exploração e reconhecimento, por isso, trouxemos algumas dicas de como lidar com esse momento! Confira!

Os desafios do primeiro ano de faculdade

Quando você ainda estava na escola, possivelmente ficava se perguntando como seria quando chegasse à universidade. Agora é real e você está ai, lidando com muitas novidades ao mesmo tempo.

Algumas coisas vão superar as suas expectativas; outras, nem tanto, e você vai dizer “ahhh, é só isso?”, mas bom mesmo é manter o entusiasmo, pois o primeiro ano de faculdade é só o começo de uma incrível jornada.

Você não precisa querer viver tudo de uma vez — aprecie com moderação e lembre-se de que a faculdade é, acima de tudo, o lugar de aprender o máximo possível para aplicar no futuro em uma carreira bem-sucedida.

Dicas para se adaptar bem logo no primeiro ano

Ser calouro é tudibão — você vai se pegar sorrindo, dando tchauzinho de miss pelos corredores, a adrenalina cortando na alta e uma vontade de sair gritando: EU TÔ NA FACULDADE!!! HUHUUU

É assim mesmo e a gente fica in love com esse momento novo de vida, em que nos tornamos mais independentes e transitamos entre a juventude e a vida adulta.

Não se preocupe, porque já deu tudo certo e para ficar melhor ainda é só contar com essas dicas preciosas e passar sambando pelo primeiro ano de faculdade.

Mantenha equilíbrio entre festas e estudos

Se você ouviu dizer que o mundo universitário é de pura curtição e festas, esqueça! Os rolês acontecem, mas quem pretende ter uma carreira e ser referência na profissão precisa se dedicar aos estudos e deixar as festinhas para os momentos específicos.

Equilíbrio é tudo e não será diferente em relação à vida universitária. Você vai perceber que é fundamental administrar o tempo e deixar o bate-papo com as migas e as atualizações das tretas nas redes sociais para os fins de semana.

Faça network

Quanto mais pessoas você conhecer, mais rapidamente vai aumentar o seu ciclo de relacionamento dentro da faculdade. Isso é bom para uma boa adaptação e também para já vislumbrar um estágio ou emprego no futuro.

É muito importante conservar as velhas amizades, mas conhecer gente nova, que esteja na mesma vibe de estudos que a sua, vai ajudar na hora de fazer um trabalho ou arrecadar fundos para a formatura.

Você não precisa se tornar alguém famosinho na facul, mas se relacionar bem — com os professores, coordenadores de curso, funcionários, colegas calouros ou veteranos, da sua turma ou de outras, do mesmo curso que o sou ou nada a ver — pode fazer você se destacar e ter oportunidades.

Se prepare para os estudos

Na faculdade, primeiramente vem a obrigação e só depois a diversão. Isso quer dizer que você deve se preparar para estudar muito e aprender sobre a profissão. Só quem se dedica de verdade consegue absorver todo o conteúdo das matérias.

Participe ativamente das aulas e de todos os projetos propostos pela faculdade, mesmo como voluntário. A metodologia e o cronograma de estudos da facul são bem diferentes da escola, por isso, se você não se preparar, vai demorar a entrar no ritmo e vai perder conteúdo.

Comece a planejar a festa de formatura

Mas não é cedo? Que nada! Você não tem ideia da trabalheira e dos gastos de uma festa de formatura. Bote pilha na galera e comece logo os preparativos, inclusive montando uma comissão de formatura engajada.

São muitos os detalhes de uma festa de formatura — alugar espaço, contratar fornecedores, escolher uma boa empresa para dar suporte, escolher a data, definir a decoração, fechar serviços.

Já organizou uma festa para muitas pessoas? Acrescente aí a vontade e a opinião de, pelo menos, umas vinte e cinco pessoas. Agora, imagine que, desde o primeiro semestre, você vai dividir essa preparação com azamigas, o crush, a família e as dificultosas provas de fim de período.

Não é moleza, mas não criemos pânico. É só chamar a turma na responsa e dividir as tarefas entre todos. Assim, ninguém fica sobrecarregado e vai rolar uma emoção danada quando chegar o grande dia — uma festa com momentos incríveis e inesquecíveis.

Organize grupos para as matérias mais desafiadoras

Se você achou difícil assimilar que em um triângulo retângulo a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, espere só para conhecer algumas disciplinas e suas regrinhas básicas. Vai bater saudade do prof rabugento de Matemática!

Dependendo do curso que você escolher, se prepare para matérias muito difíceis, mesmo no primeiro ano de faculdade. A vida acadêmica é punk e não dá para vacilar. Se surgirem disciplinas cabulosas, forme logo um grupo de estudos para dominar as tretas.

Os grupos são excelentes para repassar as aulas ou resolver novamente aquelas questões de cálculos que deram mó dor de cabeça. Algumas teorias valem ser discutidas e analisadas com um pouco mais de profundidade, o que nem sempre dá tempo em uma aula de cinquenta minutos.

Não se preocupe, pois o primeiro ano de faculdade não é esse bicho de sete cabeças que muita gente faz parecer. Só é diferente e exigirá mais de você por desenvolver não apenas a base da sua educação, mas um profissional pronto a enfrentar um mercado competitivo e muito seletivo.

Curtiu este post, mas ainda está cismado com esse universo novo e tão diferente? Leia agora mesmo como lidar com a ansiedade na faculdade e a importância de cuidar para que esse sentimento não atrapalhe o seu desempenho ou capacidade de aprendizado!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *