6 dicas para você se tornar um destaque acadêmico na faculdade

Tempo de leitura: 7 minutos

Quem quer ter uma grande carreira profissional precisa entrar na faculdade com foco em ser um destaque acadêmico. Geralmente a gente pensa que o caminho rumo ao sucesso só começa depois da formatura, porém, o ideal é colocar esse plano em prática já durante o curso, sabia?

Não adianta muito ser um super nerd e tirar notas boas, mas não buscar formas de se diferenciar do resto da turma e mostrar por que você será um ótimo profissional no futuro.

Portanto, jovem Padawan, é preciso ter sabedoria para aproveitar as melhores oportunidades e se destacar na universidade. Se você quer saber como fazer isso, confira essas dicas!

1. Participar ativamente das aulas

Comparecer às aulas, prestar atenção ao que o professor diz e fazer todos os trabalhos com qualidade é o padrão, ou como diriam seus pais, “nada mais do que sua obrigação”. Por isso, quem deseja ser um destaque acadêmico, precisa ir além.

Sabe aquelas piadinhas sobre os alunos que ficam fazendo muitas perguntas e “atrapalhando” a aula? Então, ignore todas! A participação é muito importante durante o curso, principalmente para se mostrar interessado no conteúdo e não ficar com dúvidas durante a aula.

Então, aproveite os horários de aula para participar ativamente, respondendo questionamentos dos professores e esclarecendo eventuais dúvidas sobre o conteúdo. De quebra, você adianta os estudos e ficará bem mais tranquilo nas semanas de provas — quem sabe, sobra até mais tempo pra relaxar um pouco ou curtir com a turma.

Aqui, o segredo é pensar na relevância dos comentários e questionamentos, afinal, essa participação na aula deve ser construtiva. Nada de fazer perguntas só para que o professor note a sua presença em sala, combinado?

Além de aumentar o seu aprendizado por ser ativo nas aulas, os professores também vão reparar que você tem mesmo interesse na disciplina, independentemente das suas notas.

2. Tenha uma boa relação com os professores

Muitos estudantes enxergam os professores como rivais. Tudo bem que tirar aquela nota baixa ou ter um trabalho gigante para fazer bem naquele fim de semana que você tinha uma viagem maravilhosa marcada é chato, mas a culpa não é do professor.

Lembre-se de que a faculdade é um momento importante para desenvolver habilidades e o senso de responsabilidade. Pense nos professores como futuros parceiros profissionais e desenvolva um bom relacionamento com eles — o networking é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da carreira.

Aproveite as aulas e os intervalos para mostrar seu interesse e tirar dúvidas quando for pertinente. E se o professor for participativo nas festas da turma, por que não unir o útil ao agradável para cultivar essa relação? Aproveite a presença dele para tomar bons drinks e se aproximar! Mas não adianta forçar a amizade, para não parecer oportunista nem ser inconveniente, ou pior: o típico puxa-saco.

3. Realize atividades extracurriculares

Sabe o que tem de sobra na faculdade? Atividades extracurriculares (rolês também, mas o foco aqui é o destaque acadêmico)! Projetos de iniciação científica, empresa júnior, atléticas universitárias, núcleos de prática e estágios, mesmo que sejam voluntários, são ótimas oportunidades para aliar a teoria à prática e potencializar o seu aprendizado.

Em muitos casos, é possível descolar bolsas de estudo ou ajudas de custo para exercer essas atividades. Assim, você tem aquela força no orçamento para pagar todos os xerox da faculdade, garantir a balada do findi ou engordar o cofrinho pras férias!

Além disso, todas essas atividades podem ser acrescentadas no currículo e servem para dar aquela turbinada nas suas qualificações. Assim, você não terá aquele famoso problema de “não ter experiência” durante a entrevista de emprego.

4. Estude com antecedência

Lembra dos seus tempos áureos de colégio, em que você estudava para a prova somente na semana (ou no dia anterior) e se dava bem? Pois então, pode esquecer essa moleza! Durante a faculdade, a rotina é mais parecida com a de preparação para o ENEM ou para o vestibular: organize um cronograma de estudos e se dedique todos os dias.

Ao contrário do que acontece na escola, as matérias não vêm condensadas em apostilas e livros didáticos (bons tempos!), o que exige que você faça pesquisas e aprenda a frequentar a biblioteca para uma nova atividade: o empréstimo de materiais acadêmicos.

Não precisa abandonar as histórias clássicas e as séries do momento, mas agora o objetivo é pesquisar o conteúdo e aprender o máximo sobre cada matéria do curso. Portanto, nada de negligenciar os estudos e focar demais nas baladas. A faculdade é um ótimo período para se divertir, mas não se esqueça das suas metas profissionais.

Outra dica importante é estudar os conteúdos antes da aula: assim, você já chega afiado para responder os questionamentos do professor e identifica eventuais dúvidas com antecedência, aproveita a aula para esclarecer. Como bônus, você demonstra a sua dedicação ao curso.

5. Escreva e publique artigos científicos

Uma ótima forma de conseguir reconhecimento e destaque acadêmico é ter artigos científicos publicados. São trabalhos escritos sobre determinados temas que tenham relevância para o curso, com resultados de discussões e pesquisas, ou estudos sobre esses assuntos.

Sim! A ideia é fazer um trabalho que não vale nota mesmo — e não, provavelmente, não será usado na faculdade. Pode até parecer loucura, mas essa é uma dica de ouro!

Após elaborar o trabalho, você envia para revistas científicas relacionadas ao assunto para tentar a aprovação. Já pensou encontrar seu nome nas referências bibliográficas dos trabalhos de outros alunos ou, até mesmo, em outras publicações? É para inflar o ego e morrer de orgulho!

Vale lembrar que as publicações podem valer pontos em concursos públicos e também são considerados na avaliação do currículo para mestrado e doutorado. Então, que tal se organizar para conseguir uma publicação e sair na frente da concorrência? Para ajudar, você pode pedir conselho ou apoio de um professor!

6. Prepare-se para apresentar bons trabalhos

Os trabalhos com apresentação para a turma, individuais ou em grupo, são extremamente comuns durante o curso e ótimas oportunidades para quem deseja ter destaque acadêmico.

Então, mesmo que essa não seja a atividade mais divertida para o fim de semana, invista seu tempo para desenvolver um trabalho de qualidade e ensaiar as apresentações. Faça pesquisas e prepare-se para responder as dúvidas dos colegas e do professor. Depois de tudo pronto, você tira o atraso em relação aos episódios perdidos da sua série e dá atenção ao crush.

Com certeza, as horas dedicadas ao desenvolvimento dos trabalhos garantirão conhecimentos importantes para a vida e trarão ótimos resultados para a apresentação. Quem sabe, essa não é sua chance de mostrar ao professor o seu potencial e fechar uma ótima parceria para publicar artigos ou conseguir uma vaga de estágio?

Aplicando essas dicas no seu dia a dia durante a faculdade, você conseguirá o destaque acadêmico que procura. Assim, você sairá da festa de formatura rumo ao sucesso na vida profissional.

Gostou dessas dicas? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações com outros conteúdos topíssimos: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *