Como fazer um bom gerenciamento de tempo para os estudos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Agora que você, certamente, já se recuperou da ressaca moral por ter “enfiado o pé na jaca” durante as festanças do final de ano é hora de se preparar para mais uma rotina de estudos, e a pauta da vez é ajudar você a fazer um bom gerenciamento de tempo.

É cultural dizer que o ano de verdade só começa depois do Carnaval e que por isso não é preciso sofrer por antecedência. Não entre nessa se você tem visão de futuro e quer realmente formar com cinco estrelinhas.

O objetivo deste texto é dizer para você que se dedicar ao conhecimento é muito bom, mas que é preciso administrar com sabedoria o tempo destinado aos estudos e ao lazer, para dar aquela equilibrada e não surtar no meio do caminho. Prepare a ampulheta!

Por que é tão importante fazer gestão do tempo para os estudos?

Você já viu a reação de uma barata depois de receber uma carga forte de inseticida? A coitada fica tontinha e completamente desnorteada. Daí é que surgiu o termo “barata tonta”, e é exatamente como a gente fica quando não tem um planejamento ou não administra bem o tempo.

Até o cérebro pegar no tranco, metade do dia já foi e se você não ficar esperto vai amargar uma nota desastrosa na prova daquele professor que adora encontrar motivos para tirar uns pontinhos.

Maaaas, como tudo na vida tem dois pesos e duas medidas, cuidado para não exagerar na dose. A importância de gerenciar melhor o tempo se dá justamente porque o cérebro humano tem uma capacidade limitada de absorção de conteúdo por vez, sem dar tilti.

Não vai adiantar você passar o dia inteiro estudando, sem uma pausa para descansar a mente. É fundamental algum momento de lazer, de conversa “casamigas” ou um contatinho com o crush para aliviar a pressão.

Dividir o tempo entre estudos e lazer vai ajudar a entender melhor aquela fórmula que mais parece os enigmas indecifráveis dos livros de Dan Brown, ou saber a ordem cronológica das guerras ocorridas no mundo e no Brasil, para não cometer as gafes que vemos divulgadas na internet.

Quais são as melhores estratégias de gerenciamento do tempo?

A dedicação aos estudos determina os resultados, mas requer qualidade e não necessariamente quantidade. Não adianta você entrar em desespero e desejar ter mais 24h no seu dia, se não fez um bom aproveitamento das horas normais.

Sem um bom gerenciamento de tempo, o dia pode ter 48h e você ainda assim não cumprirá metade do que tem programado dentro da rotina. E outra, se os coleguinhas conseguem no mesmo prazo, hellooo, você também conseguirá.

Quer umas dicas topzeiras para adotar como estratégias a partir de agora? É só dar uma organizada nas ideias, no quarto — sim, porque um quarto desorganizado é um baita convite a entrar na vibe e voltar para a cama — e criar uma rotina sem exageros. Saca só!

Elabore uma lista de prioridades

A produtividade é o reflexo de um bom gerenciamento de tempo. Se você tem uma atividade importante para entregar logo mais na aula ou aquela prova cabulosa, nada de passar muito tempo nas redes sociais ou rendendo “casamigas” sobre o bafo do fim de semana.

A listinha de prioridades ajuda na concentração sobre o que realmente é importante e necessário. Com ela, você vai conseguir estruturar melhor o seu dia e adequar os conteúdos que precisam ser estudados, sem deixar de fazer um social — afinal, existe vida além-escola e muitos rolês são imperdíveis, inclusive!

Organize as atividades

Esse é outro ponto que você precisa gerenciar bem. De nada vai adiantar elaborar uma lista de prioridades se você não organizar o que precisa ser feito. É normal dar mais atenção às disciplinas queridas e deixar de lado aquelas chatinhas e cansativas.

Você conhece a Técnica Pomodoro? Não? Então, explicarei para você como funciona, porque ela é simplesmente mara e pode ajudar você nessa jornada: no final dos anos 80 um italiano chamado Francesco Cirillo desenvolveu o método dividido em blocos.

Cada bloco, chamado de pomodoro, tem um tempo de 25 minutos de duração que devem ser dedicados a uma atividade programada, com intervalos de 5 minutos, cada. Ao final dos quatro blocos deve haver uma pausa de 30 minutos.

Assim, o tempo será mais bem utilizado e gerenciado. Não parece bom? Essa é apenas uma sugestão e você deve encontrar um método que se aplique à sua forma de estudar e fixar conteúdo.

Há quem goste de estudar com música ou durante a madrugada, mas, lembre-se o quão importante são as boas horas de sono e o descanso mental para aguentar o pancadão da escola.

Ah! Quando estiver em sala de aula ou estudando, deixe de lado o celular e aquela vontade louca de dar uma conferida no que anda rolando nas redes sociais. O mesmo vale para quando estiver na balada — esqueça aquela vozinha dizendo “preste atenção porque isso vai cair na prova” e se joga baby!

Use agenda

Tudo bem que você pode ter uma memória de elefante, mas por que forçar a barra se é possível manter tudo anotado? A agenda é uma ferramenta muito eficiente para auxiliar na marcação das datas de provas e apresentação de trabalho, garantindo que você não perca o prazo das atividades.

À medida que os agendamentos forem surgindo, anote e faça observações sobre referências bibliográficas, estilo de apresentação, conteúdo programático, sinalizando o que for mais importante.

Consulte a agenda semanalmente para certificar-se de que não está esquecendo alguma data importante. Deixe a memória livre para guardar mais conteúdos sem o estresse de ter que se lembrar de tudo que precisa ser produzido.

Se você aprender a fazer um bom gerenciamento do tempo ainda na escola pode apostar que essa é uma qualidade bastante apreciada e avaliada pelas empresas no perfil profissional de um candidato, durante o processo de seleção para uma vaga de emprego.

Por fim, aproveite sempre o lado positivo de tudo que você se propuser a fazer na vida. Não exagere, mas também não ignore, ou seja, faça o máximo para lacrar em todas as suas atividades escolares, mas tenha o cuidado de aproveitar o lazer no tempo certo.

Dessa forma, o sucesso é garantido e você vai ser uma pessoinha maravigold, tanto elogiado pelos professores, quanto querido pelos amigos, pois saberá dedicar a atenção na medida certa para cada um deles. Carpe Diem!

E se você gostou deste post e aprendeu como fazer um pouco melhor o gerenciamento de tempo para os estudos, que tal aproveitar a visita em nosso blog e saber um pouco mais como conciliar o lazer e a vida acadêmica nesse outro texto top das galáxias? Você vai sambar na cara das coleguinhas descabeladas!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *