Marketing da comissão de formatura: o que você deve saber?

7 minutos para ler

Tente imaginar uma big festa sem muita gente ou com poucas atrações e verá o quanto a contribuição do marketing na comissão de formatura faz falta — essa é uma função especial, que deve contar com alguém com um astral topzeira para ocupar o cargo.

O perfil da pessoinha é diferenciado e exige uma energia contagiante para convencer a turma a participar das festividades. Além disso, é quem deve ter as melhores e mais criativas ideias e colocar na roda pra votação da galera.

Neste post, vamos mostrar tudo o que você deve saber para fazer um bom marketing para a comissão de formatura — funções, importância, aspectos — e ter sucesso em todos os eventos organizados pela comissão. Se liga na leitura para descobrir quem é o marqueteiro da sua turma!

O marketing na comissão de formatura

Antes de falar do marketing na comissão, vamos entender a origem e aplicação desse conceito para contextualizar sua existência. Segundo algumas fontes de pesquisas na internet, o marketing é um conjunto de atividades usado para atrair a atenção das pessoas e atender às suas necessidades.

Sendo assim, nada melhor do que contar com um colega que manja dos paranauê da persuasão para chamar a atenção da galera, reforçando a necessidade de festejar e curtir, afinal, nem só de perrengues deve viver um estudante.

Funções do marketing

As principais funções do marketing, além de passar a ideia good vibes, são ajudar na organização e divulgação de festas e rifas, escolher os brindes para vendas, convencer a galera a aderir ao fundo de formatura — tudo isso pensando naquele baile bafo.

O marqueteiro da turma deve ser alguém proativo, com uma comunicação acima do normal, pois vão rolar conversas com muita gente diferente. É preciso ter aquele jogo de cintura e um jeitinho especial para dizer que quem não participar perderá o melhor da vida.

Qualidades desejadas no perfil desse cargo

O responsável pelo marketing deve ter talento e capacidade de ser mais convincente que o gatinho do Shrek. Com os argumentos certos e uma veia dramática bem aflorada, pode apostar que os eventos serão os mais bombásticos da galáxia.

Quanto mais pessoas participarem do fundo de formatura e dos eventos, mais unida a turma vai ficando e percebendo a importância de chegar ao final para comemorar em grande estilo.

O festeiromarqueteirolacrador é alguém que dificilmente terá problemas com a galera da turma. O relacionamento é mara e as conversas são massa, sempre pensando no melhor a se fazer para arrecadar grana para a festa.

Se tem alguém que se empenha muito e pode conseguir bons patrocínios, parcerias e geral em peso participando é essa figura cativante que responde pelo marketing na comissão de formatura.

Importância do marketing para a conclusão dos eventos

Quem cuida do marketing faz a ponte entre a empresa de formatura, os fornecedores e a galera, intermediando os probleminhas, as dúvidas, as negociações e as decisões sobre tudo que diga respeito a eventos e festas — vamos combinar que é uma função pra lá de necessária, né non?

Você já parou para pensar no trabalho que dá organizar um evento? Se as festinhas de família, em que todos se conhecem desde sempre, dão um trabalhão danado, imagine organizar uma calourada ou a festa de meio curso, por exemplo, em que tanta gente nem se conhece tão bem assim.

Se não tiver alguém para abraçar a responsa e chamar o evento de seu, certamente os conflitos vão começar antes mesmo de o DJ tocar a primeira música. Alguém precisa centralizar as opiniões, as preferências e ter um comportamento apaziguador e democrático.

Powered by Rock Convert

Principais aspectos do marketing na comissão de formatura

Os cargos da comissão de formatura devem ser ocupados de acordo com as funções e o perfil de cada candidato. Veja alguns aspectos que ajudam a identificar quem será o porta-voz da alegria, o otimista incorrigível e o carnavalesco atemporal.

Perfil indicado para esse cargo

Quem estiver a fim de comandar o marketing da comissão de formatura deve ter em mente que vai precisar se comportar como o puxador de escola de samba — naquele ritmo contagiante, só na batucada para atravessar a avenida sambando na cara da sociedade.

O marqueteiro, como bom comunicador que é, será sempre convocado como relações públicas da turma para dialogar em momentos de decisão. Mas, atenção, o baladeiro e colecionador de likes precisa ser também alguém bem articulado e político para não perder o timing dos relacionamentos.

A criatividade é outra característica bastante apreciada no perfil do responsável pelo marketing.

Se a turma ainda não tiver grana suficiente para fazer uma festa de meio curso, por exemplo, o salvador da pátria pode usar sua mente criadora e trabalhar em conjunto com a empresa de formatura, sugerindo uma festas sem muitos gastos, mas que una e interaja a galera.

Assim, ele usará sua capacidade de convencimento, sem parecer massante, sabe? A galera precisa sentir aquele desejo natural de estar junta e aproveitar a companhia uns dos outros — vai dar bom esse momento de folga!

Como se destacar

Vale lembrar que a vida pode ser uma festa, mas requer um mínimo de planejamento e organização. Desde o início, é fundamental saber aonde se deseja chegar. Se o foco é o baile de formatura, tudo o que for realizado deve se conectar com a arrecadação para a grande comemoração.

Se as festinhas e eventos forem bem organizados e apresentados à galera de maneira firme, não tenha dúvidas de que até mesmo algumas rodadas de adedanha vão bombar quando souberem quem está por trás da organização.

Quantidade de pessoas que podem trabalhar no marketing da comissão

Duas pessoas bem articuladas são o suficiente para fazer um barulho bom. Mais do que isso, pode acabar gerando tretas na hora de decidir sobre as ações. Muitas opiniões divergentes levam tempo até que se entre em consenso.

O bom mesmo é se a turma puder contar com uma pessoa responsável para cuidar das festas e eventos e outra que se encarregue da captação de novos membros para o fundo. Esse trabalho conjunto, cercando todas as possibilidades, pode render bons recursos para a comissão de formatura — podemos chamar de “um olho no peixe e o outro no gato”.

Vamos repassar as principais características do perfil de um marqueteiro?

  • proatividade;
  • comunicação;
  • fluência verbal;
  • criatividade;
  • alto astral;
  • perseverança;
  • organização;
  • política;
  • alegria;
  • articulação;
  • persuasão.

Enquanto a galera se dedica fortemente aos estudos, empenhada em vencer dia a dia os perrengues da vida universitária, o marketing da comissão de formatura tem a missão de trazer leveza.

Afinal, a vida dos reles mortais precisa de incentivos para superar cada semestre e a galera do marketing costuma ser tão contagiante que ninguém resistirá a uma festinha.

Curtiu o post? Que tal então compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas vejam por que devem ter o marketing na comissão de formatura, afinal, azinimigas precisam de atualizações e nada melhor do que uma festinha bem organizada!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário