Marketing para comissão de formatura: como o Instagram pode ser um aliado?

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Vamos falar do Instagram? Mas calmaê — não é para sair correndo e atualizar as fotchenhas. Até porque, às vezes, as atualizações pessoais são apenas para registrar a movimentação do quarto para a cozinha, não é mesmo?

A luta é grande, companheiro, para ganhar audiência em um canal de comunicação em que uma infinidade de pessoas fazem postagens topens. Mas, para a turma que está caminhando no planejamento da formatura, toda estratégia é superválida.

Sabemos que não deve estar nada fácil trabalhar o marketing na comissão de formatura. Pois este post vai ajudar você e os outros membros a pensar em postagens criativas no Insta pra dar aquele up na atenção da galera e conquistar umas adesões neste período de quarentena!

Por que usar o Instagram para o fundo de formatura?

Quer ferramenta com maior poder de atração e visibilidade que o Instagram na atualidade? Além disso, vamos combinar que é uma rede social cheia de recursos para quem deseja gerar conteúdos bacanas.

Com um alcance quase instantâneo, quando a comissão gerar uma informação importante sobre a formatura, basta marcar a galera e, rapidamente, o número de visualizações ajuda na viralização da postagem.

Se a maioria dos estudantes, principalmente aqueles que gostam de saber o que rolando de babado, dá expediente nas postagens alheias, com certeza, quando a página da turma estiver ativa, geral vai querer saber como anda a vida dos coleguinhas.

A comissão deve aproveitar esse momento para interagir com o resto da turma e entrar no assunto do fundo para conquistar aqueles que ainda não fizeram a adesão. Com a onda das contas digitais, não pode ser motivo de parada da arrecadação da grana.

Como utilizar o Insta para aumentar a atratividade do fundo de formatura?

Por motivações diversas, existem milhares e milhares de usuários conectados no Instagram. Tem gente que segue e tem gente que é seguido, acompanhando ou dando dicas sobre os mais variados temas.

É exatamente essa diversidade de conteúdo que vai exigir da comissão de formatura uma reserva de tempo para planejar um perfil chamativo, com conteúdo interessante, para tentar competir (oh, dó!) com a live do Gusttavo Lima.

Na verdade, o ideal é fazer postagens na semana das lives mais bombadas e aproveitar o fato de que a galera se movimenta desde cedo no Insta para saber das últimas. Anota aí algumas dicas legais para explorar ao máximo as funcionalidades da rede!

Ferramentas gráficas

Muita gente prefere algo mais dinâmico com imagens, vídeos ou gifs. É claro que um assunto sério, como o fundo de formatura, precisa de uma chamada de responsa — mas dá para usar imagens e texto para prender a atenção por mais tempo.

Abuse das cores, pois quem gosta de edições monocromáticas vai ler a parte de classificados do jornal. O público do Instagram gosta mesmo é de postagens cheias de vida, mesmo nos momentos mais complicados, como esse que estamos vivendo.

Use todos os recursos para que as publicações não passem despercebidas ou tenham poucas visualizações. O perfil pode ser inclusive aberto para que os alunos da turma convidem os amigos e os amigos dos amigos também.

Ideias de conteúdos

Ao ampliar o público é essencial pensar em conteúdos que não sejam sobre o fundo de formatura. Tudo bem que ozamigos entendem, mas vamos combinar que o marketing da comissão de formatura precisa ser muito mais ousado.

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Ninguém merece entrar em um perfil que só fale de dinheiro e que tem continhas a pagar para garantir os serviços do grande baile. Na verdade, as postagens devem ser um estímulo e aguçar a curiosidade e a imaginação da galera de como será a festa.

O Instagram é um recurso incrível, com possibilidades amplas, logo, do início ao fim do curso e até mesmo depois, para manter o contatinho da galera é possível recorrer ao perfil para divulgação. Veja algumas ideias bacanas:

  • apresentação dos membros da comissão de formatura;
  • histórias da vida — de quem quiser participação (tem gente com cada história inspiradora);
  • curiosidades;
  • divulgação das atrações e fechamentos — buffet, salão, DJ;
  • depoimentos de quem participa do fundo;
  • sorteios com parceiros;
  • divulgação dos eventos do fundo de formatura;
  • realização de votações para melhores amigos;
  • como utilizar o recurso dos melhores amigos.

Dá para gerar aquele suspense legal e criar uma expectativa na turma antes de qualquer divulgação, afinal, ideias é o que não faltam. Nossa missão aqui é ajudar a turma a pensar em várias formas de chamar a atenção, sem precisar colocar uma melancia na cabeça.

Planejamento das postagens

Definir o que será postado pode ser o pulo do gato! Pense junto com os membros da comissão o que mais pode bombar nas publicações para garantir algo sempre novo. Em um dia coloque no ar um vídeo top e em outro um bate papo sobre a importância do planejamento da formatura, por exemplo.

É claro que tudo depende do perfil da turma, viu? Não é todo mundo que tem esse talento editorial e se esse for o caso da sua turma, não se preocupe. Dicas? Temos. Nesse caso, esqueça o cronograma e vamos partir para algo mais dinâmico.

Fique atento às datas significativas, por exemplo, feriados, TBT, sextou e coisas que aparecem espontaneamente, como memes, assuntos que viralizaram, challenges. Tem muita gente fazendo? Sim, mas não é tão bom que não possa inovar. Criatividade é tudo!

É possível intercalar os assuntos sem ficar maçante e a galera acabar desistindo de visitar o perfil por falta de interesse nas postagens. Veja o que as outras turmas estão fazendo para manter a comunicação entre os colegas e se inspire para criar as postagens.

Lives

Se tantos artistas estão promovendo lives para arrecadar uma grana, por que não criar uma própria da sua turma e estimular arrecadação? Tudo bem que muitas lives têm o objetivo de ajudar entidades filantrópicas, mas não há mal nenhum em reunir as pessoas em prol do fundo de formatura.

Como no perfil da turma devem estar apenas aqueles que, de alguma forma, têm vínculo com os alunos, o importante é deixar claro que ninguém é obrigado a contribuir com dinheiro — um apoio moral já é muito bem-vindo!

Stories

Quem usa o story para postagem, normalmente, lembra de uma resenha, de uma festa, de momentos importantes. Use bem os stories postando todos os rolês da turma até ali. Sabe aquele churras lá do início quando ninguém ainda se conhecia? Vale o #TBT de uma quinta, hein?

Talvez uma música que a turma tenha tomado para si como a balada acadêmica. Corre lá na Streaming disponível e compartilha para gerar aquela comoção da saudade. Ah! Vai ficar todo mundo doidinho para se encontrar de novo!

Nos stories também dá para gravar um videozinho curto chamando para uma live, um conteúdo mais bombástico ou dando uma informação importante. A galera adora correr para saber qual a novidade dos stories.

Arregace as mangas, planeje com calma e divulgue ao máximo as iniciativas para fazer o baile acontecer, mas que precisam da colaboração $$ de todos para honrar os compromissos feitos com os fornecedores.

Viu como existem muitas formas de fazer marketing da comissão de formatura no Instagram? Não perca mais tempo lastimando o isolamento forçado. Mostre à galera que o momento é tenso, mas que é possível, mesmo que distantes, continuar sonhando com aquela festa de formatura topzeira.

Gostou do post? Aproveite a visita em nosso blog e leia também sobre como contratar uma empresa de formatura para ajudar nos preparativos e também na arrecadação da grana para o fundo de formatura!

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