Início da faculdade: quais são os principais desafios e como superá-los?

Tempo de leitura: 6 minutos

O início da faculdade é também o começo de uma grande e enriquecedora jornada de desafios e descobertas. Muitas coisas vão mudar na sua vida — das horas de sono às prioridades — depois que você entrar para a faculdade.

Mesmo sendo ambos os lugares destinados a estudos e aprendizados, é notável a diferença entre o ambiente da faculdade e o da escola. Podemos dizer que não há melhor ou pior, mas uma continuidade na transição da juventude para a fase adulta e profissional.

A faculdade vai exigir de você algumas responsabilidades que talvez não fossem tão evidentes durante a escola. Como é tudo novo na sua vida, a gente resolveu dar uma mãozinha trazendo 5 desafios que você precisa superar logo de cara para um debut em grande estilo!

Cheguei à faculdade: e agora?

Agora, mon amour, você vai desfrutar de uma das fases mais gostosas da vida. Cheia de encantos, perrengues, lágrimas e risos, a faculdade causa um misto de emoções. Você vai experimentar muitas novidades, principalmente no modo de estudar e se preparar para a semana de provas, por exemplo.

O mais bacana é que no início da faculdade você entra um jovem recém-saído do ensino médio e termina com um diploma nas mãos, preparado para ser um profissional de responsa no mercado. Muito louco, né?

Um dos primeiros pensamentos será “Ahhh! Tenho quatro ou cinco anos pela frente”. Não caia nessa, pois, o tempo voa e se você não se preparar bem, os coleguinhas da sua e das outras turmas que não estão de brincadeira saem disparados na frente. O mercado de trabalho quer os melhores, viu?

5 desafios para você superar desde o início da faculdade

Calmaê se você estiver assustado — nosso objetivo não é esse, mas dizer que, embora a facul seja esse período mara na vida de qualquer jovem estudante, alguns desafios precisam de uma atenção especial para que você passe por eles, com todo glamour, só no samba.

Se liga aê, em cada um deles!

1. Conseguir estudar um grande volume de disciplinas e matérias

Sabe aquelas aulas de Português, Matemática, História, Geografia, Inglês e Educação Física (para quebrar a rotina) que você tinha no período da escola e achava muita coisa pra estudar? Você não viu nada.

O volume de conteúdo duplica na faculdade. São muitas as disciplinas e matérias, com diversos professores fortemente motivados a exigir da galera a dedicação necessária para formar bons profissionais. A parada é sinistra!

Como superar: o ideal será você criar e estabelecer uma rotina de estudos fora de sala de aula para manter o ritmo e acompanhar o raciocínio de professores e coleguinhas de mentes brilhantes.

2. Conciliar estudos com estágio

Dependendo do curso que você escolher, já no primeiro período é possível partir em busca de um estágio. Em algumas profissões, o quanto antes for o contato com a área, mais fácil será de conseguir um emprego depois de formado.

Como superar: Conciliar duas rotinas e duas jornadas não é nada fácil, mas o bom do estágio é que, por ser um programa de aplicação da teoria na prática, você vai fundir as duas coisas.

Aproveite as aulas na faculdade para tirar as dúvidas e aplique na prática tudo o que você estudar na teoria.

Dessa forma, será tão prazeroso fazer as duas coisas, que aquela fadiga natural e a sensação do “eu vou surtar” nos primeiros seis meses a faculdade darão lugar a uma rotina saudável dentro da qual você vai se acostumar e dificilmente querer outra vida.

3. Estabelecer vínculos com os colegas de classe

É bastante comum seguir com os mesmos coleguinhas no período da escola. Amizade que se formam na infância e costumam seguir por uma vida inteira. Acontece que, nem sempre, os coleguinhas da escola desejam estudar a mesma coisa na faculdade.

Pode ser inclusive que uma faculdade não tenha todos os cursos desejados ou até que um curso superior não seja o objetivo daquele melhor amigo da escola. É preciso saber lidar com essa ruptura.

Dizemos isso porque se você chegar logo no início da faculdade amargando a saudade dos tempos e amigos de escola vai demorar a se enturmar — o que interfere no desenvolvimento das aulas ou até mesmo na sua inclusão em grupos de estudos.

Como superar: Crie vínculos com a galera, se apresente, queira conhecer um pouco dos colegas. Você não precisa fazer isso logo no primeiro dia, mas também não pode deixar para o final do curso.

Colar naqueles colegas afins vai mostrar que você está aberto às novas experiências e que deseja ter um bom rendimento na faculdade. Com esse comportamento é certeza que você será disputado na hora de compor os grupos de trabalho. Vai que o crush tá justamente na sua turma!

4. Controlar os gastos envolvendo a faculdade

Esse é um ponto muito importante que você deve controlar desde o início da faculdade para não se enrolar financeiramente a ponto de não conseguir encontrar a ponta do novelo.

Todo mundo passa perrengue ao longo dos anos de facul, mas fazer o controle das finanças vai ajudar você a se antecipar nas continhas.

Como superar: Crie uma planilha ou anotações, com todos os gastos que envolvem a faculdade. Relacione tudinho — xerox, transporte, alimentação, livros, mensalidade da comissão (é claaaro que você vai querer participar do baile, né?) — e separe a verba mês a mês.

O que sobrar é o que você vai usar nos rolezinhos. Aliás, você vai se perceber uma pessoa bem econômica, pois, durante o período da faculdade não sobra tempo para muitos rolês.

Jamais se esqueça de que a faculdade deve ser encarada como um investimento e que quando você se tornar um profissional de verdade, vai ganhar em dobro e repor toda a grana investida.

5. Manter a organização e disciplina

Duas características que um bom estudante deve ter. É muito fácil desviar a atenção (as redes sociais, azamigas do rolê e, por vezes, a preguiça, são motivos tentadores para deixar a faculdade de lado).

Conquistar um diploma é um projeto de médio prazo e desde o início da faculdade é fundamental que você tenha um foco direcionado e consolidado. Somente com muita disciplina e organização será possível manter o desempenho e a qualidade dos estudos.

Como superar: estude longe do celular, separe um tempo para o lazer e outro para se atualizar com azamigas sobre as últimas postagens das redes sociais ou daquele crush que você estava de olho na escola.

Administrar bem o tempo e organizar a rotina é um presságio do profissional que você se tornará um dia. Os desafios começam na base, bem no início da faculdade — superando esses que citamos neste post, considere que você já tem meio caminho andado na busca de uma carreira promissora.

Percebeu que são desafios fáceis de superar se houver um mínimo de planejamento desde o início da faculdade?

Curtiu o post? Você encontrará milhares de coleguinhas em busca do mesmo sonho, por isso, deixamos aqui algumas dicas de como se tornar um destaque acadêmico na faculdade e ser lembrado sempre como referência de uma postura impecável.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *