Você já participou de uma calourada? As festinhas da faculdade são as melhores do mundo e servem para criar uma atmosfera de pura diversão e entrosamento na galera, o que é importante, afinal, serão bons anos de convivência diária.
Outro aspecto importante de organizar as festas pré-formatura é a oportunidade de arrecadar uma grana para investir no grande baile de formatura. Uma organização de primeira aliada a uma divulgação de responsa vai esgotar os ingressos rapidinho.
Neste post trouxemos informações sobre essa festa top e como fazer a organização daquela que pode ser a melhor calourada de todos os tempos. Fala sério! Vai ser lindo e você vai sair da faculdade já pensando em abrir uma franquia de eventos, hein!
O que é uma calourada?
É tradição! As faculdades já estão acostumadas as ver seus alunos se movimentando pelos corredores nos intervalos fazendo alvoroço sobre a organização de uma das festas mais badaladas do meio universitário.
A calourada pode ser realizada para receber os alunos recém-aprovados na instituição ou mesmo engordar o porquinho para ajudar no custeio da grande festa no final do curso. O fato é que vai rolar a festa!
Uma calourada bem organizada — com segurança e atrativos — vira a sensação da facu e a turma pode, inclusive, organizar uma a cada semestre que vai ter gente querendo reservar o ingresso para não perder o babado fortíssimo.
Se o objetivo da turma for arrecadar dinheiro, a atuação da comissão de formatura é fundamental para dar um ar institucional na organização e acompanhar tudo de perto, para garantir um dia de sucesso e sem prejuízos.
Como organizar uma calourada para ficar na memória?
As festas são comuns nas faculdades e quando se fala em calourada, logo, todo mundo se anima querendo saber o que vai rolar e se vale a pena participar. Isso obriga os organizadores da festança a dar uma atenção especial a alguns aspectos e não fazer feio diante da galera.
Quer arrasar na organização? Então se liga nas dicas a seguir e você vai estourar o perfil do Instagram com o excesso de likes em cada fotchenha postada.
Escolha o local do evento
Não dá para fazer uma festa dessas em qualquer lugar. Se a ideia é receber um número grande de pessoas pense em um lugar amplo, com espaço para locomoção e, principalmente, uma pista de dança porque a galera vai se esbaldar.
Pode ser um sítio, um salão ou até mesmo a casa de um coleguinha, gentilmente cedida por aqueles pais que adoram ver a casa cheia. O importante é garantir um local em que todos se sintam confortáveis e seguros.
Defina as atrações
“Sem música a vida seria um erro”, já dizia Nietzche, filósofo. Festa sem música ou atrações para entreter a galera não é uma calourada de verdade. Escolha um repertório variado para agradar a todos os gostos e intercale com jogos ou brincadeiras para interagir os coleguinhas.
O legal de uma calourada é que ela reúne estudantes de vários cursos diferentes. O resultado? Amizades que se formam, crushs que se encontram, fotos arrasadoras, memória de um tempo que não volta mais e muita, muuuuita diversão!
Providencie comidas e bebidas
O sucesso de uma festa está metade atrelada a um bom cardápio com comidas e bebidas de dar água na boca. A galera vai chegar, se ambientar, fazer um social, mas assim que possível vai percorrer o espaço com o olhar à procura das gostosuras da festa.
A outra metade ficará por conta dos atrativos, da boa música, mas pode apostar que é uma voltinha, um salgadinho. Escolha um buffet que já esteja acostumado com esse tipo de festa e nenhum organizador terá que se preocupar com o apetite dos participantes.
Entretanto, fique atento à quantidade de comida e bebida para evitar tanto o exagero, quanto a falta de petiscos. Mas, como definir essa quantidade? Leve em conta o tempo de duração da festa, a quantidade de homens e mulheres e o tipo de bebida servido.
Normalmente cada pessoa consome cerca de 20 salgadinhos se o estilo da festa for coquetel ou 300 a 500 gramas de carne em churrascos. Se tiver massa, grande parte das pessoas consome cerca de 150 gramas.
Pensando nas bebidas — depende muito da estação do ano, do período do dia — algumas como cerveja, refrigerantes e águas são, geralmente, inclusas no serviço de buffet, embutido no custo por pessoa.
Entretanto, sucos, champagne, vinhos, whisky e energéticos são bebidas servidas à parte e conforme as opções de comida ou até mesmo estilo da calourada.
A melhor forma de visualizar se os valores praticados pelo buffet estão adequados é fazer orçamentos com mais de um fornecedor e tirar um tempo para pesquisas de preços em supermercados para fazer uma boa negociação com o buffet — pode dar um trabalhinho, mas valerá a pena economizar bons dinheiros para investir em outra coisa.
Divulgue a calourada para vender os ingressos
Seja criativo e use os melhores canais para divulgar a calourada. Crie um cartaz chamativo, com informações sobre as atrações, o local, data e horário. Esses dados são muito importantes para que os interessados se organizem.
Use as redes sociais, aproveite a popularidade daqueles coleguinhas com mais de mil seguidores cada e alguns espaços de maior concentração da galera. Assim, as chances de quórum e sucesso da festa são bem maiores.
O quanto antes a divulgação começar, mais oportunidades para vender os ingressos. Deixar para última hora é correr o risco de muitos estudantes não terem grana para pagar o ingresso ou se comprometerem com outros eventos.
Na venda antecipada rola de fazer uma propaganda mais caprichada, para que o coleguinha veja o quanto vai ser beneficiado com o investimento. Festas acontecem o tempo todo entre alunos das universidades. Faça o que for possível para que a da sua turma seja “A festa” e será.
Conte com o apoio de empresas especializadas
Por mais que a comissão esteja bem empolgada com a organização da calourada, pode ser que coincida com a semana de provas ou apresentação e trabalhos. Alô tempo, vai devagar! Não dá tempo mesmo para muita coisa, mas a festa precisa acontecer.
O que fazer para garantir uma festa topzeira? Contar com o apoio de empresas que são expert nas festas universitárias e pedir um help na organização. Empresas que organizam festas sabem bem o tipo que bomba, conhecem todos os buffets dos deuses e têm indicações de espaços fabulosos.
Sem contar que, ao contratar uma empresa desse nível, toda a equipe que estiver organizando a festa vai curtir junto com o resto da turma essa fase de preparação. É confortável dividir a responsa com quem entende exatamente todos seus perrengues.
Não dá para passar batido na faculdade sem realizar uma calourada, não é mesmo? É o tipo de festa que não se pode abrir mão, mas que deve ter o ponto alto na organização. Imagine, cervejada rolando e você se esquecer de contratar justamente o pessoal do banheiro químico? Nem rola e é melhor mandar cobrir a piscina.
Se você curtiu o post e já está sonhando com a festinha, que tal deixar a gente tornar realidade e colaborar para uma organização top das galáxias? Entre em contato! Nós da VIVA Eventos temos um time de especialistas que vai fazer da sua calourada um acontecimento inesquecível!