Estudar para prova da faculdade: conheça as 6 melhores técnicas

Tempo de leitura: 6 minutos

Depois de terminar o ensino médio, ralar para passar no vestibular, enfim, você está preparado para começar a universidade. Esse é o momento de se preparar para exercer a profissão que você escolheu, por isso, é preciso frequentar aulas, estudar para provas e conseguir um bom desempenho para curtir a festa de formatura cheio de orgulho.

Calma! Eu sei que você também estava louco pelas festas e pra ter um barzinho para chamar de seu, mas é possível equilibrar essa responsabilidade com as horas de lazer e todos os rolês da faculdade.

Só que você vai ter que se organizar para estudar e adotar algumas técnicas especiais para potencializar a sua produtividade. Quer saber como fazer isso? Então confira as dicas que separei!

1. Descubra o seu horário de maior rendimento

Essa é a dica de ouro para você começar a se organizar. É fato que cada pessoa tem um horário em que consegue render mais. Enquanto algumas pessoas acordam as 6 da manhã com toda a energia do mundo e prontos para ler aquela matéria chata, mas precisam estar na cama as 10 da noite, outras praticamente não existem antes das 11 da manhã, mas as 11 da noite estão funcionando a todo vapor e devorando os livros.

Então, para conseguir um bom rendimento ao estudar para prova, você precisa identificar que tipo de pessoa você é. Talvez você já tenha descoberto isso enquanto se preparava para o vestibular, mas se você ainda não sabe qual é o seu horário ideal, é hora de descobrir! Para isso, você pode responder algumas perguntas básicas:

  • Em quais horários é mais difícil manter o foco?
  • Em que momentos você percebe que as matérias rendem mais?
  • Em que parte do dia me sinto mais motivado?

Parece complicado, mas é bem simples. Fique de olho nos seus resultados que logo você descobrirá o melhor momento para estudar.

2. Monte um cronograma

Lembra dos tempos de ensino médio, que você podia deixar pra revisar a matéria na véspera da prova nos intervalos da sua série favorita? Vou contar um segredo: isso não te pertence mais! Parece dureza, mas entender essa mudança é importante para que você consiga dar conta das matérias.

Na verdade, estudar para a prova da faculdade exige uma rotina parecida com o preparo para o vestibular, com um bom planejamento para conseguir revisar todos os conteúdos. Só que, infelizmente, a matéria não vem mais condensada nos livros didáticos.

Agora, você será apresentado aos livros pesados da biblioteca, vários autores que explicam a mesma coisa — mas nem sempre têm a mesma opinião — e descobrirá um novo lugar para gastar o seu dinheiro: os xerox! Pensou que eram as festas, né?

Para dar conta de tudo isso, monte um cronograma para estudar todas os conteúdos. Assim, você consegue ver em que tem dificuldade e separar as dúvidas para esclarecer nas aulas. Depois, quando chegar a época de provas, é só dar uma revisada na matéria e arrasar na nota!

3. Faça intervalos nos estudos

Você já ouviu falar da Técnica Pomodoro? Ela funciona da seguinte forma: para cada período de estudo (chamado de pomodoro), é preciso um intervalo. Para o criador dessa técnica, o tempo de foco ideal é de 25 minutos, seguidos por 5 minutos de descanso e, após 4 períodos de estudo, você deve ter um intervalo maior (entre 10 e 30 minutos). Mas isso é apenas uma base: você pode ajustar os tempos conforme achar melhor.

A grande vantagem dessa técnica é que os intervalos programados ajudam a descansar o cérebro — com a mente cansada, fica mais difícil memorizar a matéria e, com o tempo, você também perde o foco. Além disso, as pausas permitem que você tenha um tempo para se jogar nas distrações sem remorso.

Então, durante o tempo determinado para estudar para prova, nada de celular, redes sociais e outras interrupções. Porém, na hora do intervalo tá tudo liberado: pode stalkear o crush, ver os stories do insta e responder as mensagens do WhatsApp.

4. Use técnicas de memorização

Com certeza você já usou algumas técnicas de memorização durante o colégio e elas continuam úteis para estudar para prova na faculdade. Existem várias opções que você pode adotar, por exemplo:

  • montar fluxogramas;
  • criar mapas mentais;
  • escrever resumos.

Vale usar a criatividade para descobrir quais são as melhores técnicas. Montar cartazes com esquemas e redecorar a parede do quarto, colorir um pouco o seu espaço de estudo com post-its cheios de lembretes ou usar o seu talento de escritor para criar histórias malucas com elementos da matéria são outras opções que podem ajudar com isso.

Você também pode usar os mnemônicos: siglas e frases criadas para decorar alguma regrinha específica. Cada letra ou palavra indica outros conceitos e temas relacionados a matéria, dando uma forcinha para a memória puxar essas informações.

5. Explique as matérias com suas próprias palavras

Essa é uma ótima técnica de estudos, tanto para a memorização quanto para identificar os seus pontos de dificuldade. Parece coisa de louco, mas juro que é super normal! Quando você estiver estudando, após terminar um assunto ou material, explique em voz alta o que você aprendeu com as suas próprias palavras.

Isso ajuda a fixar o assunto e ver os pontos que devem ser revisados na hora de estudar para prova — se você teve que dar aquela espiadinha no material para continuar a explicação, tente outra vez! A vantagem dessa técnica é que ela foge do decoreba e faz com que você realmente absorva a matéria estudada.

6. Resolva questões sobre a matéria

Responder questões é uma ótima forma de revisar a matéria e aprender um pouco mais, então reserve um tempinho dos estudos para isso. Para conseguir bons questionários, você pode seguir algumas dicas:

  • peça para os veteranos provas antigas da matéria;
  • procure por provas de concurso na internet;
  • formule perguntas enquanto estuda e depois tente respondê-las.

E para complementar, não se esqueça de sempre pesquisar a explicação de cada questão. Sabe aquele tal do “justifique a sua resposta” que acabava com as suas chances de chutar no tempo de colégio? Ele tem um ótimo fundamento: quando você entende por que as coisas são de determinada forma, a sua compreensão do assunto será completa e você terá mais facilidade lidar com questões discursivas e redações.

O importante na hora de estudar para prova é ter um bom plano de estudos e tentar usar as técnicas que ensinei na prática. Elas potencializam os seus estudos para você fugir das provas finais e chegar com tudo para a festa de formatura!

Então, curtiu essas dicas? Agora que você já sabe como mandar bem nos estudos, é hora de aprender como se destacar na faculdade e desenvolver uma carreira de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *