Aplicativos para estudo: conheça os melhores

7 minutos para ler

Os aplicativos estão espalhados por todo canto. Uma breve vasculhada na internet e você vai descobrir soluções de todos os tipos. Você sabia que existem, inclusive, aplicativos para estudo e que eles podem dar aquele suporte federal à sua memória?

Ninguém precisa ser um HD ambulante se puder contar com a ajudinha de um bom aplicativo. Por que sobrecarregar os coitados dos neurônios se agora existem soluções exatamente para dar um reforço e ajudar você com as anotações e planejamento?

Neste post vamos apresentar a você os principais aplicativos para estudo utilizados no momento e as características de cada um deles. Assim você vai conseguir se organizar para estudar melhor e mandar muito bem nas provas e exames. Vamos lá?

Por que aderir aos aplicativos para estudo?

A rotina de quem estuda parece fácil, mas é bem punk. Quando acumula conteúdo ou chega a semana de provas, então, é um Deus nos acuda. Saber que existem aplicativos voltados para socorrer estudantes em apuros é um presentão da tecnologia.

Com um bom aplicativo você vai estudar com mais qualidade, além de liberar a mente para pensar em outras coisas. Dá até para decorar o número daquele crush que você está de olho faz tempo e ligar sem querer fingindo que é engano. Quem nunca?

Quais as vantagens desses recursos?

Você pode esquecer a carteira em casa, mas jamais o celular, acredite! Como os aplicativos são de fácil instalação, você pode utilizar mais de um, inclusive. Pode ser que você esteja na balada e se lembre de alguma anotação importante que você poderá verificar mais tarde.

Veja algumas vantagens de utilizar aplicativos para estudo.

São práticos

Os aplicativos são desenvolvidos com esse objetivo mesmo — serem práticos, interativos e de fácil acesso. Toda vez que você precisar guardar alguma informação ou realizar uma pesquisa, lá estará o fiel escudeiro pronto para oferecer auxílio.

Otimizam o aprendizado

Em vez de carregar uma mochila pesada, cheia de livros, cadernos e apostilas, você vai encontrar nos aplicativos um compilado de informações, evitando a preocupação de se deslocar lotado de material. A coluna agradece, viu?

Melhoram a organização dos estudos

Tem estudante que se perde em meio a tanto conteúdo e sente dificuldades em organizar a rotina. Muitos aplicativos são desenvolvidos especialmente para ajudar a criar um fluxo de estudos com cronograma e horários. Imagine essa maravilha!

Quais são os melhores aplicativos para estudo?

Agora que você já sabe que os aplicativos para estudo são aquele toque especial que você precisava para melhorar a sua performance de estudos, chegou a hora de conhecer os mais requisitados e saber como podem ser úteis para você.

Evernote

Com esse aplicativo você dar adeus àquele monte de papeizinhos cheios de anotações. Ele foi desenvolvido para servir de caderno, que você pode separar por matéria e incluir todo tipo de informação — fotos, assuntos abordados, documentos importantes.

Utilizando o Evernote você não vai se sentir mais como uma barata tonta quando os coleguinhas abrirem seus aplicativos e começarem a compartilhar informações. Sim! O Evernote é topzeira, pois permite a sincronização de dois dispositivos para troca de mensagens.

Ele não tem custo e está disponível para Android e iOS.

Trello

O Trello é outro aplicativo dahora — ele tem recursos para organizar todas as atividades e também agendar compromissos como encontro do grupo de estudos, entrevista de estágio, dentista, bate papo cazamigas.

O calendário pode separar os assuntos por prioridade para você localizar com facilidade e não perder tempo sem saber onde fez uma anotação. Da mesma forma que o Evernote, o Trello tem a função que permite você compartilhar conteúdo com os colegas.

O bom é que é gratuito também, com disponibilidade para Android e iOS, além de versões para PC e smartphone.

Instapaper

Esse aplicativo é muito bacana. Nele você pode salvar vídeos, posts e até artigos completos — você pode salvar todos os conteúdos produzidos pelos profissionais que mais admira para ler em outro momento.

O interessante desse aplicativo é que na internet você pode navegar por muitos sites e linkar para dentro deles somente aqueles que forem do seu interesse, ou seja, você forma a sua biblioteca com diversos autores de fontes diferentes.

Sabe aquela videoaula que você está doido para assistir, mas ainda não teve tempo? Com o Instapaper é só salvar o link para ver depois. Lembra do dentista? Então, enquanto espera, não vai mais ter que perder tempo lendo revistas sobre a vida de famosos.

Grade Tracker

Se seu objetivo é organizar e distribuir melhor o tempo de atividades, aí um aplicativo maneiro. O Grade Tracker faz tudo isso para você — planeja os estudos e disponibiliza as notas armazenadas de acordo com o que você precisa estudar no momento.

Outro aspecto bem legal é que ele permite a comparação de notas antigas com as atuais. Você vai saber onde pode melhorar e o que deve estudar com mais dedicação para fazer bonito nas próximas avaliações. Só vai dar você sambando na cara da sociedade!

Wattpad

Não vá confundir com WhatsApp só porque o nome é parecido, viu? Apesar de o zapzap ser bastante interessante, criativo e interativo, se você quer mesmo um lugar ao sol no futuro é melhor se preparar bem e deixar o bate-papo para outra hora.

O Wattpad por sua vez é uma ferramenta de leitura, em uma espécie de biblioteca global e sem limites. Constantemente o aplicativo é alimentado com livros e histórias muito úteis para você antes, durante e depois de se preparar para alguma prova.

É compatível com as plataformas Android e iOS.

AppDetox

Já ouviu falar em detox digital? Com ele, o usuário consegue mapear, identificar e bloquear os acessos que desviam a atenção e tiram o foco do que é realmente importante — os estudos.

É muito fácil se distrair com situações aleatórias e você sabotar a si mesmo entretido com outras atividades. Utilize o AppDetox para bloquear, por exemplo, os sites com notícias sobre as principais estreias da Netflix — você não vai ter tempo de assistir mesmo!

Flat Tomato

Com tanta coisa acontecendo no mundo é difícil se concentrar e focar em apenas uma atividade, não é mesmo? Tem muita gente na mesma situação e você já pode contar com um aplicativo para chamar de seu salvador.

Esse aplicativo ajuda você a se concentrar naquilo que é prioridade com pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de produção. As pausas são importantes para esticar as pernas, tomar um cafezinho ou apenas fechar os olhos e dar uma relaxada.

Depois é voltar para mais uma sessão de labuta, com a sensação gostosa de estar aproveitando o tempo, descansando e aprendendo em um ritmo equilibrado e intensidade moderada — afinal, tem que sobrar tempo para o rolê, né non?

Sua vida nunca mais será a mesma depois de conhecer esses aplicativos de estudo. Você tem diversas opções para escolher conforme as pretensões. O importante é saber que não está sozinho nessa e que pode recorrer a soluções simples e fantásticas. Bora começar?

Se você curtiu este post e sabe da importância do estudo para as conquistas ao longo da vida, que tal aprender a fazer um bom gerenciamento do tempo para aproveitar ao máximo o programa de estudos?

como-organizar-formatura
Posts relacionados

Deixe um comentário