Vice-presidente da comissão de formatura: entenda o cargo

6 minutos para ler

Você sabe o que faz o vice-presidente da comissão de formatura? Não se engane com o vice, pois essa é uma função que trabalha muito e tem grande importância na organização dos eventos e da grande festa.

Parece que vice é secundário, mas, nesse caso, ele abraça as responsabilidades na mesma proporção dos outros cargos. Cada um se compromete dentro da função e vai além para arrecadar a grana e garantir que tudo seja um sucesso.

Neste post a gente vai esclarecer todas as dúvidas para você e os coleguinhas entenderem como funciona o cargo e o que é ser, de verdade, um vice-presidente da comissão de formatura.

O que faz o vice-presidente da comissão de formatura?

Apoio, suporte, panos quentes e muito senso de equilíbrio — essas são algumas das características que um vice-presidente tem que ter para contribuir, positivamente, na comissão de formatura.

É dele a missão de conter os ânimos, principalmente quando presidente pegar mais pesado e a turma tiver aquele momento tenso de contestação ou discórdia — alguém precisa ser a voz da sabedoria e colocar na balança o certo e o errado.

Ele é o braço direito do presidente, mas também da galera. Por isso, é alguém confiável, que sabe se impor na hora certa, mas também se mantém à distância para analisar os fatos e agir com justiça quando for necessário.

Na ausência do presidente, o vice pode atuar diretamente e, por isso, o a liderança também está bem presente em seu perfil. Ele pode conduzir uma reunião e atribuir atividades aos coleguinhas, de boa, pois também tem autonomia para isso.

Quais são as suas funções do vice-presidente?

As principais funções desse cargo estão atreladas ao planejamento e organização dos eventos e das festas, para arrecadar a grana necessária para o grande baile. É também importante que o vice presidente atue junto à galera para incentivar a participação e a colaboração em todos os sentidos.

Em todos os compromissos, sejam as reuniões, seja a negociação com fornecedores e planejamento com a empresa de formatura, será possível ver um incansável vice-presidente junto dos outros membros da comissão batalhando pelo melhor para a turma.

Essa é uma função que permite um olhar de fora, pois ele não tem tanta responsabilidade sobre a comissão como o presidente, nem está apenas esperando orientação, como a turma, que não faz parte da comissão.

Podemos dizer que é uma figura coringa que faz grande diferença nos momentos de decisão, que requerem ponderação e equilíbrio. É quase um guru tibetano em meio ao caos de um tufão revoltado.

Dependendo do perfil de quem assume a presidência e a vice-presidência, um não atuará sem o outro e essa relação de parceria mútua pode ser muito benéfica para o sucesso dos eventos.

Qual o perfil que o vice-presidente da comissão de formatura precisa ter?

Assim como todos os componentes da comissão, o comprometimento e a dedicação são as características mais necessárias no perfil de quem vai estar a frente da organização das festas.

Powered by Rock Convert

Durante o curso, muita treta acadêmica vai surgir, do tipo, ter duas provas cabulosas no mesmo dia, apresentar um trabalho valendo muitos pontos e, ainda assim, não ser possível deixar de cuidar dos preparativos.

Isso quer dizer que ser organizado, ter a capacidade de trabalhar sob pressão, se antecipar aos fatos e desenvolver o raciocínio rápido, são qualificações importantes no perfil do vice-presidente.

Além disso, o vice-presidente deve ser proativo, comunicativo, disponível, articulador, apaziguador, conselheiro em muitos casos, analítico, otimista e calmo, porque ninguém merece resolver das tretas na base do grito — que ranço!

Ter o perfil adequado para ser o vice-presidente é fator até mesmo de sobrevivência, diante de turmas grandes, com interesses variados — pode ser que o melhor amigo do vice na facul seja alguém que não concorda com uma decisão, por exemplo.

É a hora de entrar em jogo o membro da comissão, deixando de lado a amizade para solucionar os problemas sem favorecer ninguém. Pode até parecer simples para muitos, mas o fato é que ser membro da comissão é tão sério que é até regido por estatuto.

Como ela vai contribuir no dia a dia da equipe da comissão e da turma?

Para o presidente e demais membros da comissão, contar com alguém que tenha calma e uma palavra de conforto quando tudo parece estar perdido, dá um quentinho no coração.

Para a turma, saber que pode recorrer ao membro da comissão que tem sempre uma palavra amiga ou disposição para apaziguar uma discussão, dá maior segurança e alívio sobre os rumos da organização da formatura.

Cada um faz seu papel e, se o presidente não pode ser o “bonzinho” da história, que o vice seja seu contraponto, para ajudar a galera entender quando as coisas forem obrigatórias e necessárias e o presidente parecer “pegar pesado”.

O que fazer para se destacar no cargo?

O vice-presidente da comissão de formatura deve ser um parceiro da turma toda, acima de tudo, ou seja, levar numa boa todas as fases boas e ruins, sempre com um jeito maneiro de lidar com as situações e com as pessoas.

Não será fácil para ninguém! Estudar, fazer provas e trabalhos, juntar grana, fazer provas, dar um rolê, estudar, fazer provas de novo — o ciclo normal da vida de um estudante — e isso faz com que todos os membros da comissão sejam tão importantes.

Pode ser que durante todos esses acontecimentos punks, seja mais punk ainda redefinir local da festa, repensar eventos para levantar grana, e isso mostra o quanto um coleguinha deve ter o perfil adequado para ocupar um determinado cargo.

Para se destacar, o vice-presidente da comissão de formatura, que sabe muito bem como a coisa funciona, afinal, é também um formando, precisa ser compreensivo e dar o melhor suporte a todos que estiverem em dúvidas sobre a organização e as festas.

Curtiu o post? Percebeu o quanto os cargos da comissão de formatura são importantes e que o vice-presidente é fundamental? Que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de tudo que acontece durante preparação dos eventos universitários!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário