Jovens Empreendedores: motivos para formar e empreender

5 minutos para ler

Você sabia que 17,9% da população brasileira é constituída por jovens e muitos desses jovens desejam se tornar grandes empreendedores? Uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor, com apoio do SEBRAE, aponta que o país possui cerca de 22 milhões de empreendedores, sendo que 22,4% são jovens adultos (25 a 34 anos) e 18% são jovens (15 a 24 anos), faixa etária que mais cresceu.

O grande diferencial desses jovens e o motivo que justifica esse crescimento é justamente a forma de olhar o mundo e conceber novas ideias. A faculdade é um ambiente de aprendizado e experimentação. Muitas vezes a graduação é vista como algo distante do mercado de trabalho real. Porém o ambiente ainda é um dos que mais fomenta o desenvolvimento dos diferentes mercados e profissões no Brasil. É um espaço que pode oferecer a oportunidade e o apoio para fazer uma ideia crescer. Depende de o aluno correr atrás de seu interesse.

O momento para empreender

Você já pensou em empreender ou conhece alguém que tem essa vontade, mas não sabe qual é o melhor momento? Bom, isso varia bastante e depende do mercado e da vida de cada um, mas em geral um bom momento para empreender é logo após a faculdade.

Quem usou o tempo de faculdade para pensar em um projeto ou nutrir a vontade de empreender deve aproveitar a cabeça fresca para dar os primeiros passos em direção ao desenvolvimento e crescimento do próprio negócio. Nunca é tarde para tentar, mas quanto mais cedo, menor o risco de desanimar com as falhas. Um jovem empreendedor recém-formado ainda terá muitas oportunidades para encontrar o negócio certo.

Exemplos de jovens empreendedores

Mark Zuckerberg é um dos grandes exemplos de jovens empreendedores. Já que ele, juntamente com seus amigos de faculdade, fundou o Facebook – uma das marcas mais poderosas do mundo.

Outro exemplo é a própria Viva Eventos, que surgiu a partir da ideia de cinco amigos universitários e hoje é uma das maiores empresas do ramo de eventos do Brasil. Por causa desses grandes exemplos, a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios criou uma lista com 10 jovens, que devido ao sucesso de suas ideias, se tornaram milionários antes mesmo dos 20 anos.

Como se tornar um jovem empreendedor?

Mas e você, já pensou em se tornar um jovem empreendedor? Para isso, você não precisa estar na pequena parcela dos apaixonados por tecnologia ou gênios das ciências. O que você precisa é encontrar boas oportunidades para mostrar seu talento. Vale a pena observar problemas do cotidiano e dificuldades que você gostaria de solucionar.

Você pode aproveitar a faculdade para estudar o mercado local e descobrir quais as suas demandas. Seu empreendimento pode ser lançado justamente para solucionar esse gap que está bem ao seu lado. Vale também, além de uma pesquisa de demandas do mercado, uma pesquisa de tendências. A sua ideia pode criar um novo nicho para ser explorado.

Segundo o SEBRAE, o empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê e realiza antes, aquele que sai da área do sonho ou do desejo e parte para a ação. E para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir algumas qualidades como: imaginação, determinação, organização e ser um bom líder. No começo pode parecer difícil, mas o primeiro passo é descobrir em que você é bom! O Brasil possui entidades que apoiam novos empreendedores e oferecem desde palestras até auxilio para o financiamento de projetos. Então não perca mais tempo, coloque a cabeça para funcionar e mãos à obra!

Tenha experiência de empreendedor ainda na faculdade

Se você pensa em empreender, mas não se sente inseguro, pode tentar se preparar antes, na faculdade mesmo. Procure por uma empresa júnior!

A empresa júnior é uma empresa real totalmente gerida por estudantes universitários. Orientados por professores, os jovens controlam todos os processos da empresa, desde os cargos mais altos de gestão até a execução de projetos.

Sem sair da faculdade, você terá contato com o mercado de trabalho, aprenderá sobre os procedimentos de um negócio e ficará mais seguro para tomar a frente de suas próprias iniciativas. Além disso, é uma oportunidade de começar a enriquecer seu networking.

 

Oportunidade de empreendimento

A Viva Eventos é uma empresa que surgiu em Juiz de Fora – MG, mas cresceu e hoje é considerada a maior empresa de eventos do Brasil. A Viva cresceu através do sistema de franquia. Você que é um jovem empreendedor e identifica na sua região uma demanda por serviços de organização de eventos e formaturas, aproveite a oportunidade de fazer parte da Viva.

Nossa empresa produz mais de 350 eventos por ano. Já realizou mais de 2 mil eventos e já organizou mais de 750 comissões de formatura. Somos especialistas no mercado nacional e temos uma boa oportunidade de investimento para seu crescimento profissional.

A Viva é uma empresa criada por jovens empreendedores, focada na inovação constante do mercado de eventos e formaturas. Fazer diferente faz parte da nossa essência e é assim desde pensamos na empresa durante a faculdade. Entre em contato e saiba mais.

 

como-organizar-formatura
Posts relacionados

Deixe um comentário