Vida de universitário: como conciliar o lazer e a vida acadêmica?

Tempo de leitura: 6 minutos

Então você chegou mesmo à universidade e terá pela frente bons anos de muito estudo e rotina acelerada, não é mesmo? Mas olha, vim aqui dizer que, para aguentar o pique, será importante equilibrar a vida de universitário e o lazer — ninguém sobrevive sem um barzinho.

Não será nada fácil, mas, como você certamente endossa aquele coro de “sou brasileiro e não desisto nunca”, dará um jeitinho de organizar a agenda e, mesmo com aquela bibliografia imensa para estudar, se jogará na balada no churras, no bar sem culpa.

Sabia que a adrenalina — aquele hormônio que atua sobre o sistema nervoso simpático OI BOM DIA — causa um estado de euforia quando um indivíduo é colocado em situações de tensão? Isso lembrou os dias de prova? Quem nunca?

A verdade é que você vai precisar dar umas escapulidas para driblar o estresse e assim alcançar um resultado bacana nos estudos e ao mesmo tempo manter o contatinho “casamigas” e com os crushes.

O que fazer para organizar a vida acadêmica sem perder o lazer?

Quando ficha caiu e você percebeu que vai enfrentar uma rotina diária e pesada de estudos na preparação para uma carreira de sucesso, com certeza bateu aquela bad por ter que deixar a vida social e os rolês de lado, né non? — TRISTEZA DEFINE

Caaalma! Porque temos uma boa notícia para você. É possível conciliar as duas coisas se você souber fazer bom planejamento e adotar algumas estratégias tops que vão permitir ter um pouco de lazer nessa vida de universitário maluca que se tornou seu novo estilo pelos próximos anos — AMÉM.

Inspire, expire e tome nota de algumas dicas que vão ajudar você na organização das suas ideias de como dominar o mundo os estudos e continuar postando as fotos mais comentadas do Instagram! #VEM

Organize o tempo

Já ouviu falar que “tempo é dinheiro”? No seu caso tempo tem valor muito maior que o monetário, pois cada minuto perdido é um tempo a menos de conhecimento. Se você não se organizar, o colega ao lado fará isso antes e quando ele for a referência de melhor aluno da sala, não adianta chorar as pitangas.

Tenha em mente que, se você entrou para a faculdade, o mínimo que pode querer é causar e ganhar o olhar especial, sendo aquele aluno que todo professor quer participando de atividades intra e extraclasse — INFLUENCER DA VIDA. Isso fará uma grande diferença em sua carreira profissional.

Seja dedicado ao máximo no período que estiver dentro da faculdade, participando de todas as atividades e exercícios, levando o mínimo possível para a casa. Aquele tempo em que era possível fazer exercícios só depois da “Sessão da Tarde” ficou no ensino médio — larga a mão disso hein.

O cenário agora é outro e você precisa se sobressair na concorrência. É claro que, nem sempre, de dormir sobre os livros o mundo é feito, e todo reles mortal precisa de um momento de lazer — uma cervejinha aqui, um cineminha alí. Então, procure se dedicar aos estudos durante a semana para que o FDS seja mara.

E claro, enquanto estiver curtindo a vida adoidado esqueça os livros, as provas, os professores TUDO e se jogue de verdade, divando como nunca, recuperando as energias para mais um batidão acadêmico. Vida de universitário é isso: um dia de glamour e muita diversão, outro dia de reclusão social e dedicação aos estudos — morto de leituras.

Defina prioridades

Não se esqueça de que é ótimo se divertir, curtir a vida, mas ela é boa de verdade quando a gente tem condições para investir em lazer de qualidade e momentos que realmente valham a pena. Então não deixe de priorizar os estudos.

Quando a faculdade terminar, você terá um diploma e uma carreira prestes a acontecer. Essa carreira vai dar a você a oportunidade de emprego, salário e consequentemente, grana para participar dos melhores eventos da cidade, do estado, do país e com um pouco mais de ousadia, do mundo — WE OWN THE WORLD.

É você quem vai saber quais são os seus limites e como conseguirá ter um estudo de qualidade sem deixar de fazer um social com a galera. Defina as prioridades e viva da melhor maneira esse período, caso contrário, você poderá se sentir frustrado e acabar culpando a faculdade por algo não vivido — saiba equilibrar então.

Entenda que esses são dois universos distintos e que nesse seu coração imenso e cheio de amor pra dar, cabe sempre mais um — aquela música do topo das paradas que você não cansa de cantar, aquela equação cabulosa que ninguém consegue resolver ou ainda os versos singelos de Carlos Drummond de Andrade.

Seja o que for, use o bom senso e você mandará muito bem nos primeiros de muitos desafios que a vida adulta e profissional promete colocar no seu caminho — os boletos são os piores!

Escolha momentos de lazer

Então, é disso que estamos falando! Escolhas, diversão e responsabilidades podem andar juntas na medida certa, só não misture as coisas, com o risco de perder o tempo de estudo para uma prova e amargar uma nota ruim, deixar de ir ao aniversário porque tem uma prova e também de abraçar um grande amigo — ou dar uns beijos no crush.

Uma prova, normalmente, tem agendamento antecipado para dar tempo de os alunos estudarem. Então, prepare-se com calma e no tempo certo para, depois disso, aproveitar tudo o que a vida tem a oferecer.

Lembre-se: vai dar ruim quando perceber que todo mundo foi naquela festa e a foto da galera nas redes sociais estiver ultrapassando o limite das curtidas sem você nela — aí, meu anjo, não adianta chorar em cima dos livros, porque nem isso vai curar essa dor.

E para finalizar?

Veja, lembre-se de que todos os profissionais que hoje estão diplomados e com uma carreira consolidada passaram pelo mesmo dilema que você e aqueles que trataram a situação com equilíbrio, seguramente viveram um dia após o outro sem perder qualquer oportunidade, seja de participar daquela aula fenomenal, seja de comparecer à balada do ano — AÍ SIM.

O importante na vida de universitário é não deixar que a rotina imponha limites aos desejos, impactando a saúde física e mental. Sabendo que tudo em excesso faz mal, tenha o cuidado de fazer o balanceamento, se preparando para o que vai se tornar no futuro, sem perder a essência do que é agora, para se lembrar sempre de como foi a jornada.

Você curtiu essas dicas sobre a vida de universitário? Então continue dando aquele giro por nosso blog, leia agora mesmo o texto “Como se destacar na faculdade? Confira 6 dicas!” e se torne referência nesse universo mágico que é o acadêmico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *