Ano de vestibular: saiba como conciliar com a rotina da escola

Tempo de leitura: 6 minutos

Quer saber como mandar bem em pleno ano de vestibular, quando você ainda estiver finalizando os perrengues do Ensino Médio? Em primeiro lugar, não criemos pânico, afinal, você não está só na face da Terra.

O bom de conciliar as duas coisas é que o Ensino Médio dá muita base para prestar o vestibular e a sua mente estará fresca e a memória afinada para responder às questões mais difíceis. Se você souber dominar a tensão e o estresse, vai tirar de letra essa fase tumultuada.

Neste post você vai saber que é possível aguentar a pressão e levar numa boa a finalização do Ensino Médio em um ano de vestibular. Vamos deixar para você dicas tops para sobreviver a esse “caos” instaurado em sua vida e começar uma etapa nova — de preparação para a carreira!

Sobrevivendo ao ano do vestibular

Se alguém disser para você que não rola estresse na dobradinha de terminar a escola e se preparar para o vestibular, não acredite. Sério! O ritmo é intenso, louco, mas muito prazeroso, pois no fundo essa é uma jogada de mestre de quem tem visão de futuro.

Quando você terminar o Ensino Médio, passar no vestibular e ingressar na faculdade, esse será mais um capítulo encerrado na sua vida, com direito a muitas páginas escritas — filhos e netos ficarão felizes e orgulhosos ao conhecer a sua história de sucesso.

A união faz a força

Como dissemos no início deste post, se preparar para o vestibular sem terminar a escola parece um voo kamikaze (o famoso batalhão suicida japonês em missão durante a Segunda Guerra Mundial), mas a grande verdade é que essa união pode preparar você ainda melhor.

É uma rotina pesada que requer objetivos bem traçados, planejamento e a certeza de que se trata de uma fase, pois assim você se preparará com mais ânimo para fazer bonito e iniciar os primeiros passos profissionais.

Para que esse seja um ano lacrador, o tempo é precioso e deve ser muito bem aproveitado. Por isso tome nota de algumas dicas e garanta o tão sonhado “Passeeeeei!” assim que você for conferir a relação dos aprovados.

Crie um calendário

O calendário vai ajudar você a lembrar de muitas datas que não podem passar despercebidas (e não estamos falando do aniversário do crush, viu?). Os provões e simulados estimulam o conhecimento e preparam bem para o vestibular.

Com duas importantes realizações no mesmo ano pode ser que a mente sofra uns bugs e acabe prejudicando seu desempenho escolar. Esquecer a data de uma prova importante e tirar nota ruim impacta o seu desempenho no final do ano. Se você for prestar ENEM então, pior ainda.

Defina bem seus horários

As horas e os dias estão passando rápido. É essencial fracionar o tempo para dar conta de tudo que é preciso estudar. A escola tem um ritmo ditado pelo relógio, mas e em casa? Monte uma agenda especial de estudos para o vestibular quando você estiver fora da escola. Assim, será mais fácil chegar em casa e resistir à tentação de correr para a Netflix.

Durante esse período você vai abrir mão daquele bate-papo diário cazamigas no WhatsApp — os contatinhos e a continuação daquela série tão esperada vão ter que ficar para depois.

No máximo deixe um espacinho para um rolê no final de semana. A mente precisa de um descanso e nada melhor que tirar um tempo para se atualizar sobre os acontecimentos e babados das redes sociais.

Estabeleça um plano de estudos

Para usar bem o tempo e determinar os horários de estudos é importante planejar o que será visto e revisto até o dia da prova. Estudar aleatoriamente não funciona muito bem para quem tem uma quantidade grande de disciplinas a abordar.

Determine as prioridades

A autocobrança tem limite, está bem? É fundamental entender que nem sempre o seu rendimento será excelente para os dois objetivos. Saiba definir as prioridades compreendendo o que é urgente no momento.

Por exemplo, se a escola estiver em período de apresentação de trabalho e exigir de você mais empenho, deixe o vestibular de lado por um tempo e compense o atraso em outro momento.

Participe de grupos de estudo

Lembra que você é mais um em meio à multidão de estudantes em dupla jornada? Existem diversos grupos formados com o objetivo de se preparar melhor para o vestibular paralelo ao Ensino Médio.

Identifique esses grupos, faça um contatinho e ingresse o quanto antes nesse ambiente. Você, além de não se sentir mais o estranho no meio dos coleguinhas que não querem nada com a dureza, vai aumentar o potencial de estudos ao dividir com essa galera as dificuldades e dúvidas.

Tenha boas noites de sono

Todas as vezes que tiver a oportunidade, caia profundamente nos braços de Morfeu. Uma boa noite de sono é revigorante e vai ajudar você a absorver melhor tudo que for ensinado. Não adianta viver de café e energético, pois a mente precisa de um descanso para produzir melhor.

Nessa fase de preparação para o vestibular, se você estiver muito cansado, com a rotina apertada e a galera chamar para um rolê, entre a balada e a cama, escolha a segunda. Deixe a curtição para o momento em que você estiver com o sono em dia.

Use avaliações escolares para se preparar

Tudo que se estuda no Ensino Médio será aproveitado na preparação para o vestibular, principalmente as avaliações, que trazem as questões principais do que foi abordado e direciona o raciocínio.

Quando receber o resultado das avaliações, refaça todas as questões com senso crítico para fortalecer os acertos e verificar o motivo dos erros, corrigindo tanto no papel, quanto na mente — é um reforço e tanto para complementar os estudos de preparo para o vestibular.

Cuide da sua saúde

Por fim, não deixe de cuidar da saúde física e mental. A dedicação aos estudos é fundamental para você alcançar os objetivos, mas é preciso atentar para os momentos de lazer e fazer atividades prazerosas durante esse período.

Você só precisa dividir bem o tempo e dosar a atenção destinada a todo o planejamento. Saiba dizer não para um rolê se a programação for de estudos e saiba deixar os livros e as apostilas de lado para curtir com os amigos e até se conectar com o crush.

Não se esqueça de que o ano de vestibular pode até ser muito punk, mas que a capacidade humana de superação é infinita. Certamente, a colheita de todo o plantio será fértil e tanto você quanto a sua família terão orgulho dessa trajetória. Ao infinito e além!

Se você curtiu este post, siga os nossos perfis nas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — para ficar por dentro desse e de outros assuntos. Os temas são variados e vão dar um quentinho no coração quando você perceber que não está sozinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *