Conheça 5 vantagens de fazer estágio não remunerado na época da faculdade

Tempo de leitura: 6 minutos

Durante a faculdade, é possível se deparar com vagas para fazer um estágio não remunerado, que é uma chance de atuar na sua área de estudo com algumas restrições: a jornada de trabalho tem limite de 6 horas diárias e 30 horas semanais e esse tipo de contrato só pode ser ofertado quando as horas de estágio são obrigatórias para a conclusão do curso.

Mas será que vale a pena aceitar uma vaga sem remuneração? Parece clichê, mas o conhecimento e a experiência adquiridos não têm preço. Por isso, apesar de não dar um retorno financeiro, essa é uma ótima oportunidade para crescer e amadurecer na carreira que você escolheu.

Não acredita? Então bora ler este post para conhecer 5 vantagens que o estágio voluntário proporciona!

1. Conhecer melhor as áreas de atuação

Escolher o que cursar na faculdade já costuma ser uma tarefa complicada para muitas pessoas, mas depois ainda falta outra decisão muito importante: qual carreira seguir? Os cursos têm diferentes possibilidades de carreira e diversas áreas de atuação.

Você quer seguir carreira acadêmica ou prefere trabalhar em uma empresa? Quem sabe empreender seja uma boa opção ou, ainda, você pretenda focar em concursos públicos. São várias alternativas e o estágio é uma ótima forma de identificar a sua vocação nessa hora.

Nada como vivenciar a realidade da profissão para ter certeza de que é isso que você quer ou, então, partir pro plano B e buscar outra área de atuação. Afinal, que hora melhor para isso do que durante a faculdade, né? É bem mais fácil repensar o direcionamento da sua carreira enquanto ainda está estudando do que ter que recomeçar depois de já ter um emprego formal ou ter aberto o próprio negócio e investido um bom dinheiro nisso.

2. Adquirir experiência profissional

Esse é um cenário comum: você formou, encontrou a vaga dos sonhos e, nos requisitos, eles pedem experiência na área. Ou pior: você faz a entrevista, se dá super bem com o recrutador, sai cheio de esperanças e quando não é chamado para o emprego, descobre que escolheram outra pessoa que tinha mais experiência.

A experiência é muito valorizada no mercado de trabalho, por isso, fazer um estágio não remunerado é uma forma de sair na frente da concorrência. Mesmo com aulas práticas, a faculdade não consegue proporcionar para o aluno as diferentes rotinas da profissão, atuação com colegas de trabalho e outros profissionais etc.

Existem situações únicas que, infelizmente, o professor não terá tempo de explicar na aula, e é aqui que o estágio faz toda a diferença. Ele funciona como um verdadeiro complemento para os seus estudos, com aulas práticas durante todo o período para ensinar e esclarecer aquelas dúvidas que só aparecem atuando realmente no mercado, sabe?

Por exemplo, para quem estuda Direito e pretende advogar, a vivência em um estágio voluntário em fóruns ou outros órgãos públicos ajuda a entender melhor toda a burocracia e prática da profissão e, com certeza, vai fazer diferença na hora de começar a trabalhar depois de formado.

3. Desenvolver a carreira

Se um estágio não remunerado conta como experiência profissional, é claro que ele é uma ótima forma de desenvolver a sua carreira. Além de calibrar o currículo e sair do time dos sem experiência, você também vai aprimorar as suas habilidades e aprender novas competências.

Isso vai enriquecer o seu currículo e pode gerar ótimas referências não apenas do seu chefe, mas também de outras pessoas envolvidas na sua rotina. Quem conviveu com o seu trabalho poderá fazer indicações profissionais ou, até mesmo, cartas de referência para ajudar a encontrar uma vaga naquele local que você sempre sonhou.

Mesmo que seus planos sejam de trabalhar por conta própria, o estágio não remunerado pode garantir boas indicações de clientes e parcerias profissionais para o futuro, outra forma de sair na frente da concorrência e entrar no mercado mostrando que você é o cara.

E não se esqueça que um bom desempenho pode ser a porta de entrada para uma ótima vaga de emprego. Você sabia que muitos contratos surgem após a conclusão do estágio? Nesse caso, a recompensa será ainda maior! Nada como já ter o trabalho reconhecido e sair da faculdade com a renda garantida pra festejar o término dessa etapa.

4. Criar um bom networking

Você já ouviu falar sobre o networking? Isso significa a criação de uma rede de contatos, e é muito importante para a sua carreira. Conhecer outros profissionais é fundamental para ter mais acesso ao mercado de trabalho, contar com boas parcerias e conseguir aquelas indicações pra alavancar a carreira e se destacar.

Cada profissão tem várias especializações e é comum precisar do apoio de profissionais de outras áreas para garantir um serviço top para o cliente. Um médico traumatologista não consegue prestar o mesmo atendimento que um cirurgião plástico, mas eles podem ter uma atuação conjunta em alguns casos para proporcionar o melhor resultado.

É aqui que o networking se torna tão importante: durante o estágio não remunerado você tem grandes oportunidades para conhecer pessoas que podem auxiliar no futuro, seja prestando atendimento complementar aos seus clientes ou fazendo indicações e solicitando a sua ajuda. Ótimo para conseguir aumentar a sua carteira de clientes e impulsionar a carreira!

5. Concluir as horas exigidas pelo curso

Finalmente, é preciso lembrar que é comum que os cursos exijam o cumprimento de um certo número de horas de estágio para que o aluno possa formar. Então, o estágio não remunerado pode ser, literalmente, a sua salvação para conseguir o diploma.

Não adianta ter a melhores notas, destacar-se na turma, mas, no fim, não poder colar grau com a galera e comemorar a formatura junto com eles, não é verdade? Aqui, tenho uma dica: fique de olho nos requisitos para formatura e nas horas extracurriculares e/ou de estágio. Assim você pode se planejar para cumprir esse requisito durante todo o curso e não se desesperar para tirar o atraso na última hora.

Eu sei que ter um dinheiro extra no fim do mês é importante, mas, como vimos, o estágio não remunerado pode trazer muitos benefícios para a sua carreira, preparando você para se tornar um ótimo profissional.

Curtiu este post? Então não se esqueça de seguir as nossas páginas nas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — para acompanhar todas as nossas atualizações e outros conteúdos incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *