Aprenda a montar uma rotina de estudo eficiente no ano de vestibular

Tempo de leitura: 6 minutos

Tem gente que absorve e memoriza uma quantidade de informação com a maior facilidade do mundo e mais parece um HD ambulante. Mas, há também aqueles que precisam se organizar e montar uma rotina de estudo para lembrar de detalhes importantes na hora das provas.

Se você faz parte do famigerado segundo grupo e já está de cabelo arrepiado em pleno ano de vestibular, calmaê que é possível se organizar direitinho e mandar bem nos exames para fazer bonito e ocupar o topo da lista dos resultados.

Neste post vamos ajudar você a montar uma rotina de estudo em um ano de vestibular sem deixar a peteca cair nas atividades da escola. Não é fácil, mas com planejamento e organização você pode deixar pra trás aquele nerd sentado na primeira fileira que vive sambando na cara da turma inteira.

Planejamento é vida

O planejamento é praticamente uma condição de vida e não deve se restringir ao período de estudo para o vestibular. Depois que você for aprovado, virá uma nova etapa da faculdade que precisa também de planejamento para aproveitar bem o tempo de preparação para a carreira.

Em seguida, vem a formatura e assim por diante, o que quer dizer que sem planejamento você pode demorar a alcançar objetivos e aquela meta de matar azinimigas de inveja com o seu sucesso cair por água abaixo — no máximo, você pode conseguir fazer raivinha nos netos delas. Nem rola!

É claro que tudo depende do que você deseja para seu futuro, né non? Se você sonha com uma carreira brilhante e reconhecimento profissional, é agora, na fase de preparação para o vestibular que começa a sua saga com continuidade mais extensa que Velozes e Furiosos.

Dicas para organizar uma eficiente rotina de estudo

É bem legal olhar para trás e ver uma trajetória de esforços — nada será melhor que chegar ao futuro com a sensação de dever cumprido. Para isso, organizar a rotina de estudo no presente faz toda a diferença e esse é um comportamento que só depende de você.

Selecionamos algumas dicas bem bacanas para te ajudar a criar uma rotina sem muita pressão. Não pense nessa rotina como uma obrigação e sim como uma orientação para aproveitar melhor o tempo ao longo do dia.

Defina a rotina diária

Para começar, você deve visualizar o seu dia e tudo o que precisa fazer nas horas em que não estiver dormindo — se bem que a pressão é tanta que pode acontecer de você sonhar que a hipotenusa entrou em luta corporal com o verbo transitivo direto.

As aulas devem ser aproveitadas ao máximo, pois são a base para a continuidade na rotina de estudo que você vai montar em casa. O vestibular abrange tantas questões que mesmo você estudando um conteúdo vasto, ainda pode faltar informação.

Organize as outras atividades além dos estudos

Ninguém vive somente para os estudos, nem mesmo um nerd de carteirinha. Se você tiver obrigações com a casa, ou alguma atividade extra, inclua tudo no seu planejamento para executar na hora certa e não afetar o seu tempo de estudos para o vestibular.

O que não vale é deixar as outras atividades de lado e amargar o arrependimento, caso os resultados não saiam conforme o planejado. Viva todas as etapas da sua vida de uma forma equilibrada e com atenção dividida. Dá super certo!

Defina os principais objetivos

Você deseja ter uma aprovação ou A aprovação? São coisas bem diferentes e se o seu objetivo for causar antes mesmo de chegar à faculdade, sua dedicação aos estudos será beeem diferente.

É fundamental formular os objetivos e traçar metas para alcançar cada um deles. Comece cedo a pensar na importância que ter uma boa carreira e ser um profissional de referência, representa na sua vida.

Selecione os principais horários

O mundo está acelerado e parece que o relógio mal bateu a primeira hora do dia e já entra em colapso para a vigésima quarta badalada. Otimizar os horários e reservar os mais produtivos para estudar é uma sacada de mestre — uma mente produtiva é capaz de reter muito mais informações.

Organize um ambiente para os estudos

Tem uma galera que gosta de levar os livros todos para o quarto e espalhar na cama, mas pelamordedeus, só faça isso se você não for do tipo que cai nos braços de Morpheu só de encostar em algum lugar.

Encontre um local adequado e arejado para estudar, que seja confortável, mas não o suficiente para relaxar e esquecer que há metas a cumprir. O ideal é manter um espaço interativo com todos os recursos e materiais necessários na rotina de estudo.

Reserve momentos durante a semana para descansar

Tudo bem que a meta é estudar e passar em provas difíceis e concorridas, mas como ninguém é de ferro, reserve um dia para chamar de seu — seu, dazamigas, do crush, da família e até do Tobias, aquele vira-latinha caramelo que você adotou e que não larga do seu pé.

O importante é focar nos estudos dentro do planejado e esquecer livros, fórmulas e temas de redação quando o assunto for a vida social junto daqueles que querem ver você bem, se jogando logo, logo em uma calourada. Um bom rolê renova bem as energias.

Percebeu que não é fácil ser um estudante em tempo integral, não é mesmo? É difícil pra caramba, mas a força de vontade e o sonho de ter uma boa profissão devem gritar bem alto e abafar aquela vozinha sinistra dizendo “relaaaaxa, você tem todo o tempo do mundo”.

Não acredite, pois o melhor tempo para se preparar é aquele em que você estiver inserido no contexto, em um lugar quentinho, cheio de gente em volta na mesma situação para dar aquele moral e incentivo.

Força na peruca, meu bem! Esse é o início de uma trajetória cheia de perrengues sim, mas de alegrias ao mesmo tempo, onde vai rir mais quem sair bem-sucedido nos resultados. Entendeu por que montar uma rotina de estudo é tão importante?

Se você curtiu este post e aprendeu com as dicas que trouxemos para montar uma rotina de estudo bem eficiente, que tal compartilhar nas suas redes sociais e dividir com a galera? 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *