Por que a boa relação professor x aluno é tão importante?

Tempo de leitura: 6 minutos

Faz tempo que a relação professor x aluno não é mais aquele cenário de guerra para ver quem vence a batalha das provas e notas. O professor de agora é um brotherzaço, que incentiva, orienta e torce pelo sucesso do aluno.

Claro que isso dependendo do aluno e do que ele deseja para o futuro. Se a escola funciona como um rolêzinho para não ter que cumprir as tarefas de casa, aí, meu amigo, nenhum professor vai topar a parada de ser um parceiro na sua vida.

Neste post vamos falar da relação professor e aluno, e do quanto é importante cultivar essa parceria para estabelecer uma relação de confiança que beneficie a todos os envolvidos!

Qual a importância de uma boa relação professor x aluno?

Um prof para chamar de seu! É isso que a boa relação deve cultivar ao longo dos anos dentro da escola. Fora de casa e do convívio com os pais (os primeiros professores da vida), o professor pode ser uma referência quando você estiver em apuros — na vida e na escola.

Não que vá se criar uma intimidade, mas o processo de aprendizagem flui muito melhor quando a relação é de respeito, admiração e confiança. Pode até ser que role uns conflitos de vez em quando, mas facilmente contornáveis quando os dois são parças.

Os professores são gente como a gente e também estão em aprendizado constante para melhor ensinar. Professor também gosta de rolês, de um tempo de folga, de ensinar — e quem disse que ele não aprende com os alunos?

Um bom professor instiga os alunos a pensar fora da casinha e a questionar o mundo, e as situações de maneira consciente e equilibrada. Aquelas discussões nada a ver de antigamente dão lugar agora a debates bacanas, cheios de pesquisas e análises.

Você já se perguntou sobre a importância de um professor na sua vida? Se você tiver dúvidas sobre a resposta, talvez ainda não tenha dimensionado o quanto o aprendizado na escola interfere na sua formação futura enquanto cidadão e profissional.

Como melhorar ainda mais essa relação?

Se você deseja que a relação com o seu professor, qualquer um deles, seja bacana, chega junto e mostre interesse. Abandone a turma do fundão e participe de verdade das aulas. Pergunte, questione e se não aprender, pergunte de novo. Nenhum professor gosta de aluno com cara de paisagem.

O diálogo é o melhor caminho para que essa relação tenha sempre qualidade, sabe? O professor da atualidade também mudou. Ele sabe que precisa se adaptar a um mundo novo — dos posts, dos contatinhos, das redes sociais e muitos entram na onda da galera.

Tem professor com perfil no Instagram mais bombado do que muito aluno — alguns pela vida social intensa e outros por que dão altos exemplos de sabedoria. Cola nesse segundo perfil aí e suas chances de ser bem-sucedido são beeeem grandes.

Quem nunca olhou para um professor e desejou ser igualzinho quando crescer? Aproxime-se, não tenha medo, pois, os professores quando percebem que um aluno está de fato desejando aprender, dão mó moral.

Quais os benefícios dessa relação de confiança?

Manter uma boa relação com o professor facilita todos os processos dentro da escola. Quanto mais você mostrar o interesse em aprender, mais um professor estará disposto a ajudar no esclarecimento das dúvidas que surgirem.

Para quê cair na sofrência do aprendizado se o professor está ali, todos os dias para ajudar no seu processo? Só passa perrengue o aluno que não muito a fim de conhecer a fundo o conteúdo de uma disciplina.

É claro que para cada disciplina há um perfil diferente de professor e você consegue perceber isso pelo conteúdo aplicado ao longo do ano. Apesar de que, depois que disciplinas de exatas passaram a ser ministradas com música, o mundo acadêmico não é mais o mesmo.

Outro aspecto é o da personalidade — a relação professor x aluno não pode e não deve ultrapassar o limite da liberdade. Tanto aluno, quanto professor podem escolher um distanciamento natural e isso precisa ser respeitado.

Já pensou em, daqui alguns anos, encontrar aquele professor maravigold e poder contar sobre a sua vida, sua carreira e dizer o quanto ele influenciou suas decisões e condutas? Puxa, que encontro massa será.

Por outro lado, o professor quando percebe que está diante de uma pedra bruta com potencial enorme de se tornar preciosa, tem uma satisfação danada de contribuir para o aprendizado e no lado contrário desse encontro, pensará que valeu a pena cada minuto de empenho sobre o seu aprendizado.

Como criar um ambiente saudável?

Um bom ambiente é aquele em que você pode se sentir à vontade e confortável o suficiente, para entrar e sair com o desejo de voltar no dia seguinte. Quanto mais participativo nas aulas, nos laboratórios e nos eventos escolares você for, mais o ambiente será um lugar de preferência.

Muitos alunos acham a escola chata e a aula cansativa — reclamam de tudo e de todos, como se estudar fosse a pior experiência da vida. Fuja desse comportamento, porque ninguém merece um aluno reclamão que tumultua e polui o ambiente.

Assista às aulas com atenção, faça os exercícios, levante as dúvidas e você verá que o professor estará ali para ajudar— nunca para atrapalhar — no seu desempenho. Desenvolver bem os alunos é um objetivo pedagógico e organizacional: que escola quer ser conhecida por formar maus alunos?

O mesmo vale para o professor, que sempre será referenciado, para bem ou para mal. Todo educador quer ser lembrado como um exemplo a ser seguido e nessa atmosfera de troca e aprendizado todos têm a ganhar!

  • você por se tornar um ser inteligente e capaz;
  • o professor por ser motivo de referência entre os alunos;
  • a escola por saber que mantém uma educação de qualidade e a confiança de pais e alunos.

Se você ainda não conhece bem os professores da sua escola e acha que pode fazer um contatinho mais próximo e quem sabe andar junto no recreio, que tal se dedicar ainda mais aos estudos e criar um laço duradouro nessa relação professor x aluno?

Se você gostou deste post sobre a relação professor x aluno e entendeu o quanto é importante para o aprendizado, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim você vai receber muitas atualizações na caixa de e-mails!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *