Pesquisa acadêmica: 5 dicas de como fazer corretamente

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe como fazer uma boa pesquisa acadêmica? Durante o tempo de faculdade, o que não faltam são propostas de trabalho com o objetivo de fortalecer a conexão entre o aluno, o conteúdo e a formação para a carreira.

São muitas as informações disponíveis em livros e sites na internet, o que obriga o aluno a uma pesquisa aprofundada para filtrar os assuntos e apresentar um conteúdo relevante e novo — mesmo em uma temática com abordagem saturada.

Veja neste post 5 dicas interessantes de como fazer uma pesquisa acadêmica adequada ao que ela propõe — pode ser um trabalho disciplinar, uma monografia, um TCC ou até mesmo dominar melhor um assunto.

O importante é você mandar super bem e se destacar entre milhares de coleguinhas!

O que é uma pesquisa acadêmica?

Antes de querer fazer uma pesquisa acadêmica será fundamental entender do que se trata, né non? Para fazer uma apresentação enriquecida pela informação, você vai precisar de uma base para sustentar todo o argumento.

É isso que a pesquisa faz — municia você de diversas informações obtidas de um processo investigativo que permite o aprofundamento em determinado assunto. Com isso, você vai aprender cada vez mais sobre um ou mais temas, dependendo da missão do momento.

Você pode se perguntar quais são os ganhos de passar horas e horas debruçado sobre os livros ou na companhia do Google em busca de mais e mais informações enquanto poderia estar no rolê com ozamigos.

Nós respondemos: conhecimento e expertise na área escolhida e um diploma que vai ser considerado bem mais que um pedaço de papel e abrir as portas para uma brilhante carreira. A gente nem precisa comentar da piração dazinimigas!

Por que não aproveitar as oportunidades oferecidas pela faculdade?

Se joga nos trabalhos que os professores ou a faculdade propuserem (mesmo quando parecer algo completamente sem noção), pois o seu envolvimento com as atividades acadêmicas pode render muitas oportunidades no futuro profissional — aprendizado, estágio, emprego e crescimento.

Você vai encontrar coleguinhas que morrem de preguiça de estudar e fazer pesquisas. Aproveite a deixa e abrace mesmo tudo que acrescentar no seu currículo. Adote o modelo de uma esponjinha e absorva tudo!

Quer umas dicas para elaborar uma boa pesquisa acadêmica?

Trouxemos 5 dicas top das galáxias para ajudar você a fazer uma correta pesquisa acadêmica. Elas vão clarear a sua mente e preparar você para defender tudo o que escrever ou disser sobre um assunto. O céu é o limite, baby!

1. Defina os objetivos de pesquisas

Sobre qual tema você deseja falar? Se o professor ou a faculdade não fizerem uma definição, opte por assuntos de relevância e que rendam profundidade na investigação. Assim, sua pesquisa exigirá maior dedicação para encontrar fontes de fato confiáveis com conteúdos interessantes.

2. Trabalhe com o professor que mais se adéqua à sua proposta

Mesmo durante a realização da pesquisa, pode ser que você precise recorrer a um professor para ajudar no roteiro do seu processo ou até mesmo ratificar um planejamento. Escolha alguém que tenha afinidade com o tema que você estiver desenvolvendo.

Um professor sintonizado e interessado em desenvolver a sua capacidade de pesquisa vai conduzir você por um caminho de desafios instigantes, o que é excelente para não permitir que você caia na armadilha do “mais do mesmo”.

3. Pesquise o referencial bibliográfico

Os livros serão os seus principais companheiros nessa jornada, mas procure visualizar e pesquisar a bibliografia a ser utilizada. Cuidado para não citar autores e obras que não contribuam com a problemática do seu trabalho.

É importante pensar no aspecto quantitativo da pesquisa mas considerar, fundamentalmente, a qualidade das informações levantadas, produzidas e repassadas adiante como uma verdade defendida nas suas pesquisas.

4. Leia muito

A leitura deve ser sua grande aliada durante a pesquisa acadêmica. Somente com muita leitura você vai conseguir comparar as informações até chegar a um veredicto. Em cada fonte, cada obra — seja por meio impresso, seja virtual — você vai encontrar uma gama de defesas.

Para identificar o que melhor se aplica ao seu objeto alvo da pesquisa é impossível deixar de ler e interpretar corretamente. Vença a fadiga, vença a curiosidade de saber sobre as tretas rolando nas de redes sociais e se dedique ao máximo a uma leitura específica.

Dificilmente suas conclusões serão infundadas se estiverem pautadas em argumentos fiéis ao que já foi amplamente tratado em outros materiais. A diferença estará tão somente na linguagem pessoal que você vai impor nos seus registros.

5. Determine o problema de pesquisa

Escolher um tema não é o mesmo que determinar o problema a ser pesquisado. Dentro de um mesmo tema, muitos podem ser os problemas com possibilidade de investigação e discussão. Embora não seja fácil, mais uma vez a leitura pode ajudar nessa determinação.

Selecione um tema e comece a ler sobre ele. Durante esse processo, elabore algum tipo de pergunta que vislumbre um problema e avalie o quão abrangente pode se tornar a pesquisa.

Se a pergunta não for fácil de responder e gerar mais e mais questionamentos sem solução imediata é sinal de que você encontrou um problema dos grandes e terá uma longa estrada pela frente repleta de interrogações.

Quanto mais perguntas, maior a necessidade de mergulhar fundo no referencial bibliográfico em busca de respostas que não deixem margem para dúvidas. É ou não é uma missão digna de Hercule Poirot nos livros de Agatha Christie?

A pesquisa acadêmica significa apenas um momento dentro do cronograma de estudo ao longo da faculdade. Durante esse tempo você terá que cuidar de muitos outros detalhes.

As responsabilidades não param e lá no final, você e a galera da sala vão querer comemorar a conquista do diploma, depois de tanto perrengue enfrentado. Por isso, não se esqueça de algo fundamental — a festa de formatura.

Tudo bem que estudar é muito importante, que a pesquisa acadêmica faz parte de um jogo sinistro, mas não dá para deixar de lado o planejamento e os preparativos da formatura.

Para você e a galera da sua turma se concentrarem em coisas mais importantes e não prejudicar a vida acadêmica, cogite contratar uma empresa de formatura para dar o suporte na organização do grande dia.

Se você curtiu este post e está envolvido em uma pesquisa acadêmica bem complexa, sem tempo para muita coisa, mas não quer comprometer o andamento dos preparativos da festa de formatura, converse com a gente. Sabemos bem o que você está passando e podemos cuidar de tudo para aliviar pro seu lado. Só vem!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *