Oportunidades para calibrar o currículo durante a Universidade

Tempo de leitura: 4 minutos

Meu amigo, eu sei que às vezes a grade obrigatória da facul já é bem puxada, mas é sempre bom reservar um tempinho para deixar o currículo mais encorpado e terminar o curso sendo um profissional mais qualificado. O mercado de trabalho está beeem concorrido e ter diferenciais é essencial para se destacar. É hora de deixar a dormidinha depois do almoço de lado, esquecer as 333 séries pendentes na Netflix e bora fazendo.  Aproveite as oportunidades.

sofrimento universitário
Tá bom! Você pode reservar uma horinha para atualizar as séries.

As  universidades costumam oferecer diversas oportunidades para que a graduação seja mais produtiva. Algumas que colocam o seu pé, ou o corpo inteiro no mercado de trabalho e outras atividades que ajudam a desenvolver características importantes para atuar no mercado, como trabalhar em equipe, gerenciar tarefas e desenvolver a liderança.

Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é bem forte no Brasil. Ainda na faculdade você pode ter contato com  funções, termos e principalmente com a vivência do empreendedorismo, inclusive isso já foi tema em um post aqui no blog.

Normalmente os professores da faculdade orientam os alunos, mas quem gerencia e desenvolve as tarefas são os próprios graduandos. Você recebe demandas de empresas reais, em média, o valor cobrado pelo o serviço é bem abaixo do mercado. Na maioria das vezes você  não irá receber pelo serviço prestado, mas pode ter certeza que seu aprendizado será gigantesco.

Quem tem a experiência de ser um empresário júnior fortalece o networking, contatinho é sempre importante né galera?

oportunidade de contatinho na universidade
Depois de passar por uma empresa júnior a sua chance de sair empregado da faculdade aumenta consideravelmente. Talvez você não vai precisar ficar enrolando semestres na faculdade, com medo de mudar o seu status de estudante para desempregado.

formatura universitária amém viva eventos

Treinamento Profissional

O objetivo das bolsas de treinamento profissional também é te  colocar em contato  com a vivência profissional do seu curso. Essa é uma opção ideal para quem está cansado das aulas teóricas e prefere a parte prática. Nas bolsas de TP o foco será na execução das tarefas. Dependendo da área, as funções podem ser bem cansativas, exigindo mais do que você pode oferecer naquele momento, que sofrimento. Afinal além da bolsa, você ainda precisa garantir presença na aula e porque não nos rolês com os amigos. O importante é você se organizar, buscar aprender ao máximo e ainda ganhar uma graninha por isso.

bolsa de treinamento profissional faculdade

Pesquisa

Diferente das opções anteriores o mundo da pesquisa é mais voltado para o conteúdo teórico. Sempre tem uma galera que vira o olho para os pesquisadores. Mas se você começar a trabalhar com assuntos  que realmente te motivam, você vai perceber que a pesquisa é só amor. Sempre é importante escolher bem sobre o que vai pesquisar. Ah lembre-se de manter o seu currículo lattes constantemente atualizado, essa é com certeza a pior parte.

Para quem tem interesse em seguir a carreira acadêmica é importante procurar as bolsas de iniciação científica, ou os grupos de pesquisa da sua universidade. Fora que quando você entra no mundo da pesquisa, você tem a oportunidade de participar de vários congressos, conhecer uma galera legal e os bares de muitas cidades.

DA

Participar do Diretório Acadêmico é um ótima ideia para aquela galera que curte um lado mais politizado da vida universitária. Além disso, você vai ter uma papel de liderança dentro da faculdade, isso pode te tornar uma pessoas mais popular e comunicativa. O maior risco de  assumir essa responsa é ter que tomar decisões que não agradam todos os alunos do curso. Mas basta acreditar nas suas convicções e agir com paciência. Vai na fé!

Atléticas

O espaço das atléticas são muito populares nas universidades. Um ambiente de valorização do esporte e da competição entre os universitários. Aí você me falar, “Ahh.. eu não gosto muito de praticar esportes, sou um sedentário feliz”. Fique sabendo que você pode conseguir outros meios de se fazer presente na atlética da sua faculdade. Você pode atuar na diretoria da atlética, por exemplo.

Caso queira desenvolver a sua liderança, tente um cargo de presidente ou vice-presidente.  Se prefere a parte de planejamento, escolha as áreas da tesouraria ou secretária. Caso seja o cara das redes sociais, você pode cuidar do marketing. As atléticas também organizam vários eventos loucos, tenho certeza essa parte vai te agradar.

viva festa universitária

Independente do projeto, crie coragem e saia da zona de conforto. Viva a sua vida de universitário pra valer, seja priorizando a parte social ou o ensino acadêmico em si. Os tempos de faculdade passam muito rápido, daqui a pouquinho essa fase acaba e o que fica são as histórias e as experiências vividas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *