Intercâmbio de férias: 6 vantagens que você precisa conhecer!

Tempo de leitura: 6 minutos

Já pensou em dar um rolezinho pelo mundo? Quem nunca, né? Para quem gosta de aprender, conhecer lugares e pessoas diferentes e depois postar aquelas fotchenhas iradas nas redes sociais para compartilhar com os amigos, nada melhor que pensar em fazer um intercâmbio de férias.

Uma criaturinha com vínculos escolares não tem a menor condição de passar longos períodos fora do país e, se fizer isso, quando voltar já perdeu o bonde da mesma turma, a cadeira cativa e o ritmo de estudos. Por isso, escolher dar o ar da graça em terrinhas estrangeiras durante as férias pode ser uma grande sacada.

Fazer um intercâmbio de férias tem muitas vantagens, sabia? E é isso que eu quero mostrar neste post: que você só tem a ganhar quando resolver ter uma experiência diferente em outro país. Saca só!

Por que investir em um intercâmbio de férias?

O poeta português Fernando Pessoa deixou um legado bacana e frases de efeito (também gostamos de cultura, viu?) e uma delas é cabe direitinho neste post: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.

Se você passar uma semana no exterior já vai valer muito. Pense então no que, pelo menos trinta dias, vão causar na sua vida. Logo, esqueça que o tempo pode ser curto e foca no resultado — voltar para casa com a bagagem cheia de presentinhos e a alma repleta de experiência. Um samba na cara da sociedade, sério!

Mas você deve estar matutando aí na cachola o que rola mesmo de vantagem em partir para um intercâmbio de férias, né? Vou explicar em detalhes e apresentar pelo menos 6 vantagens que vão deixar você doidinho para embarcar no próximo voo. Dá um confere aí!

1. Você não vai perder as aulas do semestre

Há uma galera que sonha com as férias para dormir, sair para a balada, investir no crush e outras que querem aproveitar cada dia de folga vivendo coisas novas. Corre para o último grupo, deixa para dormir no avião e de quebra ter uma vista bem melhor que as cortinas do seu quarto. Ou não durma, vai que o crush do lado? Se você roncar vai ser um caos!

Ao decidir fazer um intercâmbio de férias, você não vai precisar se preocupar com semestre ou conteúdo perdido na escola. Dá tempo de ir, voltar e ainda tirar uma onda com a galera contando as delícias e os perrengues da viagem sem atrapalhar o ritmo das aulas. Dá tempo de fazer aquele upgrade no Instagram também. A galera vai amar stalkear você.

2. Aprender um novo idioma

Não tem jeito, ao chegar a um país que fala uma língua diferente da sua, você rapidamente vai aprender um novo idioma. O contato diário e o treino do ouvido ajudam a praticar e entender melhor o que os nativos dizem. Só para constar, o mercado brasileiro valoriza bastante quem fala outro idioma.

3. Desenvolver independência e crescimento pessoal

Simmm! Você vai poder sair um pouco de debaixo das asas dos pais. A sensação de independência é boa e vale a pena, viu? Dá aquela dimensão do que vem pela frente, quando você virar gente grande e tiver que lidar com os perrengues da vida sozinho.

Assim que aterrissar no outro país vai começar a saga do “se vira sozinho”. São muitas etapas — a chegada, a adaptação ao lugar em que vai ficar hospedado, a climatização etc. Ufa, como diria o um cantor famoso “são tantas emoções, bicho!”.

4. Imersão em uma nova cultura

A cultura de um país é mesmo muito interessante e ao chegar lá, onde quer que seja, você vai se surpreender, pois sempre tem uma história e um costume por trás de toda nação. Alguns lugares sobreviveram à guerra e, outros, a trágicos abalos da natureza, sendo que o comportamento das pessoas é baseado nessas experiências.

5. Não fica tanto tempo longe dos amigos e família

Mesmo que você adore fazer a viagem, cedo ou tarde vai morrer de saudade da família e dos amigos. Um intercâmbio de férias permite que você vá, tenha uma experiência encantadora e volte para o aconchego da família e dos amigos. A gente pode até brigar ou xingar mentalmente, mas eles fazem falta mesmo.

6. Fortalece o currículo

Pronto, se você ainda estava em dúvidas sobre os motivos de fazer um intercâmbio de férias, esse paga a conta e apaga a luz. Já dissemos que o mercado brasileiro adooora as pessoas que falam outra língua, mas não é só isso.

Dependendo do seu curso e da profissão que deseja exercer, você vai precisar se comunicar em outra língua, de verdade, pois algumas das melhores vagas de emprego são em multinacionais e os cargos precisam de alguém que dialogue bem com quem está lá do outro lado do hemisfério.

Já imaginou quanta coisa linda pode resultar de um intercâmbio de férias? Puxa! Não dá para dizer tudo por aqui, pois cada um tem um tipo de impressão, uma forma de se comportar diante dos fatos e variáveis, mas pode apostar que, dificilmente, você sairá dessa jornada com menos alegria do que entrou.

Como fazer um intercâmbio de férias?

Como muita coisa em nosso país tem como base a moeda estrangeira, com predileção pelo dólar, um intercâmbio de férias não é baratinho e tanto você quanto a sua família vão precisar se planejar financeiramente para levantar toda a grana.

Não adianta decidir nesse semestre que você vai fazer intercâmbio nas próximas férias se o porquinho não estiver bem obeso. Mas não coloca impedimento aonde não tem. É só focar, abrir mão de umas baladas, de uns rolês que gastam grana e planejar por um tempo. Dá certo e muita moçada faz isso.

Você também vai precisar de alguém que entenda do babado para cuidar da burocracia — da emissão do visto (mais uma vez, tudo depende de onde você está indo), da hospedagem e da matricula em uma escola de idiomas, conforme as suas preferências e disponibilidade financeira.

Você gostou deste texto sobre o intercâmbio de férias e está pensando em programar o seu? Isso é ótimo e você já pode começar a pesquisar os lugares e as condições para a sua viagem, viu? Nada funciona sem planejamento. Faz o seguinte, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Temos sempre novos artigos que vão chegar quentinhos na sua caixa de entrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *