Dilema das férias: como decidir entre estudar ou descansar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Descansar nas férias é fundamental para recuperar as energias e dar um trato na saúde mental. A vida acelerada e um volume enorme de matérias para estudar causam desgaste, por isso, essa pausa é essencial.

A grande dúvida está entre descansar, aproveitar o tempo para colocar algumas matérias em dia ou, ainda, se preparar melhor para o vestibular se você ainda estiver na escola. É difícil decidir, viu?

O ideal é que você reflita e faça uma escolha consciente entendendo a importância de ter um descanso nas férias para aliviar as tensões do período de vestibular e faculdade. Por isso trouxemos neste post 4 dicas bem legais que você pode seguir para curtir esse intervalo.

Férias, por que te quero?

Estudar é bom e ter rotina também, mas vamos combinar que aquela pequena pausa sabática é tudo de bom. Mesmo um ser com toda a capacidade de reter informações, uma hora se sentirá esgotado e carecido de um descanso.

Chegará um momento em que você se perguntará quando foi a última vez que dormiu oito horas seguidas e acordou sem a ajuda de um despertador. É importante parar e abrir a caixinha do nada da mente para caber mais conteúdo.

Mesmo que você seja aquela pessoa ligadona nos 220 de voltagem, respeite os limites mentais e corporais. Lembre-se que esse é só o começo de uma longa trajetória de estudos e depois de carreira — vá com calma para que cada transição siga um curso natural e seja saudável.

Até porque nem rola ver todos os coleguinhas da sala fazendo planos para os dias de férias enquanto você só pensa naquela prova em que tirou um 9,5 quando deveria ter triunfado com um 10. Relaxe! 

Como aproveitar bem as férias?

Se você decidiu que depois de um intenso e produtivo período de estudos merece momentos de lazer e um pouco de descanso, chegou à leitura certa, pois temos dicas bem legais para você aproveitar as férias em grande estilo.

Ler livros diferentes dos recomendados em aula

A literatura é riquíssima, tanto em nível nacional quanto internacional. Na escola ou na faculdade é comum ver alunos debruçados em livros ou carregando uma pilha deles pelos corredores.

Enquanto isso, nomes de grandes autores dos mais variados gêneros literários — suspense, romance, policial, poesia, terror, comédia — vão ficando cada vez mais distantes na sua memória.

Deixar as apostilas e livros acadêmicos de lado e se jogar no sofá para uma leitura mais leve e despretensiosa é uma delícia e esse é um modo muito agradável de curtir as férias. Muita gente acha chic e cult.

Encontrar os amigos

Pode ser que você não seja um leitor compulsivo e tenha pouca paciência para passar horas envolvido pela história de um livro. Não se desgaste — dê uma parada e vá encontrar os amigos, afinal, se seus melhores amigos não estudam junto com você, saudade é mato.

Aproveite o momento com os amigos para se inteirar das últimas novidades nas redes sociais. Se você passou uns meses ausente vai ficar chocado de ver como o mundo está acelerado no meio social.

É cada babado que renderá boas risadas e horas de conversa — quem sabe dias, já que você estará de boa mesmo — em companhia daqueles que representam muito na sua vida.

Praticar atividades físicas

Calmaê se você já está fazendo cara feia para acordar cedo e ir para academia. Nada disso — muitos esportes podem ser praticados ao ar livre em qualquer hora do dia e até à noite. A atividade física revigora os músculos e a mente.

Se inscreva em algum programa da academia ou junte-se aos corredores de pequenas maratonas para algumas atividades aos domingos. Como você tem algumas semanas livres, pouco importa qual será o final de semana. Aproveite!

Fazer viagens

Viajar é uma das práticas mais recomendadas para quem está de férias, não apenas para fins de descanso, mas somente um tempo livre vai permitir que você conheça outros lugares e outras pessoas, assim como a cultura de cada local.

Você pode escolher uma cidadezinha do interior, o sítio do vovô ou dar um rolê com os amigos por uma metrópole modernosa para conhecer as novidades da tecnologia. Em qualquer desses lugares pode apostar que a diversão é garantida, só pelo fato de fugir da rotina e direcionar a mente para outros caminhos.

Dica bônus: estude um pouco, não há mal nenhum nisso

Se você é um estudante que tem o sonho de entrar na faculdade e está em período de vestibular é bem provável que não vai conseguir relaxar em totalidade. As férias chegaram, mas você está tenso porque sabe que precisa mandar bem nas provas.

Não sofra — basta organizar bem o tempo nesses dias de folga e reservar uma parte dele para reforçar os estudos das matérias de maior dificuldade. Não adianta dormir, relaxar, viajar, rolezar com os amigos se depois, diante de um resultado ruim, você sentir a maior culpa por não ter estudado.

O segredo está em dividir o tempo das férias de forma equilibrada. É sim possível aproveitar todos os momentos sem exageros, afinal, ninguém quer voltar mais cansado para as aulas do que antes das férias.

Se você for um estudante universitário e deixou pendente alguma matéria mais complexa faça revisões e tire dúvidas na internet, naqueles sites ou vídeos que são repletos de dicas de como se preparar melhor para X ou Y.

Ao final, para aproveitar ainda mais as férias, o ideal é que você equilibre os estudos e os momentos de descanso durante o período de aulas. As férias servem para dar uma pausa, mas se você estiver com o sono em dia e energia de so, certamente vai aproveitar muito melhor as férias.

O que queremos dizer é que, tirando a viagem que exige planejamento e tempo livre, você pode vivenciar todas as outras mesmo não estando de férias. Se não for possível, você já sabe que são muitas opções e que, certamente, você terá muita história para contar quando as aulas reiniciarem.

Curtiu o nosso post? Que tal seguir a gente nas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no universo escolar e acadêmico? Estamos no Facebook, Instagram e YouTube — será um prazer dividir as novidades com você!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *