Como escolher a mais confiável entre as empresas de formatura?

Tempo de leitura: 11 minutos

Contar com uma empresa de eventos para dar suporte na organização, além de orientação jurídica e financeira, é essencial para o sucesso das comemorações planejadas. Selecionar a melhor das empresas de formatura é uma tarefa que exige muito cuidado, pois o mercado está cheio de lobo se passando por cordeiro.

Muitas empresas de formatura sérias e comprometidas querem mesmo é transformar o sonho da galera em uma realidade maravilgold que vai deixar marcas no coraçãozinho emocionado dos formandos e dos convidados.

Confira neste post algumas dicas preciosas de como escolher, entre as empresas de formatura, aquela top das galáxias que tem a expertise que toda a turma merece para ajudar a transformar o dia da formatura em algo único e especial.

Como encontrar aquela empresa de formatura sensacional?

Em meio a tantas ofertas no mercado, essa parece uma pergunta difícil de responder. Que nada! É até simples demais, basta seguir as nossas super dicas e partir para a eliminação no melhor estilo “perde quem não tem serviço de excelência a oferecer”.

Ninguém quer que a noite dos sonhos se torne um pesadelo, né non? Afinal, você não contratou aquele personal stylist para a família inteira pra no final comemorar no trailer de sanduba do bairro.

Por isso, se você é membro da comissão de formatura e está no processo de escolha da empresa de formatura, esteja atento a algumas pistas que as empresas mal-intencionadas deixam no ar. Elas deixam, viu? Basta você e a galera terem paciência investigativa antes de bater o martelo.

Como não é incomum ler notícias sobre formandos que tiveram seus sonhos ceifados por conta de falência e sonegação das empresas contratadas, o melhor que a turma tem a fazer é se prevenir para evitar fadiga no lugar de grande euforia.

Confira agora o que a comissão deve levar em consideração para que os perrengues sejam limitados às aulas e provas cabulosas daquelas disciplinas que mais parecem coisa de outro mundo!

Desconfie de super descontos

Conta aqui! Em tempos das vacas magras quem anda concedendo descontos arrasadores? Pois bem! Desconfie das empresas que oferecem descontos impressionantes e baixam o preço para cobrir a concorrência a qualquer custo.

Elas não estão levando a sério o mercado por dois motivos: um, o serviço, certamente, vai deixar a desejar em vários quesitos. Dois, empresas parceiras respeitam o trabalho umas das outras e nivelam o preço deixando margem para um diferencial ou outro e assim ganhar a turma, mas nada que seja fora do normal.

As demandas de formatura são caras, por isso, existe um preço mínimo que as empresas precisam arrecadar para não terem prejuízos. Portanto, se o desconto de uma é muito grande em relação às outras, desconfie e questione.

Não caia na lábia de quem se propõe a cobrir qualquer oferta sem oferecer detalhes de orçamento. Dê uma de Sherlock Holmes e pode ser que se descubra uma saúde financeira bem frágil, quase no balão de oxigênio.

Com isso, as chances de baixas no caixa e dificuldades para cuidar de um evento de grande proporção são bem reais e significativas. Isso pode gerar a falência e consequente rombo no orçamento dos formandos — vai dar ruim, pois, até reaver a grana investida pode ser até que dê tempo de fazer outro curso durante a espera.

Quando a esmola é demais, o santo desconfia!

Compare os CNPJ das empresas de formatura

Muitas empresas de formatura e eventos já falidas podem retornar ao mercado, após anos, com um novo nome. Por isso, é essencial que a comissão de formatura faça uma pesquisa sobre o cenário de eventos da cidade e conheça as empresas atuantes e aquelas que já fecharam.

A partir disso, é importante comparar o CNPJ das empresas ativas com as falidas. Se o número for o mesmo, fuja dessa opção. Muitas empresas que já quebraram voltam para o mercado e apenas mudam de nome.

Sim, sabemos que isso é picaretagem, mas se a turma não faz a consulta prévia, chorar depois não adianta. A situação vai parar na justiça, o faith está armado, mas conhecemos bem a lentidão dos processos judiciais no Brasil. Sua bisavó é capaz de andar mais rápido!

Verifique a tradição da marca

As empresas de formatura tradicionais são aquelas que têm mais tempo de atuação no mercado de eventos, tornando-se autoridades no assunto.

Veja se elas estão presentes em diversas cidades e qual a sua disponibilidade para atender diferentes cursos e instituições. Avalie se o suporte oferecido pela empresa é abrangente, ou seja, se ela é capaz de oferecer apoio desde a organização das ações de arrecadação até o baile.

Conheça e analise as parcerias nacionais

Já ouviu o ditado “diga-me com quem tu andas que te direi quem tu és”? Nunca foi tão certeiro para citar em um post. As empresas de formatura trabalham em regime de parcerias, seja para dar melhor suporte aos formandos, seja para divulgar a própria marca.

Deseje conhecer as empresas parceiras daquela que com quem você e a galera estão cogitando contrato para entender em que patamar de confiabilidade ela se encontra no mercado. Nenhuma marca de peso vai querer queimar o filme com uma empresa que não atende bem aos clientes.

Uma boa reputação vale mais que mil confetes!

Solicite um portfólio

Às vezes vale muito a pena ver para crer! Empresas sérias certamente gostam de mostrar os resultados gerados e o valor agregado aos estudantes que nela apostaram.

Por isso, solicite um portfólio completo que comprove a credibilidade da marca. É essencial que a turma tenha contato com vídeos e fotos dos bailes, colações de grau e outros eventos organizados pela empresa desejada.

São essas prévias que comprovarão a capacidade de execução da empresa e garantirão que a equipe será capaz de atender todos os desejos e sonhos dos formandos. Aquela equipe de respeito tem muita propriedade para demonstrar os serviços e mais: apresentar números que realmente comprovem o que as imagens do portfólio estiverem mostrando.

É essencial que os formandos fiquem boquiabertos com os serviços prestados! Bem do tipo Uaaaaaaaau!!!!

Analise o perfil da empresa nas redes sociais

Quer lugar melhor para colher informação sobre alguma pessoa ou empresa? Se você consegue descobrir detalhes da vida do crush nas entrelinhas das redes sociais, não vai conseguir saber muito sobre a performance de uma empresa de formatura?

É claro que vai, com direito a muitos depoimentos em forma de elogio, agradecimento, indicação. Isso se a empresa que você estiver pesquisando fez o dever de casa direitinho — para um serviço muito ruim, pode apostar que não vão faltar posts negativos. Corra!

Confira se a empresa trabalha com fornecedores homologados

Tudo bem que você pode estar diante de uma empresa bacana com boas intenções, mas vale um alerta. Nenhuma empresa de formatura trabalha sozinha, até mesmo por não conseguir abraçar todas as demandas de serviços necessários para promover um evento de qualidade.

Sendo assim, ela precisa de parceiros e fornecedores com o mesmo grau de comprometimento. É de suma importância avaliar esse aspecto — a empresa contratada deve atender ao que a comissão solicitar, mas e os fornecedores dela? Estão prontos para atender em grande escala e nos prazos determinados?

Pergunte à empresa sobre essa questão durante a apresentação do portfólio, solicitando a comprovação desse vínculo. Muitas turmas se formam praticamente no mesmo período e os fornecedores devem estar aptos a atender sem vacilo.

Contrate uma empresa que saiba gerir recursos

Quando a turma decide contratar uma empresa de formatura é porque espera ter pouca ou nenhuma dor de cabeça com pendências e isso vale para a grana levantada com festas pré-formatura e que deve ser utilizada para pagar os serviços contratados.

De tempos em tempos, a prestação de contas deve ser apresentada para que vocês saibam para onde a grana está indo, ou seja, quais são os gastos em prol do baile de formatura.

Recolha feedbacks com outros formandos

É certo que as empresas de formatura terão um discurso afiado na hora de negociar a proposta com a turma. Todas vão buscar afirmar suas qualidades e diferenciais. Parece até orador da turma de tão decoradinho, por isso, é essencial ouvir uma opinião de fora.

comissão de formatura deve fazer contatinho com outras comissões e colegas que já formaram e solicitar uma avaliação dos serviços prestados pela empresa cotada. Nessa hora a empatia rola solta e se alguma empresa tiver pisado na bola, nenhuma outra turma vai deixar a sua passar os mesmos perrengues.

O sonho de toda turma é ter uma formatura organizada, sofisticada e inesquecível. Quem já formou e contou com os serviços de uma empresa de formatura, vai saber apontar os pontos positivos e as questões falhas da assessoria antes, durante e depois do grande dia.

Essa opinião é muito válida para a sua turma considerar a escolha – se quem formou se decepcionou com uma empresa, escolha outra. Se o momento foi só de alegria, siga o bonde!

Consulte o status da empresa no órgão competente

Você vai passar a conhecer a Associação Brasileira de Empresas de Formatura (ABEFORM) assim que precisar consultar alguma empresa de formatura, o que é quase sempre, enquanto rolar o impasse de escolha daquela mais confiável.

Há empresas que são itinerantes e pensam que isso é vantajoso para o negócio, pois, podem migrar para fechar negócio e aumentar o faturamento próprio. Mas, será que isso é bom para a sua turma?

Você pode firmar contrato com uma empresa que está em outro estado, mas, e na hora de descascar um abacaxi in loco? Com quem você vai poder contar para uma visita?

Como imprevistos acontecem mesmo quando tudo parece no devido lugar, uma estrutura física para servir de base das operações é o mínimo que uma empresa altamente capacitada e idônea vai querer ofertar para a sua turma.

O que fazer para não esquecer detalhes importantes?

Podemos ajudar mais um pouquinho? Com essas dicas não tem erro! Você e a galera da sua turma vão ter elementos de sobra para avaliar o perfil das empresas candidatas ao posto de cuidadora oficial da melhor festa do ano.

Para ficar ainda melhor, deixamos um check list dahora que é só você seguir passo a passo e no final chegar lacrando geral. Dá um confere!

  1. Faça uma visita ao escritório/instalações da empresa.
  2. Confirme quanto tempo a empresa está no mercado de formaturas.
  3. Procure saber qual o capital social da empresa.
  4. Procure saber informações sobre os últimos eventos realizados pela empresa.
  5. Consulte o reclame aqui.
  6. Confirme se a empresa é associada e está regularizada na ABEFORM.
  7. Peça anuência para alguns fornecedores antes do fechamento.

A escolha da melhor das empresas de formatura é a missão mais importante da comissão. Tomando cuidado com esses detalhes, essa decisão será mais consciente, confiável e você, junto com os membros da comissão, vão poder sambar na cara da sociedade! Aceita que dói menos, inimiga!

A gente não pode deixar de se apresentar depois de praticamente ver nossa trajetória descrita neste post. Quantas vezes sentamos à frente de comissões para mostrar todo o trabalho da VIVA e ouvimos sobre a desconfiança na seriedade do trabalho.

Para evitar que isso aconteça em nossas reuniões já levamos todas essas informações que geram dúvidas para mostrar que somos realmente a melhor empresa de formatura da atualidade.

São mais de 500 eventos todos os anos e temos orgulho de dizer que temos verdadeira paixão pelo que fazemos. Nosso trabalho é sério e diferenciado, pois buscamos atender tudinho que a turma sonhou. Cá entre nós, as festas ficam incríveis! Pode confiar!

Curtiu este post? Quer mesmo escolher a mais confiável entre as empresas de formatura? Então entre em contato com a gente, pois, podemos garantir que somos tudo que você e a sua turma estão procurando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *