Saiba por que você deve fazer monitoria na faculdade e comece já!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que fazer monitoria na faculdade é muito top? Talvez você não saiba muito bem como funciona, mas nós vamos explicar. Toda atividade que envolve conhecer pessoas e formar aquela networking bacana, vale muito a pena.

A faculdade é o melhor período para o aprendizado e tudo que você puder realizar enquanto estiver no preparatório para exercer a profissão e desenvolver uma carreira deve ser encarado com muita disposição e interesse.

Se você está a fim de aprimorar os conhecimentos e sair da faculdade vários passos à frente dos coleguinhas, siga com a gente na leitura deste post para aprender tudo sobre a monitoria acadêmica e quais são as vantagens de participar do programa!

O que é a monitoria acadêmica?

A monitoria acadêmica pode ser entendida como uma iniciação à docência, ou seja, o aluno que se candidatar e for aprovado no processo de seleção vai atuar bem pertinho dos professores como auxiliares das atividades curriculares.

A missão é esclarecer as dúvidas teóricas e práticas da galera sob a orientação do professor da disciplina. Já imaginou trabalhar bem pertinho daquele professor maravigold que você tanto admira pela competência e profissionalismo?

Você vai aprender muito, a ponto de lamentar ter que deixar o posto. Pode ser que a experiência seja tão, mas tão boa, que um dia você volte à faculdade como professor titular da disciplina. Já dá para ver asinimigas mortas!

Se tudo der certo e você se desenvolver bem no cargo, rola inclusive de o professor deixar você ministrar uma aula para os colegas. Já pensou? Desse jeito você vai desenvolver competências e habilidades essenciais para a carreira — domínio de assunto, falar em público, raciocínio rápido e lógico, são só alguns exemplos que você vai arrasar.

Quais são as vantagens de fazer monitoria na faculdade?

A palavra de ordem da monitoria é integração, e com ela vem todo um relacionamento conquistado no período em que estiver ocupando a função. Sob o olhar vigilante do professor, você vai conquistar muitos benefícios ao fazer monitoria.

Primeiro, que, como já dissemos no início deste post, você vai ter a chance de conhecimento mais ampliado que o restante da turma. Depois, vai conquistar a confiança dos professores e dependendo do seu desempenho, até acontece de ser indicado para um estágio ou primeiro emprego.

Você vai fazer contatinhos com os alunos dos outros cursos. Sabe aquele crush que você batalhou muito para uma aproximação e nunca dava porque vocês estão em períodos diferentes? Pois é, monitoria também pode ser cupido!

Ao fazer monitoria na faculdade você só tem a ganhar — esse é um tempo da sua vida que vai deixar saudades e, por mais que você vivencie muitas coisas interessantes adiante, a faculdade vai sempre ocupar um lugar especial no seu coração. Com o programa essas memórias podem ser ainda melhores.

Veja agora quantas vantagens você vai ter ao fazer monitoria na facu!   

Incentivo financeiro

Sabe aquele rolê que a galera vive convidando você para participar e não acontece por falta de grana? Pois é, relaxa por que com a monitoria pode sobrar umas moedinhas para fazer uma social com os amigos.

As monitorias em geral contam com uma bolsa de estudos oferecida pela faculdade e isso ajuda muito no planejamento financeiro do aluno. Não é nada fácil desembolsar a mensalidade nossa de cada dia, né non?

Com a bolsa você vai conseguir pagar despesas como transporte, xerox e alimentação com mais tranquilidade, sem passar aquele perrengue na hora de contar a grana e perceber que vai faltar para alguma despesa.

Horas em atividades curriculares

Essa é uma parte que deve incentivar muito a sua candidatura. Muitas faculdades exigem horas complementares para obtenção do diploma e ao realizar a monitoria você já vai computar o tempo de auxílio ao professor para abater as obrigatórias complementares.

Conhecimento e autonomia

Já ouvir um ditado que diz que “o saber não ocupa lugar”? Quanto mais conteúdo você adquirir, mais autonomia sobre os assuntos você terá e o programa dá abertura para os mais diversos assuntos que você pode imaginar.

Durante a monitoria você vai lidar com muitas dúvidas dos colegas e cada vez que tiver que buscar informações, fará um bem enorme a si mesmo com uma carga de conhecimento absorvida.

Currículo

Chegar ao mercado de trabalho para o primeiro emprego dizendo que foi monitor na faculdade é um golaço, viu? As empresas vêm com bons olhos a postura de recém-formados que não se limitaram à sala de aula durante a faculdade.

É um diferencial e tanto colocar no currículo a participação na monitoria e os detalhes de todas as tarefas executadas. Pode apostar que será lacração total ter algo a mais para oferecer a quem deseja contratar sua força de trabalho.

Experiência

É fundamental chegar no mercado de trabalho totalmente preparado para exercer determinadas atividades. Seu curso dá uma dimensão do que você enfrentará no dia a dia, mas só a teoria não é o suficiente para determinar se você vai se dar bem em uma empresa.

A monitoria deixará você bem na fita em relação à prática e à experiência. Isso porque, mesmo que o professor esteja lá para acompanhar e dar suporte, o objetivo do programa é claro: permitir que o aluno desenvolva as habilidades e adquira uma boa base de experiência para a carreira.

Trabalho em grupo

O trabalho em grupo, em equipe, colaborativo e coletivo é bem querido no mundo profissional. Se você não desenvolver habilidades para isso, não adianta ter várias curtidas nas redes sociais se pessoalmente ninguém curtir trabalhar com você.

Docência

Ensinar é um dom, um talento, e essa será uma excelente oportunidade de verificar se você domina esse universo. É imprescindível gostar de ensinar e gostar de conduzir o pensamento alheio a um lugar saudável de reflexão e questionamento.

Não é fácil transmitir o conhecimento com clareza suficiente para que o outro entenda e aprenda. Se essa é uma profissão que agrada, observe seus professores e como agem em relação ao curso, às disciplinas e aos alunos — ninguém vai achar ruim se você for o “papagaio de pirata” de um professor topzeira.

Percebeu o quanto fazer monitoria na faculdade é massa? Não tem como ser bola fora algo que só vai deixar você ainda melhor dentro e fora do universo acadêmico. Bora se inscrever e dar aquele up em uma carreira que você ainda está construindo. Pode apostar que vai ser destruidora!

Se você achou daora este post sobre como fazer monitoria na faculdade, que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de tudo que rola no universo acadêmico sobre os diversos assuntos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *