Festa de formatura individual: será que vale a pena?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já decidiu como vai celebrar a conquista do diploma? Depois de uma longa jornada de estudos, nada mais justo que reunir a família e os amigos para festejar esse momento único, não é mesmo?

Esse é um desejo praticamente unânime da galera e o dilema fica por conta do tipo de festa. Será que uma festa de formatura individual, só para os mais íntimos, é mesmo a melhor opção, como alguns formandos preferem acreditar?

Vamos ajudar você a entender como funciona uma festa de formatura individual — e compará-la com a coletiva — para definir qual das duas é mais estilosa. Não deixe para decidir na última hora e correr o risco de ficar de fora da farra!

Como funciona uma festa de formatura individual?

Tudo bem se você for daquelas que não gostam de aglomerações ou de tomar decisões em conjunto, mas vamos combinar que estamos falando de uma formatura — toda a galera enfrentou diversas tretas junta e na hora de comemorar é justo festejar e tirar aquela foto mara para guardar de recordação.

A festa de formatura individual não tem nada disso. Ela é realizada por cada formando, em ambiente reservado, com a participação apenas da família e daqueles amigos mais chegados.

Apesar de ter uma vibe feliz e arrancar risos e sorrisos de quem acabou de encerrar um ciclo de vida para dar início a outro, a festa de formatura individual não tem o glamour dos grandes bailes realizados por uma turma inteira.

É um evento mais intimista, que pode ser aconchegante, limitado por um orçamento mais baixo. Antes de se decidir por esse tipo de festa, será bom refletir sobre a escolha e se não é melhor juntar a galera e enfiar o pé na jaca de vez.

Festa de formatura individual ou coletiva?

Sem desmerecer a importância das pessoas do círculo pessoal, nada se compara ao brilho da festa coletiva. Já parou para pensar na grandiosidade de uma festa de formatura e que você é um dos grandes protagonistas?

É isso mesmo! A festa de formatura é para colocar você e todos os coleguinhas em um pedestal e reinarem absolutos no meio do salão. Tudo é preparado nos mínimos detalhes para cada formando.

Se você optar por uma festa de formatura individual, vai oferecer também bons momentos, mas pode apostar que até mesmo a turma que você convidar iria adorar a comemoração em um espaço cheio de gente linda, música boa e comida requintada.

Sabe aquelas tretas que rolaram durante o curso e que fizeram rolar um figth entre você e aquele coleguinha insuportável? Pois é, uma festa de formatura coletiva tem poder curativo e, ao final, pode ser que ele até se transforme em crush. Love is in the air! Quem nunca?

Em alguns lugares do Sul, por exemplo, é cultural a festa de formatura ser individual e cada formando se responsabilizar pelos preparativos, convidando um grupo seleto para celebrar a conquista.

Já no Sudeste, o bom mesmo é formar aquela comissão de respeito, arrecadar a grana mais alta possível e investir em uma festa topzeira — azinimigas vão se roer na hora que sair a notinha de destaque de “melhor festa do ano”.

Quais são as desvantagens de fazer uma festa de formatura individual?

Saiba agora porque uma festa de formatura individual pode não ser o melhor formato de comemoração.

Altos custos das despesas

Já fez as contas do quanto vai gastar para festejar com seus convidados? Você pode até achar que vai gastar menos ao bancar uma festinha entre amigos, mas a verdade é que as despesas ficam altas.

Powered by Rock Convert

Quando se compram poucos itens, o poder de negociação com os fornecedores cai por terra. É difícil conseguir bons preços quando as despesas são pequenas. Já na festa coletiva, tudo é mais grandioso e o poder de barganha aumenta consideravelmente.

Planejamento fraco

Qualquer festa, independentemente do tamanho, dá trabalho. A organização tem total relevância no resultado e planejar sozinho é treta na certa. O planejamento pode ser comprometido pela falta de tempo — estudar e, ao mesmo tempo, planejar sozinho uma festa é punk, viu?

Falta da magia da formatura

Glamour e lacração! É isso que quem gosta de festa espera do resultado. Pense na decoração, na música, naquele samba na cara da sociedade, nas fotos topzeiras do Instagram. As festas coletivas têm um brilho especial.

Ao optar pela festa particular, você vai fazer exatamente do seu jeito, é verdade, o que pode ser uma boa, mas será que a turma não vai fazer falta? Será que depois de alguns anos, olhando as fotchenhas você não vai perceber que poderia guardar uma recordação mais ampla?

São esses aspectos que você deve considerar antes de partir para uma festa individual e sem a presença daqueles que, com todos os perrengues, dividiram bons anos de estudos e tempo com você. Festas também existem para fazer as pazes, viu?

Não compartilhar o momento com a turma

Por mais que você se esforce, o conjunto da obra não será igual em uma festa de formatura individual. Vamos chamar de tradição — é bonito demais ver a galera reunida, o sorriso iluminado no rosto de cada um e as pessoas mais especiais da vida celebrando uma nova etapa dos planos de carreira. Um arraso!

Sem grandes atrações

Ah! Isso é verdade. Com uma boa arrecadação dá para fazer uma big festa, repleta de atrações — banda, DJ, apresentações artísticas, decoração com cantinho especial — e dividir as despesas com os coleguinhas.

Esse é um dos pontos altos da sua decisão. Vale a pena pensar nos convidados e no que proporcionar a eles. Dá gosto de ver a vovó e o vovô caindo na farra (e eles vão, tá?). Uma festa grande é tudo de bom e ao final você vai ter a satisfação de ter vivenciado um momento único.

Mais trabalho

Parece que não, mas fazer uma festa de formatura individual dá muito mais trabalho. Normalmente, a coletiva tem uma comissão de formatura e uma empresa especializada para ajudar nos preparativos. Ninguém segurará a peteca sozinho.

Na organização solitária, em algum momento, você vai ter que colocar a mão na massa e aí, queridinho, o trabalho é dobrado. Quem organizar uma festa de formatura individual chega mortinho de cansaço para a festa, pois até o último minuto estará cuidado de detalhes.

A coletiva tem a vantagem de dividir responsabilidades e ainda contar com os parceiros e fornecedores contratados para fazer essa parte por você. Festa é para aproveita cada minuto e você não vai querer se estabacar em algum sofá antes de o DJ começar a recolher os equipamentos.

Ao final, o bom mesmo é compartilhar os bons momentos, esquecer as mágoas, juntar a galera e vivenciar momentos de alegria na comemoração por vencer os desafios da vida.

Contar com uma empresa especializada faz uma grande diferença, mesmo se você ainda assim optar por uma festa de formatura individual.

Os profissionais são mega preparados para dar suporte em todas as fases do planejamento, seja para uma festa com poucos convidados, seja algo grandioso como um baile coletivo de formatura.

Se você curtiu este post e precisa de uma mãozinha para ajudar nos preparativos entre em contato com a gente para conhecer os nossos serviços. Assim você vai se sentir mais seguro para decidir como deseja celebrar sua formatura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *