Descubra agora como conseguir o estágio dos seus sonhos

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem quer se destacar na faculdade não se limita a estudar as matérias de cada período. É preciso buscar outras experiências, como conseguir estágio e atuar nas suas áreas de maior interesse.

Essa é uma oportunidade incrível para conhecer melhor a rotina da profissão, o mercado de trabalho e adquirir conhecimentos práticos importantes para a sua carreira. Além disso, um bom estágio também ajuda na criação do networking, para que você tenha contatos profissionais e melhores oportunidades após a formatura.

Mas depois de se convencer a procurar um estágio, vem a grande dúvida: como encontrar a vaga dos seus sonhos? Se você quer saber a resposta, confira as dicas que separei neste texto! Acompanhe.

Liste empresas onde você quer trabalhar

É muito comum ouvir falar de empresas que oferecem oportunidades incríveis e benefícios para os estagiários. Então, que tal começar pesquisando as melhores opções nas proximidades? Faça uma lista com os lugares que você achou mais interessantes e acredita que proporcionarão uma boa experiência.

Assim, você pode aprender mais sobre a empresa, descobrir as competências necessárias e acompanhar a divulgação de novas vagas para não perder nenhuma oportunidade. Já pensou o tamanho da frustração ao saber que abriu um processo seletivo e você não participou? Assim, você aumenta as chances de conseguir a vaga dos seus sonhos.

Verifique as vagas disponíveis

Provavelmente, a sua rotina na faculdade já exige várias tarefas, mas tenho outra que você deve adicionar à lista: pesquisar vagas disponíveis. Periodicamente faça uma pesquisa completa em sites específicos, anúncios na internet e outros meios de divulgação de estágio.

Mesmo que algumas empresas tenham um lugar especial no seu coração, esteja aberto a outras oportunidades. Tenha em mente que cada estágio é uma oportunidade para ter mais experiência e desenvolver habilidades, portanto, caso tenha disponibilidade, vale a pena investir em mais vagas.

Além disso, a pesquisa constante traz uma grande vantagem: os anúncios de estágio mostram as qualificações esperadas pelos recrutadores. Então, anote as habilidades mais valorizadas e, se for necessário, invista! Aproveite a oportunidade para calibrar o seu currículo e se destacar.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são ótimas para marcar os rolês, stalkear o crush e compartilhar registros dos seus melhores momentos, mas elas também podem ser uma ferramenta para planejar a sua carreira, sabia?

Então, se você quer dicas sobre como conseguir estágio, comece criando um perfil no LinkedIn — a rede social ideal para oportunidades profissionais, que também permite que você monte um currículo online. Outro cuidado importante é ter atenção à privacidade das suas postagens nas demais redes: como as empresas podem pesquisar o seu perfil, limite algumas publicações apenas para os seus amigos.

O seu futuro chefe não precisa saber os detalhes sobre os churrascos da turma, nem ver aquelas fotos zoadas que você tirou com seus amigos. Preste atenção aos conteúdos “Not Safe for Work”. Faça esse tipo de publicação nos grupos fechados entre os seus amigos, assim você não terá problemas.

Monte um currículo

Para que a empresa analise o seu perfil, você precisa montar um currículo bem turbinado. Ele deve conter os seus dados pessoais, a faculdade onde você estuda e o período, e cursos que você já concluiu e podem ser diferenciais para a vaga.

Ter conhecimento sobre línguas estrangeiras, informática ou uso de programas específicos podem ser o diferencial na hora de ser contratado. Mas atenção: nada de mentir ou aumentar suas qualificações! Os recrutadores geralmente conseguem identificar as divergências durante as entrevistas e isso, com certeza, queimará o seu filme.

Além disso, avalie se realmente o seu talento é interessante para a vaga na hora de criar o currículo. Se você quer estagiar em um consultório odontológico, por exemplo, as suas aulas de balé ou o seu talento jogando basquete, mesmo que sejam habilidades legais, não são relevantes para a vaga.

Acerte na comunicação escrita

Você já ouviu falar na desilusão ortográfico-amorosa? É uma síndrome que consegue destruir as maiores paixões platônicas em instantes devido ao grande número de falhas na escrita. O fato é que, durante o processo de recrutamento de estagiários, é comum que o conhecimento da língua portuguesa também seja avaliado, e alguns erros grosseiros podem fazer você perder pontos.

Com o uso frequente da tecnologia para a comunicação (e-mails, WhatsApp etc.) e a necessidade de elaboração de documentos que podem ser responsabilidade do estagiário, as empresas valorizam a capacidade de escrita dentro dos padrões.

Portanto, capriche na hora de elaborar o seu currículo. Ah! E também fique de olho ao publicar nas redes sociais: como já disse, elas também vão ser usadas pelas empresas para avaliar os candidatos.

Verifique as habilidades que serão desenvolvidas

Parece besteira, mas muitos estudantes esquecem desse detalhe quando pensam em como conseguir estágio. Infelizmente, existem algumas vagas bastante genéricas que não desenvolvem habilidades que podem ser importantes para a sua carreira, então pode ser que não valha a pena tentar a vaga.

Mas atenção: analise todos os aspectos para fazer essa avaliação. Quer ver um exemplo? Você faz Direito e quer advogar, e surge uma vaga de estágio no Ministério Público ou no Fórum. A princípio, o trabalho realizado é bem diferente da atuação na advocacia e pode parecer que essa não é uma boa opção.

Porém, advogar também exige que você conheça os procedimentos internos desses órgãos e aprenda a parte burocrática. Então, essa também pode ser uma experiência incrível, além de render ótimos contatos.

Estude a empresa

Se a empresa se interessar pelo seu currículo, o próximo passo costuma ser a entrevista. Você vai conversar com um recrutador para que ele avalie melhor as suas habilidades e alinhe às expectativas em relação à vaga, antes de decidir sobre a contratação.

Nesse momento, uma ótima dica para conquistar o entrevistador é mostrar que você já conhece a empresa. Isso demonstra que você está realmente interessado na oportunidade e a sua proatividade, dois pontos importantes que podem ajudar a garantir o estágio.

Agora que você já sabe como conseguir estágio, que tal começar a procurar as melhores vagas? Você pode pesquisar na sua faculdade ou usar sites específicos para cadastrar o seu currículo, como o Nube ou o portal CIEE. Assim, você aumenta as chances de recrutadores encontrarem o seu perfil e, quem sabe, conseguir a vaga dos sonhos!

Curtiu essas dicas, mas ainda tem dúvidas sobre a área que você pretende seguir? Não tem problema! Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre orientação profissional e veja como encontrar a sua vocação!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *