5 dicas para fazer um discurso de formatura surpreendente

5 minutos para ler

A colação de grau é uma das etapas mais emocionantes da formatura, afinal, é ali que os formandos são consagrados como profissionais e agradecem aos familiares, professores e amigos. A abertura desse momento deve ser marcada por um imponente discurso de formatura, pronunciado pelo orador.

O discurso de formatura é muito importante e concentra a atenção de todos os convidados. Por isso, é missão do orador construir um texto coeso, marcante e capaz de reproduzir os sentimentos de toda a turma.

Se você foi escolhido para a difícil tarefa de orador, não se preocupe! Separamos 5 dicas para fazer um discurso de formatura surpreendente. Confira!

 

  1. Defina a temática e estruture o discurso de formatura

O primeiro passo para desenvolver o discurso é definir um tema de importante significado para os formandos.

Entre os mais cotados estão, adversidade, maturidade e transformação. Afinal, de uma forma ou de outra, todos ali precisaram superar dificuldades na formação e com certeza obtiveram grande amadurecimento.

Comente desafios que a turma precisou passar em conjunto, transformações evidentes nos grupos de colegas e como deve ser a postura pessoal e profissional dos recém-formados.

Escolha com muito cuidado a temática, pois ela será a base de todo o discurso. Pense nas melhores histórias que aconteceram durante o curso e quais aprendizados elas geraram.

Depois é hora de estruturar o discurso nos clássicos três atos textuais: abertura, desenvolvimento e conclusão.

  • Abertura: é o momento de agradecer os presentes, apresentar a temática e preparar o público para as ideias centrais. Comece com uma frase de impacto.
  • Desenvolvimento: conte a história e exemplifique as situações.
  • Conclusão: faça uma reflexão sobre o futuro profissional dos formandos e os agradecimentos finais. Arremate com uma reflexão, a fim de emocionar os presentes.
  1. Comente suas experiências pessoais

Na hora de escrever e pronunciar o discurso, tente exemplificar a temática com as suas próprias experiências.

Compartilhe suas sensações e vivências durante a graduação. Fale sobre o que marcou você e seus colegas e quais as maiores recompensas dessa jornada.

Seja empático na hora de escolher quais experiências você irá compartilhar – escolha aquelas que sejam compatíveis com a realidade de todos os colegas.

Veja algumas perguntas que podem te ajudar:

  • Como mudei desde que comecei a estudar até hoje? E meus colegas?
  • Qual a lição mais importante que posso tirar desse tempo que passei aqui?
  • Quais são as histórias mais memoráveis do nosso tempo juntos?
  • Quais desafios todos iremos encarar no próximo passo dessa jornada? Como estamos preparados para viver isso?
  1. Seja carismático e fale com entusiasmo

Um discurso impactante não é feito de palavras rebuscadas e seriedade. É o carisma do orador e a criatividade do texto que serão capazes de ganhar a admiração do público.

O importante é que seu discurso transmita naturalidade. Use a linguagem formal, mas sem excessos, mesclando momentos de descontração e seriedade.

Tente acrescentar um toque de humor com piadas íntimas ou expressões que indicam o companheirismo da turma. Isso tornará sua fala mais atraente e leve.

Lembre-se que esse é um momento de comemoração. Por mais que o discurso tenha um forte apelo emocional, não se esqueça que você precisa transmitir felicidade.

Anime-se com o discurso e deixe isso transparecer na sua voz. Misture volumes e tons de fala. Faça pausas para respirar e gerar mais impacto.

Tenha cuidado com a linguagem corporal. Uma boa postura e o contato visual fazem com que as pessoas absorvam melhor o que está sendo falado e sejam mais cativadas por você.

  1. Cite as pessoas importantes

Tão importante quanto citar conquistas e desafios, é agradecer as pessoas. Não deixe de lembrar daquele professor especial, do colega de classe que superou um grande desafio ou daquele funcionário que ajudou a todos nos estudos e trabalhos.

O discurso de formatura, assim como o convite, é um espaço para agradecer as pessoas e mostrar como todas foram importantes para a conquista do diploma.

  1. Fuja de discursos e frases prontas

Na internet é possível encontrar muitos discursos e frases de impacto. Para quem tem dificuldade de escrever, essa parece ser uma alternativa muito fácil na hora de montar o discurso. Mas jamais caia nessa besteira!

O discurso de formatura deve transmitir a identidade, os desafios e aspirações de toda a turma. Por isso, fica muito claro para todos os convidados quando o texto é copiado.

O orador precisa deixar a preguiça de lado e separar um momento de tranquilidade para enumerar todas as experiências da turma e, assim, redigir um texto original.

 

Montar um discurso de formatura não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, é uma missão nobre que toda a turma confiou na sua mão, orador. Portanto, procure surpreender!

Tem alguma outra dica para montar um bom discurso de formatura? Compartilhe com a gente!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário