Você sabe qual é a diferença entre os cursos tecnólogo e bacharelado? Há bem pouco tempo, aposto que sua preocupação mais sinistra era manter o quarto arrumado e o perfil atualizado nas redes sociais. Fala a verdade!
Nada mal para o período maravilhoso da adolescência, em que normalmente, as responsabilidades têm pegadas mais leves. Ô saudade!
Não que você não tivesse algo sério a pensar, mas é que agora, prestes a ingressar na faculdade, é que o bicho vai pegar de verdade e você precisa entender essa diferença para escolher com sabedoria o curso que vai ser base da sua profissão futura.
Trouxemos para você neste post, as principais características de cada tipo de curso, assim como as vantagens e possibilidades de carreira. Desse jeito você vai ter elementos de sobra para escolher o que tem mais a ver com o seu perfil dentro de um mercado de trabalho tão competitivo.
Tecnólogo ou bacharelado?
Antes de qualquer coisa, vamos entender as especificações técnicas sobre cada tipo de curso. Isso vai ajudar você a se decidir quando for fazer um comparativo entre os dois. Ambos são cursos considerados graduação de nível superior. Vamos entender melhor!
Bacharelado
A duração de um bacharelado — de 4 a 6 anos — depende do curso e da grade curricular. Muitos têm uma abordagem ampla, com disciplinas teóricas e aplicação prática para fortalecer o conhecimento no campo de atuação.
Nos anos de estudos, cada disciplina será desenvolvida com calma e conteúdo enriquecido pelas inúmeras apresentações de trabalho em grupo, participação em fóruns e debates, além dos eventos paralelos promovidos pela faculdade.
É mesmo possível caminhar em passos menos acelerados. É a característica do tipo de curso e se você tem um ritmo desacelerado, do tipo pressão baixa mesmo, vai mandar bem demais em um curso de bacharelado.
Olha aí os cursos que você pode fazer e receber o diploma de bacharelado.
- Engenharia
- Direito
- Farmácia
- Administração
- Arquitetura
- Jornalismo
- Educação Física
- Enfermagem
Tecnólogo
Com duração de 2 a 3 anos e grade curricular enxuta focada na aplicabilidade e nas necessidades do mercado de trabalho, o curso tem o objetivo de formar profissionais em um curto espaço de tempo, capazes de preencher as vagas mais demandadas.
O curso é acelerado, cabendo menos teoria do que um bacharelado e mais ensaios práticos simulando a rotina diária de trabalho. Mas, nem por isso deixam a desejar em excelência e repasse do conhecimento.
E agora, veja o que você pode estudar em um curso tecnólogo.
- Gestão Ambiental
- Gestão Financeira
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Segurança da Informação
- Automação Industrial
- Radiologia
- Marketing
Tudo vai depender do nível de envolvimento e seriedade da instituição que você escolher. Uma instituição comprometida com o desenvolvimento profissional do aluno consegue transmitir, ainda que em menos tempo, todo o conteúdo de forma profunda, pois, certamente, mantém em seu time docente os mais engajados professores.
Ah! Outra coisa importante é não deixar de conferir se a instituição em que você quer estudar está em dia nas obrigações com o Ministério da Educação (MEC). Se o seu curso não for aprovado pelo órgão, tchau curso, tchau diploma, tchau carreira. Dindin…nos vemos em breve! Sério, sem validade no MEC, sem validade na vida. Dá bobeira não. Tenha a certeza antes mesmo de iniciar o curso.
Como escolher a carreira ideal?
Então, essa é uma pergunta recorrente para milhares de jovens iguais a você. Aquela sensação punk de não saber ao certo o que “ser quando crescer” estará sempre aí, ecoando, na mente. É uma condição humana, sabe?
Aquele sentimento constante de “e se eu tivesse feito…”. Posso contar um segredo? É assim a vida inteira. A gente administra os perrengues o tempo todo, pois, não é fácil crescer e ser bem-sucedido, então é cair pra dentro do jogo e driblar as adversidades, sambando na cara da sociedade.
Logo, a carreira ideal será aquela que enche seus olhinhos de brilho por meio do exemplo de um profissional de referência ou simpatia com as causas defendidas pela profissão.
Pode ser também um curso que encha o cofrinho em vez de olhinhos, viu? Dá naaaada querer ter sucesso financeiro fruto do trabalho em uma boa profissão. Desde que você não queira o que está destinado à outra pessoa, tá valendo!
Exemplos de cursos: Enfermagem e seu trabalho humanitário de cuidar das pessoas ou Engenharias e seus cálculos quilométricos. E há ainda cursos com Filosofia, Sociologia, Psicologia, para quem adooooora viajar na maionese e analisar, profundamente, as questões sobre a existência humana.
Como descobrir as necessidades do mercado?
Quando você chegar à faculdade vai descobrir que muito da formação se resume a um comportamento: pesquisa! Tudo que os professores disserem, você vai se pegar estudando um pouco mais, pesquisando fontes, propriedades, análises e estudos de caso.
Isso claro, se você estiver realmente interessado em entrar calouro e sair veterano, né? A melhor forma então de saber como anda o mercado para determinadas profissões é ir direto à fonte das informações.
Por exemplo, se você quer saber como anda a área da saúde, procure se informar sobre a relação de procura e oferta. Pesquise os sites de emprego e conheça o nível de exigência das vagas em se tratando de conhecimento e experiência. Veja também se as propostas salariais estão boas.
Não importa se você vai escolher tecnólogo ou bacharelado mas, sim, o quanto está disposto a abrir mão dos rolezinhos de fim de semana para mergulhar de cabeça nos estudos ou do bate-papo cazamigas no zapzap para prestar atenção naquela aula cabulosa.
E quando você se decidir, ao chegar à facul — no primeiro dia de aula — vai se deparar com aquele monte de olhinhos assustados da galera se perguntando em pensamento o mesmo que você: “Oncotô?”, “Poncovô?”.
Só aos poucos você vai entendendo que no final de um período de muito perrengue e estudos por 2 ou 6 anos, você sairá com um diploma na mão, uma profissão no coração e na memória a certeza de que vai iniciar uma brilhante carreira. Fala sério, parece muuuuuito bom!
Se você gostou de saber que estudar tecnólogo ou bacharelado tem a mesma validade e titulação, vai gostar de acompanhar as nossas atualizações, pois, sempre postamos conteúdos muito legais: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!