Roupa masculina para formatura: 5 dicas incríveis para escolher a sua

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já sabe o que vai vestir nas solenidades da formatura? E os seus convidados, já passou pela sua mente que talvez eles precisem de um personal stylist? Esse é um dos momentos mais importantes da sua vida, por isso, cuidar do visu pode deixar o álbum e as fotinhas do Instagram ainda mais bonitos.

A roupa masculina para formatura parece, mas não é fácil de escolher. É tão comum as meninas tomarem todo o glamour para si que a gente até esquece que os rapazes também merecem uma atenção especial para se vestirem nessa data tão incrível.

O objetivo deste post é dar uma mão aos rapazes para compor o look das festividades de formatura. Sabemos que o fundamental mesmo é o diploma na mão e a felicidade estampada no rosto, mas, cá para nós, é bem chic uma roupa de gala, tá?

Uma boa escolha é sinal de elegância e conforto

Todo mundo acha que a roupa masculina de formatura é terno, gravata e um sapato bem lustrado. Pode até ser, mas um bom corte e a combinação adequada de cores e tecidos faz toda a diferença.

Embora a harmonia seja uma palavra de ordem, no quesito figurino é preciso ter cuidado na hora de escolher o que vestir, afinal, estamos falando de um baile de formatura e não um desfile de escola de samba.

Muita gente exagera, sabe? Para que as fotos e a própria festa fiquem bem bacanas e bonitas, formandos e convidados devem estar a caráter, sem deixar de lado o conforto, é claro. Mas, como a formatura é um evento de pompa, elegância é vida.

As mulheres usam tradicionalmente lindos vestidos longos e com brilho. Os homens já são mais comedidos e monocromáticos, deixando o toque especial para um penteado diferente e bem cuidado, uma gravata colorida e um sapato de dar inveja a muito magnata.

Antigamente os homens eram desconectados da moda, mas agora percebemos uma mudança e faz bem ver a preocupação em causar tanto quanto a mulherada. Vale a pena perder um tempinho pesquisando uns modelitos atuais e simular uma composição de parar o baile.

5 dicas arrasadoras para compor o visual

Quer saber como escolher a roupa masculina de formatura sem o risco de errar? Então se liga nessas 5 dicas imperdíveis que trouxemos neste post. Você e seus convidados vão dar um show à parte e quem sabe até autógrafos!

1. Leve em conta o local do evento

O local do evento dita muito as regras da roupa que formandos e convidados devem usar. Tudo vai depender do que a turma escolher. É mais comum um salão de festas, onde tem ar condicionado e ventilação moderada, mas e se a galera resolver inovar e escolher comemorar ao ar livre?

Powered by Rock Convert

São ambientes completamente diferentes e ninguém quer ser “diferentão”, né non? A comissão costuma fechar o local antecipadamente, por isso, se inteire logo da informação para já ir planejando a indumentária.

2. Considere o clima

As formaturas acontecem, geralmente, no fim do ano, mas como acontece às vezes de não haver disponibilidade do salão ou de algum fornecedor preferido, a data termina por ser alterada e pode ser que aconteça em um mês muito quente ou muito frio.

Considerar o clima é importante, pois, você não vai querer nem bater o queixo de frio, nem transpirar quiném uma chaleira ligada no fogo. Qualquer um desses incômodos pode destruir a sua noite e o ideal mesmo é saber a data correta e usar a roupa adequada na época.

3. Verifique se há um traje obrigatório

Quando a turma começa o curso, já no primeiro semestre, dá para sentir um pouco da personalidade de cada um e, à medida de passagem do tempo há uma tendência natural para o tipo de festa que vai rolar na formatura.

Mesmo que aconteçam divergências, o que vai prevalecer é o desejo da maioria. A definição ajuda em praticamente tudo — escolha do salão, da decoração, do tipo de buffet e, claro, definição do traje que todos devem usar. Veja alguns trajes que atendem perfeitamente de acordo com a ocasião.

  • casual chic — você pode escolher uma roupa mais leve, descontraída e jovial com direito ao jeans se for aquela peça inseparável;
  • esporte fino — blazer e calça social combinando com uma camisa de corte bonito e sapato. Se quiser substituir o blazer por um coletinho, também pode;
  • passeio completo — usar terno, calça social, gravata e sapato bico fino compõem esse modelito bem tradicional;
  • traje de gala — esse é o traje dos trajes quando o assunto é gala. Aí sim você vai se sentir o verdadeiro Encantado e sair procurando Cinderela no meio do salão.

4. Menos é mais

O que queremos dizer com isso? Que na dúvida é melhor não exagerar. Tudo bem que o baile pede uma produção diferente do dia a dia, mas tem gente que peca por excesso e acaba virando atração da noite, só que na versão comédia.

Se tiver dúvidas, pesquise sobre os estilos de roupas masculinas para formatura ou peça ajuda a quem entende do assunto. Se a turma tiver contratado uma empresa de formatura para ajudar nos preparativos, pode pedir uma ajudinha a qualquer especialista. De tanto organizar esse tipo de evento, eles já são a própria Glorinha Kalil.

5. Priorize o conforto

Vamos combinar que a ideia é estar bem vestido e pronto para uma grande noite, mas, ninguém merece passar a festa inteira com um sapato apertando o pé ou sentindo-se completamente estranho dentro de um figurino.

A festa é para comemorar, seja a própria formatura ou a de alguém que você ama. Nada a ver forçar a barra para ficar bonito e elegante o tempo todo. Vá na onda do conforto e a elegância será o riso farto, com a espontaneidade de quem entende o que significa “comemorar o dever cumprido em grande estilo”.

Escolher uma roupa masculina para formatura é uma grande aventura e você pode inclusive combinar um rolê com os coleguinhas para experimentar uns modelos em lojas especializadas. Pode apostar que é diversão garantida!

Curtiu este post com as nossas 5 dicas topzeiras para escolher a roupa masculina para formatura? Que tal seguir a gente nas redes sociais para ficar ainda mais antenado sobre esse e outros assuntos de formaturas? Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *