Ansiedade na faculdade: como lidar com esse problema da melhor forma?

Tempo de leitura: 6 minutos

Já passou ou está passando por aquela fase monstra de ansiedade na faculdade? Sabemos que não é fácil e as coitadas das unhas é que costumam sofrer muito nos momentos mais tensos da jornada acadêmica.

Mas como administrar esse sentimento de angústia que acomete a alma a cada semestre? A faculdade é uma das melhores experiências da vida, mas também aquela que gera grande cobrança para que o rendimento seja cada vez melhor e mais abrangente.

O objetivo deste post é falar sobre a ansiedade na faculdade, quais são as causas mais comuns e como você pode burlar essa sensação constante de desafios e perrengueso barato é viver um período tão incrível!

O que pode causar a ansiedade no estudante de faculdade?

Não é nada fácil lidar com a pressão de tirar boas notas, apresentar bem um trabalho e se destacar na faculdade em meio a tanta gente com o mesmo objetivo e expectativas de preparação para a profissão que você vai exercer, não é mesmo?

Normalmente, são esses os fatores mais punks que tiram o sono de qualquer universitário e causam um estresse danado, acompanhado de uma alta voltagem de ansiedade. Sem contar que, se você é baladeiro e está desconectado dos rolês por conta da faculdade, até os fios de cabelo sofrem penalidades.

Quais as melhores dicas para vencer a ansiedade na faculdade?

Sobreviver a esse emaranhado de emoções é beeem difícil! Além das expectativas que você impõe a si mesmo, a família pode acabar interferindo — naquela de falar com tanto orgulho que você vai conquistar um diploma universitário, a pressão vai ficando forte à medida que o curso vai avançando.

A saída é buscar alguns refúgios para não surtar na primeira oportunidade. A gente tem umas dicas topzeiras para você conseguir levar de bouas a facu — afinal, será bom ter unhas e cabelos para arrumar na celebração da formatura. Saca só!

Faça exercícios físicos

Uma das melhores formas de extravasar a ansiedade é fazer alguma atividade física para dar aquela relaxada no corpo e na mente. A faculdade tem muitas disciplinas, muito conteúdo, e rotina de estudosa mente fica mesmo cansada de tanto reter informação.

Pode parecer que o exercício físico age somente no corpo, mas é fato que a mente ganha um stop e você só vai ter benefícios com isso. A energia volta com tudo para a semana seguinte e você se sentirá com mais disposição para encarar a rotina.

Não se cobre tanto

A autocobrança é um veneno e, se você não se der uma trégua, vai entrar em luta corporal consigo mesmo. Imagine o figth — você não vai querer chegar com torcicolo e cabeça explodindo todos os dias para as aulas. Muita calma nessa hora!

Nesse momento, é preciso parar e se perguntar para que tanta cobrança se a facu é dividida em semestres exatamente para que o aprendizado seja gradativo e constante. Aprenda a administrar o tempo e se dê uma folga para abrir a caixinha do nada. Desce já do ringue!

Durma bem

Não vai adiantar você passar as noites em claro estudando e ficar igual a um zumbi no dia seguinte. Dormir mal no período da faculdade, além de ser terrível para a saúde, não ajuda muito a absorver as informações. Pelo contrário, pode ser que a sua mente trave por falta de descanso. Boas horas de sono podem garantir um resultado fenomenal na semana de provas.

Controle a respiração

Inspire e expire! Técnica milenar e infalível para acalmar os nervos e conter a ansiedade na faculdade. Quando estamos muito agitados, a tendência é respirar com rapidez e sem qualquer controle. Quando a coisa ficar tensa de verdade, puxe o ar bem fundo e solte devagar — você vai perceber que é uma dica milagrosa.

Afinal, como você acha que os monges tibetanos sobrevivem ao caos e aos destemperos do mundo? Respirando profundamente, dormindo e se alimentando bem, além de dar descanso à mente — seja você, então, um samurai acadêmico!

Busque ajuda

Olha, nem todo estudante consegue apenas seguir umas dicas e sentir que a ansiedade foi dominada. Se você tentar algumas delas e perceber que nada surtiu efeito, não se faça de rogado e busque ajuda. Não é vergonha nenhuma reconhecer que precisa de alguém para dar aquela ajudinha básica.

Existem psicólogos especializados nessas neuras universitárias. São profissionais que entendem direitinho o que você estiver passando e vão ajudar no seu processo de controle do estado de “vou me jogar da ponte”. Relaxa, pois o importante é reconhecer que há um pequeno problema e que você está prestes a resolver.

Tenha um hobbie

Fazer algo diferente da faculdade é uma estratégia maravigold. Arrume algo bem diferente — visite museus, dance, jogue xadrez, faça artesanatos, participe de eventos beneficentes — e invista nisso com frequência durante o tempo que estiver na facu, o que pode ser uma vez por semana, a cada quinze dias ou mensal.

O importante é criar algo prazeroso que seja seu escape toda vez que a bomba estiver prestes a explodir. Encontrar algo paralelo que faça o seu coração vibrar será um ótimo recurso para lidar bem com a ansiedade na faculdade.

Mude o foco de vez em quando

Seja um rolê, seja apenas uma série da Netflix, o fundamental é se desligar totalmente do universo acadêmico algumas vezes. Desligar o botãozinho da dedicação exclusiva não vai fazer de você um estudante irresponsável.

Dê um tempo para o coração e quem sabe até rola de fazer uns contatinhos com o crush? Existe vida além da faculdade, sabia? Ela é bem bonita e merece ser apreciada para não perder alguns eventos familiares, aniversários dos amigos ou até mesmo as notícias dazinimigas.

Buscar alternativas pra driblar a ansiedade na faculdade é uma forma inteligente de manter a saúde, levando em conta o velho ditado de “mente sã, corpo são”. Esses cuidados e hábitos são essenciais para manter e aumentar o rendimento que você tanto almeja na faculdade — poder ter a certeza de que vão seguir você ao longo da carreira.

Curtiu este post sobre a ansiedade na faculdade? Parou de roer as unhas? Para ajudar um pouco mais nesse processo Ommmmm, que tal ler algumas dicas de como se preparar para a semana de provas?

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *