Planejamento de formatura: veja como fazer a festa dos seus sonhos

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você já ingressou na universidade é sinal de que escolheu um curso interessante e está se preparando para ser um dos melhores profissionais do mercado. Nada mais justo, então, do que já ir fazendo o planejamento de formatura e encerrar com um festão de arromba e chave de ouro mais uma etapa da vida.

A formatura exige organização em médio e longo prazo e, para que seja um evento inesquecível, a dedicação e o empenho da galera envolvida em todo o processo são fundamentais para que nada dê errado no grande dia, e sejam colhidas somente flores desse plantio maravilhoso.

Ao fazer parte direta dessa organização tome a frente, monte a comissão de formatura e saliente a importância da participação de todos, para não correr o risco de chegar ao último semestre sem nada planejado, deixando as famílias de cabelo em pé — certeza que você não vai querer amargar essa frustração. Fique de olho nas dicas que eu trouxe para você!

Qual é a importância do planejamento de formatura?

Durante todo o período na universidade, você vai passar os maiores perrengues que puder imaginar — muito conteúdo a estudar, provas todos os c semestres, dois ou três trabalhos ao mesmo tempo para entregar e apresentar, fora as noites mal dormidas. Ufa! Deu pra cansar não é mesmo?

O Ensino Médio costuma ser mais tranquilo, com responsabilidades e compromissos mais leves e de base para o ENEM ou o vestibular. Já o cenário universitário é diferente e ao sair dele você terá um diploma profissional nas mãos.

Como isso não é pouco, toda a galera que passar e vencer essa prova de fogo vai querer comemorar a conquista no melhor estilo que um jovem conhece — festejando. Acontece que o desejo de um pode não ser o desejo de todos, por isso é tão importante que a turma tenha um planejamento de formatura.

Com o planejamento é possível fazer um levantamento de tudo que é preciso para que a festa seja perfeita para todos. Não pense em fazer tudo sozinho porque você vai sofrer horrores com tanta demanda e correr o risco de não dar conta de executar e aí coleguinha, cuidado, porque a turma vai cair matando em cima de você.

O ideal é elaborar um cronograma e contar com profissionais experientes para ajudar. Você e os colegas que formam a comissão ficarão no topo da operação, colocando para funcionar o plano mirabolante — participar de reuniões, tomar decisões finais do fundo, ser a ponte de contato entre todos — de fazer todo mundo cair na dança e se divertir.

Temos alguns passos interessantes para ajudar no seu planejamento. Bora conferir?

Verifique os alunos interessados na festa de formatura

Rode aquela listinha na sala de aula para saber quem se interessa pela festa de formatura. Explique para a galera o significado dela e o quanto é importante para a turma chegar ao final unida e com um sentimento de dever cumprido. Sem contar que, com uma superprodução e os trajes mais bonitos, as fotos ficarão maravigold.

Esse interesse é importante para dimensionar a quantidade de pessoas — alunos e convidados — e assim começar os primeiros preparativos, que envolvem custos com espaço físico, buffet, convites, fotos e filmagens, por exemplo. Uma boa empresa de formatura toma essa responsabilidade para si e ajuda a turma a definir a melhor maneira de levantar a grana pra bancar essa festança toda.

Defina a data do evento

Save the date! Expressão de ordem quando o assunto é formatura, pois, a maioria das turmas forma no mesmo período e se você der bobeira, correrá o risco de não encontrar um espaçozinho disponível para realização do evento. Se demorar muito, nem o salão de festas do prédio em que mora será cedido devido às festividades.

Conte com a expertise da empresa de formatura para dar esse moral e ajudar encontrar logo um espaço assim que a data for definida. Isso pode evitar aquela festa de formatura meses depois de formado, como acontece com muitas turmas — pode até rolar, mas não vai ter a mesma emoção.

Pesquise fornecedores

A oferta de fornecedores é imensa para formaturas, mas é preciso pesquisar a qualidade e o compromisso com a turma e a data. Já pensou fechar um buffet e na hora da festa não ter um salgadinho para servir aos convidados? Que mico! Se for possível, faça orçamento com mais de um fornecedor para ter embasamento comparativo.

Outro serviço de grande importância é o da empresa de formatura, que precisa estar em total sintonia com tudo que a comissão planejar. Busque por uma empresa que entenda do babado e esteja preparada para alguma eventualidade. Porque acontece, viu! Por exemplo, um convite atrasado ou um salão de festas que pode sofrer uma indisponibilidade acidental.

Situações surreais são possíveis e uma empresa com bom relacionamento no mercado e expertise no assunto terá jogo de cintura para ajudar você e sua turma a resolver problemas como esses. Pesquise sobre o atendimento a formaturas passadas, peça referências e entre em contato para saber como foi o serviço.

Delegue funções aos membros do grupo

Não queira resolver tudo sozinho porque você vai chegar ao final do curso com estafa e correndo o risco ainda de não poder participar da própria festa que organizou. Se existe uma comissão de formatura é para que cada um abrace uma responsabilidade e corra atrás da solução.

Devem ser criados cargos dentro da comissão para melhor fluidez dos processos, como presidente e vice-presidente, tesoureiro, secretário, coordenador de eventos — aquele responsável pelas festinhas de arrecadação — sem deixar, é claro, de envolver o resto da turma nas vendas de rifas ou camisas, por exemplo.

Pense nos detalhes do evento

Os detalhes fazem toda a diferença em uma festa e também por isso é que o planejamento de formatura se torna algo quase que obrigatório. São tantos detalhes — convites, cardápio do buffet, decoração e iluminação do espaço, playlist, fotografia e filmagem, estacionamento, segurança — que a comissão não terá condições de organizar sozinha seguindo paralelo a um volume intenso de estudos.

Por que contratar uma empresa de formatura?

É fundamental contratar os serviços de uma planejadora de qualidade e conceito elevado no mercado. Sua missão e dos seus colegas é causar e lacrar em uma festa top das galáxias.

Com uma empresa de formatura responsável por toda a operacionalidade do serviço, você poderá acompanhar os preparativos de perto, mas também se dedicar aos estudos rumo a um novo e importante passo profissional, chegando ao final mais relaxado para curtir a festa em seu melhor traje de gala.

Percebeu que dá um trabalhão fazer um planejamento de formatura e ter a festa dos sonhos? Agora que você entende melhor essa necessidade, já pode entrar em contato e solicitar uma consultoria sem compromisso. Ficaremos felizes em atender você e sua turma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *