Como se destacar na faculdade? Confira 6 dicas!

Tempo de leitura: 7 minutos

Você acabou de chegar naquele primeiro período ainda especulativo, interagindo com o ambiente, com o curso e com todas as pessoas em um universo muito novo, não é mesmo? Já descobriu como se destacar na faculdade?

Cursar uma faculdade é o sonho da maioria dos jovens recém-saídos do Ensino Médio e você pode se considerar uma pessoa privilegiada por saborear uma das “melhores e enriquecedoras experiências da vida”. Durante essa jornada é preciso ficar atento, pois, assim como você, os colegas de curso e de faculdade também estarão em busca da construção de uma trajetória profissional, que começa nos primeiros passos acadêmicos.

Neste post você vai conferir 6 boas dicas de como se destacar na faculdade, utilizando estratégias simples, mas muito eficientes! Vamos lá?

As 6 dicas de como se destacar na faculdade?

Antes de ingressar na faculdade, você certamente pesquisou no mercado sobre o seu curso e quais são as chances de desenvolver uma carreira de sucesso. Deve ter percebido, também, que o que faz um profissional bem-sucedido é um conjunto de fatores que requer atitude e personalidade.

Se não foi fácil chegar até aqui, pode apostar que ao longo da formação não será diferente, mas com todo o frescor da juventude e a vontade de vencer, você descobrirá caminhos interessantes para driblar a concorrência e se tornar um grande destaque.

Não espere apenas que o universo conspire a seu favor e logo no início assuma o leme desse barco, determine a direção e enfrente algumas tormentas se for preciso. Ao final, o que importará mesmo é chegar em terra firme e curtir uma bela paisagem! Que tal anotar estas dicas?

1. Escolha um curso que você realmente goste

Se você ainda não está trabalhando e estudando ao mesmo tempo, quando essa for a sua realidade, entenderá o fundamento desta dica. A faculdade não é só um investimento financeiro, mas também emocional, por isso é tão importante escolher um curso que realmente desperte o seu interesse e vontade de aprender.

Naqueles dias de cansaço, preguiça e compromissos sociais em que estarão todos os seus amigos — menos você — o projeto de vida e o amor pela profissão, que está surgindo dos estudos, serão sua grande motivação para vencer os obstáculos e seguir em frente na rotina diária de aulas, trabalhos e provas.

2. Aproveite as oportunidades

No melhor estilo “se não for pra ser o melhor, eu nem vou”, não se detenha apenas ao conteúdo programático do semestre. Um aluno brilhante amplia os horizontes, ultrapassa fronteiras e complementa os estudos com todas as atividades extracurriculares das quais possa participar.

A faculdade oferece todos os anos uma gama de eventos — palestras, programas de extensão, fóruns de discussão — que incentivam a participação dos estudantes, acrescentando ao currículo acadêmico um conhecimento diferenciado, além de interação entre colegas de um mesmo ou de cursos diferentes.

3. Estipule uma rotina de estudos

O saber não ocupa lugar, logo, não economize nos estudos e estipule uma rotina eficiente de aprendizado, paralelo ao estudado na sala de aula, distribuindo o tempo, conforme a prioridade de cada disciplina e sua capacidade de absorção. Pode ser que a galera esteja toda na balada e você debruçado sobre os livros.

É claro que você não precisa abrir mão da vida social, necessária por sinal, mas quanto mais se preparar, mais chances você terá de se destacar na faculdade e na vida. Leia livros e artigos, repasse uma aula, refaça exercícios para fixar na memória um conteúdo essencial.

4. Faça várias anotações

A memorização faz parte do processo aprendizagem, mas você não precisa guardar todas as informações na cabeça — faça isso e seu HD cerebral entrará em pane geral fazendo você dar adeus àquela formatura em grande estilo!

Arrume aquele caderninho do coração e faça todas as anotações relevantes de uma aula, de uma apresentação ou de um vídeo. É uma boa estratégia para desenvolver multitarefas e habilidades com a da escrita, por exemplo.

Fazer anotações ensina a filtrar, resumir e catalogar melhor os assuntos em um material enxuto que poderá ser útil na preparação para uma prova e quem sabe na vida profissional, quando bater aquela dúvida cruel e inesperada.

5. Converse com os professores

Preciso dizer a você que esta é a dica das dicas! Os professores universitários conhecem a sua luta, pois estiveram no mesmo lugar e desejam que seus alunos conquistem um lugar ao sol. São profissionais que têm muito a compartilhar e você deve ir além das clássicas perguntas em sala de aula.

Tenha uma mente questionadora e envolva seus professores em suas considerações, validando ou corrigindo uma teoria, demonstrando todo o seu interesse e (por que não?) sua inteligência e capacidade analítica.

Os professores em um geral são ou foram profissionais de mercado, com relacionamento interpessoal ampliado e, ao perceberem em você um potencial a ser explorado, podem dar aquele empurrãozinho para uma vaga de estágio ou até mesmo para o primeiro emprego.

6. Crie um networking

Se você passar no mínimo quatro anos apenas estudando, não só abraçará uma estafa gigantesca, como perceberá que perdeu oportunidades incríveis, inclusive as geradas nos rolês. Calma, eu explico! É que muitos jovens como você estão na mesma etapa de vida e onde quer que estejam, haverá uma conexão imediata.

A palavra networking vem do inglês e na tradução livre quer dizer “rede de contatos ou de relacionamentos”. Por meio dele é possível que você construa projetos em parceria com colegas, professores e pessoas que, de alguma forma, cruzam o seu caminho acadêmico em uma interação incrível.

São contatos importantes para sua carreira que está apenas começando e quanto mais você interagir, trocar e participar, mais as pessoas vão gostar de estar ao seu lado, alimentando-se do seu entusiasmo e dedicação.

A experiência de ingressar na comissão de formatura

Dentro do contexto do networking, quer saber como se destacar na faculdade ainda mais? Participe da comissão de formatura!

Eu sei! Você vai dizer que já soube que dá trabalho, gera conflitos e desgastes, mas não desista por isso, pois a comissão de formatura, quando bem organizada, proporciona uma experiência gigante a quem se coloca à frente dela.

Você também não precisa carregar o fardo sozinho, pois além dos outros componentes, poderá contar no mercado com a ajuda de profissionais especializados de uma empresa de formatura. A pesquisa e os contatos desenvolvidos no networking farão você fechar com chave de ouro essa etapa da vida.

No período em que estiver na faculdade, você vai ver que as palavrinhas força, foco e fé nunca tiveram uma importância tão grande. Se no início deste post você tinha dúvidas de como se destacar na faculdade, agora tem elementos de sobra para traçar estratégias e colocar em prática tudo que dissemos até aqui.

Quero ver seus olhos brilhando ao receber o diploma e se você gostou deste post com dicas valiosas de como se destacar na faculdade siga-me nas redes sociaisFacebook, no Instagram e no YouTube para acompanhar as atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *