Como ter a melhor comissão de formatura?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando decide participar da comissão de formatura, você ainda não sabe o que te espera ao longo dos anos. Não é simples conciliar todos os compromissos universitários, com as diversas reuniões necessárias para construir e consolidar um momento tão sonhado.

São muitas as responsabilidades, por isso, separamos 5 dicas para ajudar a organizar uma comissão de formatura bem estruturada para que, assim, os seus dias sejam mais felizes.

uma comissão de formatura estruturada

  1. Uma comissão com perfis diversos

O ideal é que todos os integrantes da comissão sejam virginianos organizados. Esse é um ponto chave para tudo fluir lindamente. Além disso, é importante encontrar personalidades que se complementam.

É sempre bom ter uma pessoa criativa que encontre soluções para os problemas que surgem ao longo da jornada.

Ter alguém com perfil mais de exatas, independente do curso, também pode ser bem útil na hora de fazer as continhas do churrasco e arrecadações extras. Essa pessoa ainda vai conseguir acompanhar a parte financeira do fundo. E, claro, tem que ter a pessoa das planilhas, aquela que ama um Excel, que tem tudo anotado no bloco de notas do celular. Essa vai ser uma figura essencial na realização do sonho da formatura.

comissão do fundo de formatura

2. Agendamento de Reuniões

Encontrar o melhor horário entre todos os integrantes da comissão não é uma tarefa fácil. Ainda que todos cumpram as mesmas disciplinas da grade do curso, um universitário tem muitas outras funções. Isso costuma ser um problema.

A dica é que todos os semestres vocês montem uma planilha com a semana padrão de todos os integrantes da comissão, encontrando os melhores dias e horários para todos e todas. É legal também passar essas informações para a consultora de relacionamento do fundo. Assim, ela programa as reuniões dentro do que foi definido.

Outra opção é criar um sistema de agendamento online. O “Doodle” é uma plataforma do Google muito eficiente para isso.  Basta você preencher os campos com dados básicos e criar uma espécie de enquete com as possibilidades de dias e horários. Depois de criar esse documento, é só enviar o link no grupo da comissão, assim fica mais fácil definir um horário para a reunião.

O ideal seria que todos os integrantes da comissão estivessem presentes em todas as reuniões, isso vai ser difícil de acontecer, mas pensamento positivo sempre.

3.Relacionamento com o Fundo

O relacionamento entre a comissão e o fundo de formatura depende de muito fatores. Se você integra a comissão de formatura é importante saber como funciona o seu fundo.

Muitas vezes é necessário assumir o papel do chato, já que vai precisar resolver diversas responsabilidades: contratos que devem ser assinados, boletos que precisam ser pagos e avisos que tem que ser dados.

Quando for uma informação geral, você pode mandar no grupo de WhatsApp com a turma, pode ser que ninguém responda. Mas é sempre importante passar essas informações para a galerinha. Agora, quando for um assunto individual se dirija pessoalmente até o integrante, evite constrangimentos.

4.Relacionamento entre os integrantes da Comissão

A comissão de formatura define muitas coisas em conjunto. Para que tudo corra de uma maneira leve, basta manter a sensatez. Argumente, mostre sua opinião, mas sempre respeitando o que o outro tem para falar. Saiba que em certos momentos será preciso ceder. Nas reuniões com todos os integrantes do fundo, mostre que estão seguros e com as informações alinhadas. Tenha uma comissão cheia de amor, evite as brigas.

comissão amiga do fundo de formatura viva

5.Relacionamento com a empresa

Independentemente do tipo de serviço oferecido pela empresa é preciso criar uma relação de confiança. É importante entender que todos os detalhes da realização do sonho da formatura irão passar pelo seu consentimento.  Na reunião não tenha medo de falar. Tire todas as dúvidas que surgirem, priorize sempre a objetividade.

Pense bem antes de assumir a responsabilidade de ser da comissão de formatura. Se escolher exercer essa função, aproveite. Mantenha o foco nos seus objetivos e participe integralmente da realização do seu sonho. Essa experiência será cheia de aprendizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *