5 desafios na vida de um universitário

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sai do Ensino Médio e entra direto em uma Universidade, ou depois de muitos anos tentando o Enem você, enfim, consegui passar no vestibular. A sua vida agora vai ser p-e-r-f-e-i-t-a, #sqn. A vida de universitário vai exigir muito da sua paciência. Nem só de festa se vive um estudante, os desafios  são muitos.

Separamos uma lista de momentos sofridos que tenho certeza que você vai se identificar. Cinco perrengues que todo universitário pode passar durante a vida acadêmica.

desafio da vida universitária

1.Gastar uma fortuna com xerox

Não sei se é uma regra instituída em lei, mas toda universidade tem um espaço reservado para o xerox. Por lá vai ficar boa parte da sua mesada, ou pior, do dinheiro que você suou para conseguir nas bolsas e estágios da vida. Quem nunca chegou no xerox e se assustou com o valor daquele simples textinho que vai cair na prova. Por isso,ainda com esperança, você resolve perguntar a professora, “eu consigo achar em PDF na internet né?”. Mas sempre que você precisa o livro NUNCA tem a versão em PDF. Se você conseguir somar o tanto de moeda que foi para o xerox, no final da faculdade chegará à conclusão que poderia estar rico.

desafio do xerox universitário

2.Comer besteira na cantina por falta de tempo

A vida universitária exige muito daquelas pessoas que se envolvem de verdade na função de estudante. Você quer abraçar o mundo: tem que cumprir a grade obrigatória do curso, fazer bolsa, estágio, matérias extras, participar de palestras e, muitas vezes, 24 horas por dia não é suficiente para exercer todas as tarefas.

Vão ter dias em que não será possível reservar um tempo para o almoço.O que resta é comer aquele salgado da cantina. Possivelmente será um experiência frustrante. Além de não ser o almoço mais saudável, as cantinas oferecem salgados caros e frios. Mas não gaste muito tempo reclamando, lembre-se que não pode perder tempo com isso, porque seu dia está cheio.

3. Subir espremido no bus

As linhas de ônibus das Universidades nunca são suficientes para a quantidade de alunos. Isso resulta em ônibus LOTADOS. Ou você vai ficar horas no ponto de ônibus esperando o momento em que você finalmente entra em um ônibus vazio, podendo sentar tranquilamente, pode ser que isso nunca aconteça, ou vai entrar em um ônibus cheio mesmo. A vontade é de chorar, mas o importante é chegar no destino final.

desafio ônibus universitário

4.Morar sozinho

Para muitos estudantes a universidade acaba se tornando, querendo ou não, o caminho para a independência. Se você era uma pessoa feliz e vivia tranquilamente com seus pais, mas passou em uma universidade a trocentos quilômetros de distância da sua cidade natal, agora os perrengues serão inevitáveis. Caso escolha morar sozinho, você terá que lidar com os desafios de cuidar de uma casa, produzir a sua própria alimentação, possivelmente miojo, e gerenciar a suas contas. Não será fácil, mas nada melhor que ser um jovem independente.

Outra opção são as repúblicas. Inicialmente você pode pensar que morar com  amigos será só farra e bebedeira. Mas nem tudo são flores. Ao longo do dias, você começa a ficar com ranço do comportamento pouco organizado do seu coleguinha, até a forma que ele fala começa a te causar  stress. Gente, a convivência diária não é nada fácil, você vai precisar de muita paciência para manter a amizade intacta e continuar morando juntos. Invista nas aulas de yoga para manter a sua sanidade e calma.

desafios da vida universitária viva eventos

 5. Reprovação por falta

Ao entrar na universidade você vai pensar que se livrou daqueles professores que pegam no pé e ficam cobrando presença. Com a rotina pesada de um universitário comprometido você, em certos momentos acaba priorizando uma atividade extra do que a própria aula, sim a vida é feita de escolhas. Mas é preciso fazer as contas direito para não correr o risco de ser reprovado por falta, afinal, não existe nada mais indignante do que receber uma reprovação dessa maneira.

Você estuda para prova, faz todos os trabalhos, mas por conta de uma falta fica agarrado em uma matéria. O pior é que por ironia do destino, a  matéria prende várias outras e enrola toda a sua grade. Esse é o momento de correr atrás do querido professor e tentar se livrar desse martírio, mas nem sempre vai funcionar. Por isso, foque nos seus objetivos, mas lembre-se: a grade do curso precisa ser cumprida.

Galera, esses são só alguns dos desafios que você pode passar durante a vida universitária. Terão dias de dor e sofrimento, mas mesmo com todos os desafios, essa será uma etapa de muito aprendizado! No dia da sua formatura você vai agradecer por tudo que passou e comemorar a melhor fase da sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *