Como montar uma Comissão de formatura?

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Seja na faculdade ou no ensino médio, todo estudante sonha em comemorar a conquista do diploma em grande estilo!

Mas antes de começar a planejar o tão sonhado baile, é fundamental montar uma comissão de formatura! Ela será a maior responsável por conciliar os desejos de todos os formandos, escolher os melhores contratos e, é claro, fazer valer o investimento da galera!

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para montar uma comissão de formatura e qual a função de cada integrante!

 

Comissão de formatura: qual o perfil desejável para os membros?

A Comissão de Formatura é constituída pelos formandos mais proativos, que têm paixão por desafios e vontade de cuidar de cada detalhe da construção das comemorações.

Engana-se quem pensa que participar da comissão é só festa e glamour. Os membros que integram a comissão têm responsabilidades sérias, como:

  • Representar juridicamente a turma;
  • Gerir o dinheiro do fundo;
  • Escolher os contratos de melhor custo-benefício: buffet, atrações musicais, salão de festa, teatro e mais!

Em geral, as comissões de formatura são formadas por cinco membros, com diferentes cargos: presidente, vice-presidente, tesoureiro (dois) e secretário.

E qual é a missão de cada um dos cargos? Qual é o perfil ideal para ocupá-los?

 

  • Presidente: é aquele que coordena todas as ações da comissão, convoca reuniões, entra em contato com os fornecedores e transmite as decisões aos formandos.
    Perfil: determinado e centralizador

 

  • Vice-presidente: auxilia o presidente e os tesoureiros em suas atividades. Na ausência do presidente, ele assume suas funções.
    Perfil: dedicado e cooperativo

 

  • Tesoureiros: cobra mensalidades, efetua os pagamentos, elabora as planilhas financeiras e deve prestar contas sobre os gastos e contratações para o presidente e o vice-presidente constantemente.
    Perfil: organizado e responsável

 

  • Secretário: tem o compromisso de manter organizados a agenda de compromissos, o arquivo de contratos e as atas de reuniões. Deve sempre elaborar as atas das reuniões e ajudar a resolver conflitos.
    Perfil: organizado e observador.

Algumas comissões podem contar, ainda, com o cargo de coordenador de eventos.

Coordenador de eventos: responsável por organizar festas, festivais, rifas, escolher brindes para vender e outras ações com o intuito de arrecadar fundos.
Perfil: Comunicativo e proativo.

 

Como montar a Comissão de Formatura

Compreendido o perfil ideal de cada cargo, é hora de escolher quais formandos ocuparão os cargos.

É claro que sempre existem as pessoas que tomam à frente da organização da formatura. Muitas dessas pessoas, é claro, desejam integrar a comissão.

Porém é indispensável abrir a oportunidade para todos os integrantes do fundo de formatura e, a partir disso, realizar uma votação simples.

  • A turma pode escolher votar nos candidatos por cargos. Exemplo: escolher entre três candidatos para presidente, dois para vice-presidente e etc.
  • Ou a votação pode ser por interessados, isso é, a turma deve escolher os três a cinco integrantes da comissão entre os interessados e, a partir daí, alocá-los nos cargos de acordo com perfil.

 

Agora que você já tem uma ideia de como começar a criar a comissão do seu fundo, confira aqui mais dicas para o planejamento dessa grande festa?

 

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