Checklist de formatura: tudo o que o formando precisa resolver

Tempo de leitura: 5 minutos

Com tantas provas, trabalhos, atividades extras, TCC ou vestibular, é normal que os preparativos para a semana de formatura fiquem em segundo plano.

No entanto, tão importante quanto organizar cada detalhe da colação e do baile, é cuidar de você mesmo para ter uma  semana perfeita, formando!

São muitos os aspectos que um formando deve estar atento – desde o que irá vestir até quem serão seus convidados.

Por isso, é preciso planejar com antecedência cada um desses pontos para que você possa curtir com tranquilidade a sua formatura.

Confira o checklist de formatura que preparamos e não deixe nenhum compromisso para depois!

Escolha do vestido/terno

Para as moças, a escolha do vestido de formatura envolve diversos aspectos, como compra, aluguel, escolha do modelo e da cor.

Tudo isso exige tempo. O recomendável, portanto, é que as formandas comecem a resolver o modelito do baile com 6 meses de antecedência.

Isso garante calma suficiente para a escolha de cada detalhe e para todas as provas do vestido, que devem ser feitas até uma semana antes do grande dia.

Para os garotos, a escolha do terno pode ser mais simples, mas também precisa ser perfeita.

Recomenda-se começar a caça pelo menos com três meses de antecedência. Os rapazes também precisam de provas constantes para estarem muito elegantes no baile!

Disney GIF - Find & Share on GIPHY

Infelizmente você não tem uma fada madrinha, formanda! Então bora escolher o vestido perfeito!

 

Escolha dos acessórios

Essa é uma decisão quase que restrita às formandas. Os acessórios dependem muito da roupa para serem escolhidos.

Portanto, o sapato de salto de alto, os brincos, o bracelete e o colar devem ser definidos logo após a escolha do vestido.

Escolha das roupas para as outras solenidades

Resolvido o vestido de formatura, as meninas podem pensar nas roupas para as outras celebrações, como a missa e a colação de grau.

Como são trajes mais comuns, um mês de antecedência é o bastante. Esse é um período no qual a formanda consegue reservar um final de semana para visitar suas lojas favoritas e escolher peças simples e elegantes para a ocasião!

Para os garotos, o prazo também é suficiente para escolher uma boa camisa social, sapatos novos e gravata.

Marcar o salão de beleza

Os melhores cabeleireiros, maquiadores e manicures costumam ter uma agenda cheia! Você não quer correr o risco de não ter horário naquele salão fantástico no seu grande dia, né?

Portanto, procure marcar o horário com o seus profissionais dos sonhos com pelo menos dois meses de antecedência.

Se você não tem um favorito, pesquise com outras recém-formadas, noivas e madrinhas de sua confiança e confira quais profissionais elas já experimentaram e recomendam.

Com dois meses de antecedência, você garante a sua noite de princesa perfeita e ainda consegue aquele salão bom e mais em conta!

Essa antecedência também ajuda a garantir vaga para a sua mãe e irmã no mesmo local. Um pacote para três costuma ter um bom desconto!

Make Up GIF - Find & Share on GIPHY

Um bom maquiador é essencial para te deixar ainda mais gata, formanda!

A lista de convidados

Os formandos precisam pensar em todos os convidados para a semana da formatura, tanto da família quanto dos grupos de amigos.

Dentro desse grupo de pessoas com as quais você deseja compartilhar a sua vitória, é essencial separar aqueles que apenas serão convidados para a cerimônia religiosa e a colação e aqueles que terão o benefício do baile!

Comece a listar todas pessoas que você deseja convidar cerca de três meses de antecedência.

Marque aqueles que você deseja chamar para o baile e confirme com todos a possibilidade de estar presente na data, para que você não gaste nenhum convite atoa!

Para aqueles que você só resolver chamar para as cerimônias, vale perguntar se desejam adquirir um convite para o baile. Faça isso quando for entregar o convite, cerca de um mês antes.

 

Confira algumas dicas que ajudarão a montar sua lista de convidados!

 

Hospedagem da família

Muitos formandos são de outra cidade próxima daquela onde estuda e, por isso, a formatura torna-se uma viagem turística para a família!

Você, formando, é anfitrião da festa e tem a missão de procurar a melhor hospedagem para os seus familiares.

Por isso, cerca de dois meses antes, investigue os hotéis e pousadas com melhor custo-benefício na cidade da sua formatura, confira suas disponibilidades para a data, os valores da diária e transmita todas essas informações para a sua família!

Happy hour na semana de formatura

Happy hour com a família e os amigos depois da colação de grau é tradição! Afinal, todo mundo já está mais que animado para o baile e a conquista do diploma merece uma cervejinha gelada.

Entre em contato com seus bares, pub’s e pizzarias cerca de uma semana antes e tente fazer uma reserva. Tenha em mãos o número de convidados.

 

Confira a lista de opções pra você receber seus convidados na semana de formatura!

Drinking GIF - Find & Share on GIPHY

Não se esqueça da cervejinha da galera!

 

O texto do convite

A mensagem de agradecimento é um dos principais elementos do convite de formatura, mas também uma das tarefas mais difíceis para o formando!

Por mais que a empresa de convites dê um prazo de elaboração de cerca de um mês de antecedência da entrega dos convites, é essencial que você treine o agradecimento o quanto antes.

Tente fazer esboços do texto quando o período ou o ano letivo chegar ao fim, pois seu coração estará cheio de gratidão e talvez seja mais fácil transmitir esse sentimento para o papel.

 

Esses são alguns dos itens essenciais que um formando precisa se atentar para ter a semana de formatura perfeita. Como você está conciliando a sua rotina de estudos com os preparativos para o baile? Compartilhe seu checklist de formatura conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *