Calouro: guia de sobrevivência para a vida universitária

Tempo de leitura: 5 minutos

Calouro, seja bem-vindo a faculdade! Parabéns pela vitória no vestibular!

Se você é calouro ou acabou de garantir sua vaga e logo vai entrar na faculdade, precisa saber algumas coisas sobre a vida de universitário. No começo você pode sentir um certo choque de realidade, por isso queremos te ajudar a amenizar um possível sofrimento.

Papo tá pesado, né? Mas não precisa ficar assustado. A vida de universitário tem muita coisa boa, você vai ver. Só que antes vai ser um bom calouro e ouvir quem já entende do assunto. Vamos ao nosso guia de sobrevivência para a vida universitária!

 

Desafio 1: Trote

Não tem jeito, entrou na faculdade, tem que passar por ele. Seja sujo, solidário ou pegadinha do malandro (rááá), não adianta fugir. E vai, o momento às vezes é super divertido e ainda serve pra ter o primeiro contato com os veteranos! Aproveite o seu trote, até porque ele é uma oportunidade única! A não ser que você faça mais de uma graduação, provavelmente só vai ter uma chance de passar por ele. Viva essa experiência!

 

2: Você é (quase) livre! Inclusive, pode ir ao banheiro, se quiser

Primeiro dia de aula, dá aquela insegurança e ninguém nem se mexe. Mas se a natureza o chamar, não tenha medo, respire fundo, erga a cabeça e siga até seu destino. E lembre-se: não peça permissão, você está na faculdade! Aliás, na faculdade você vai perceber que já é bem mais independente do que era há pouco tempo. Isso representa mais liberdade, mas também significa mais responsabilidade. Seu sucesso depende totalmente do interesse.

 

3: Não existe recreio

Lembra quando você tinha um tempo dedicado pra descansar e socializar na escola? Pois é, isso acabou na faculdade. As aulas vão rolando uma atrás da outra. Bom, na verdade mesmo todo mundo dá um pulo na cantina pra tomar um cafezinho ou comer alguma coisa entre os horários, inclusive os professores. Mas quanto tempo você vai ter pra curtir esse momento vai depender do quanto o professor quer abrir mão do tempo de aula. Ou do quanto você vai querer assistir as aulas…

 

4: Qual a senha do WiFi?

Você já pegou a senha do WiFi? Ótimo! Boa sorte pra conseguir um bom sinal. É verdade. Mesmo a melhor faculdade vai ter problemas com WiFi. Quando tem tanta gente assim querendo postar as notícias mais quentes da vida universitária, não há conexão que aguente.

Nunca haverá tomadas suficientes

Além dos problemas com WiFi, é melhor você administrar bem a bateria dos seus eletrônicos. A quantidade de tomadas nas salas de aula e nos corredores nunca vai ser suficiente para a quantidade de carregadores de celular e fontes de notebook que precisam ser ligados. Já pode ir ajudando a comunidade e providenciar aquele adaptador pra dividir a energia com os colegas.

 

5: Xerox is the new biblioteca

Pode preparar aquele espacinho extra na estante e começar a contar as moedinhas, pois xerox é a gasolina da universidade e o preço é quase o mesmo. Sejam livros, pdf ou mesmo aquele exercício do colega, sem ele você não é ninguém! Pode se preparar também para perder um tempo que você podia estar na cantina, na fila do xerox. A sala do xerox é um dos pontos mais movimentados da faculdade. Talvez até mais que as salas de aula.

 

6: Por via das dúvidas, anote tudo. Seja humilde

Um erro comum entre os veteranos é pensar “anotar pra quê? Vou lembrar tudinho depois”. Querido calouro, não caia nessa. Utilize com orgulho seu material novinho em folha e anote cada detalhe importante que o professor DISSER. Isso mesmo, porque serão poucos os professores que escreverão na lousa, faculdade, lembra?

 

7: E as notas?

Sabe quando você tirava aquele lindo 9 na prova e já mostrava para a mãe? Esqueça. A partir de agora, fique feliz com aquele 6 ou 7. Pois as provas ficarão mais difíceis e apresentar aquele seminário pra turma então? Nem se fala!

 

8: Ônibus e faculdade: experiência completa

Escolha rápido: chegar mais cedo no ponto e ir feito sardinha na lata ou chegar atrasado na aula, mas ir sentado? Ficou na dúvida? Então pense bem, porque não importa se sua universidade é federal, particular ou estadual. Alguém, em algum dia, decidiu que todas as faculdades deveriam ficar em lugares distantes e com apenas aquela linha de ônibus que passa de hora em hora!

 

9: Formatura

Você acabou de entrar na faculdade e já está pensando no sonhado baile de formatura? A gente sabe como é. E o sonho não deve ser só seu, não é, mas também de toda a família. Uma coisa a gente já pode adiantar: todo o perrengue que calouros e veteranos passam até conseguir concluir a faculdade vale muito a pena quando chega a época da formatura. Claro que tem muita coisa para organizar até lá, mas você não precisa se preocupar. A Viva vai trabalhar por você durante a faculdade para que quando a hora chegar, tudo esteja perfeito. E quanto antes o fundo de formatura se reunir com a Viva, melhor!

 

Deu pra perceber que o ritmo na faculdade é outro, né? Sem intervalo, muito xerox, sem matéria passada no quadro, ônibus lotado… Não desanima! Logo você se acostuma. Todo calouro já passou por isso e depois se tornou um orgulhoso veterano.

Seja bem-vindo a vida universitária!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *